Data Início | brevemente |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-100181/18 |
Destinatários | Todos Grupos |
Formador/a | Ana Monteiro e Carina Marques |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 140.00 € |
Dificuldades de aprendizagem específicas - avaliar para intervir (4.ª edição)
Distinguir as principais características associadas às dificuldades de aprendizagem específicas
Concetualizar a problemática das dificuldades de aprendizagem específicas nas suas dimensões preventiva, educativa e reeducativa
Distinguir os principais sinais de alerta para as dificuldades de aprendizagem específicas
Analisar procedimentos de avaliação no âmbito do diagnóstico das dificuldades de aprendizagem específicas
Explorar metodologias de intervenção passíveis de se implementar no domínio das dificuldades de aprendizagem específicas
Reconhecer a importância das medidas educativas especiais a aplicar nos casos de dificuldades de aprendizagem específicas
Módulo 1 | sessão síncrona
Apresentação
Introdução às dificuldades de aprendizagem específicas
Módulo 2 | sessões assíncronas
Dislexia
Módulo 3 | sessão síncrona
Disortografia, Disgrafia e Discalculia
Módulo 4 | sessões assíncronas
Módulo 5 | sessão síncrona
Educação Especial e Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Avaliação
Este curso, com um total de 25 horas, vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas realizadas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.
Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica. Esses exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.
– Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Classificados de 1 a 10, com menção qualitativa.
Os formandos são avaliados de forma contínua através da participação nas sessões síncronas e assíncronas e da resposta/concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo (6 valores).
Reflexão individual de natureza pedagógica (4 valores) – documento com cerca 1000 palavras, elaborado com o objetivo de detalhar o contributo da formação para a atividade docente, novos conhecimentos adquiridos, estratégias de consolidação e aplicação à prática pedagógica.