Data Início | 05/01/2021 |
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Data Fim | |
Duração | 6h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | ACD |
Destinatários | Formandos que tenham frequentado a Parte I que antecede esta Ação |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Não |
Formador/a | Sandra Cardoso |
Preço Associado | 30.00 € |
Preço Não Associado | 40.00 € |
Critérios de Avaliação Pedagógica em contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular II (3.ª edição)
Ação exclusiva para os formandos que participaram na PARTE I.
Com base na abordagem da ação Parte I (com fundamento na investigação e nos documentos normativos em vigor sobre avaliação pedagógica e seus critérios), procede-se agora à análise de exemplos práticos de critérios de avaliação.
Janeiro 2021
Dias 05, 06 e 07 das 19h30 às 21h30 3.ª edição
– Revisitar conceitos básicos relativos à Avaliação Pedagógica: natureza, fundamentos e princípios;
– Conhecer a legislação em vigor no que diz respeito à avaliação das aprendizagens dos alunos, designadamente o Decreto-Lei nº 55/2018 e as Portarias 223-A, 226-A e 235-A/2018;
– Compreender as Aprendizagens Essenciais como documento curricular de base para a planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem;
– Reconhecer o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória como documento matriz do ensino e da aprendizagem;
– Analisar criticamente critérios de avaliação de escolas, reconhecendo pontos fortes e fracos;
– Construir um layout para trabalhar os critérios de avaliação de escola/agrupamento, disciplina e tarefas.
O que diz a investigação sobre Avaliação Pedagógica?
1- Natureza, fundamentos e princípios da Avaliação Pedagógica (Fernandes, 2020);
2- Avaliação formativa e Avaliação Sumativa;
3- Feedup, Feedback, Feedforward (Machado, 2020);
4- Critérios de avaliação;
5- Técnicas e instrumentos de recolha de dados para avaliação;
6- Rubricas.
O que diz a legislação sobre Avaliação Pedagógica?
7- Critérios de avaliação e Autonomia e Flexibilidade Curricular (DL nº 55/2018);
8- Aspetos a ter em conta na construção de um layout de critérios de avaliação (Portarias 223-A, 226-A e 235-A/2018).
Apresentação prática sustentada na utilização técnicas e ferramentas andragógicas que tornam a experiência de aprendizagem mais significativa, mais completa e mais real sobre os conteúdos a desenvolver, com base no trabalho colaborativo.
É emitido certificado a quem assistir às 6 horas de formação.