Data Início | 21/11/2020 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | |
Acreditação | CCPFC/ACC-108061/20 |
Destinatários | Todos Grupos |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | |
Formador/a | Hugo Barreira |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 140.00 € |
Vamos ao Cinema? - Introdução à Análise Fílmica (1.ª edição)
Pretende-se com esta ação promover o conhecimento e interpretação de obras cinematográficas e audiovisuais, enquanto manifestações culturais portadoras de um conjunto de linguagens específicas.
Data | Horário síncronas | Programa |
21/11/2020 | 9h30-13h30 (4 horas) | Apresentação; enquadramento institucional do Plano Nacional de Cinema; a problemática Cinema e Educação num contexto europeu Origens: Linguagem, Primórdios e Narrativa Cinematográfica
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28/11/2020 | 9h30-13h30 (4 horas) | Origens: Linguagem, Primórdios e Narrativa Cinematográfica (cont.) Cinema de Animação em contexto educativo: técnica (s) e potencialidades
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05/12/2020 | 11h00-13h00 (2 horas) | Filmes de documentário em contexto educativo: dos anos 20 à atualidade
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12/12/2020 | 11h00-13h00 (2 horas) | Ficções cinematográficas: do Cinema Clássico à difusão de outras propostas
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19/12/2020 | 14h00-19h00 (5 horas) | Apresentação de propostas de trabalho dos formandos; avaliação da Ação de Formação |
• Planificar estratégias e recursos educativos em articulação com o currículo, destinadas à utilização do filme em sala de aula e à sua fruição em sala de cinema, de modo a potenciar globalmente as aprendizagens;
• Operacionalizar formas de visionamento de filmes e/ou excertos de filmes;
• Valorizar práticas que contribuam para a literacia da imagem em movimento, num contexto de Educação para os Média, Educação Artística e Educação para a Cidadania;
• Promover a autonomia dos docentes ao nível da literacia fílmica no trabalho que desenvolvem com alunos;
• Potenciar hábitos culturais nos alunos de todos os ciclos do Ensino Básico e Secundário, contribuindo para a formação de públicos para o cinema.
1.ª Sessão – Apresentação; enquadramento institucional do Plano Nacional de Cinema; a problemática Cinema e Educação num contexto europeu (4 horas)
2.ª Sessão – Origens: Linguagem, Primórdios e Narrativa Cinematográfica (4 horas)
3.ª Sessão – Cinema de Animação em contexto educativo: técnica (s) e potencialidades (4 horas)
4.ª Sessão – Filmes de documentário em contexto educativo: dos anos 20 à atualidade (4 horas)
5.ª Sessão – Ficções cinematográficas: do Cinema Clássico à difusão de outras propostas (4 horas)
6.ª Sessão – Apresentação de propostas de trabalho dos formandos; avaliação da Ação de Formação (5 horas)
As atividades a realizar no Curso de Formação Inicial decorrem num conjunto de sessões síncronas de caráter teórico/prático que inclui o recurso sistemático ao visionamento e análise de filmes e/ou excertos de filmes relacionados com as temáticas introduzidas em cada sessão.
1. Espera-se que durante a Ação de Formação o formando participe ativamente nas diversas atividades de aprendizagem propostas, realize o trabalho final e um relatório de reflexão crítica (este último individual, até 3 páginas). A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação.
2. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.