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Critérios de Avaliação Pedagógica em Contexto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

30,00 40,00 

Uma abordagem contemporânea, muito prática e com fundamento nos documentos normativos em vigor, determinante para o alcance das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

SKU: FCP06402
Data Início

23/09/2020

Data Fim

Duração

6h

Modalidade

ACD

Regime
Acreditação

ACD

Destinatários

Todos Grupos

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)
Formador/a

Sandra Cardoso

Preço Associado

30

Preço Não Associado

40

 

Dias 23, 28 e 30 setembro das 19h00 às 21h00

– Revisitar conceitos básicos relativos à Avaliação Pedagógica: natureza, fundamentos e princípios; avaliação formativa e avaliação sumativa; avaliação ≠ classificação; processos de recolha de dados.
– Conhecer a legislação em vigor no que diz respeito à avaliação das aprendizagens dos alunos;
– Compreender as Aprendizagens Essenciais como documento curricular de base para a planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem;
– Reconhecer o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória como documento matriz do ensino e da aprendizagem;
– Analisar criticamente critérios de avaliação de escolas, reconhecendo pontos fortes e fracos;
– Construir um layout para trabalhar os critérios de avaliação de escola/agrupamento.

O que diz a investigação sobre Avaliação Pedagógica?
1- Natureza, fundamentos e princípios da Avaliação Pedagógica (Fernandes, 2020);
2- Avaliação formativa e Avaliação Sumativa;
3- Feedup, Feedback, Feedforward (Machado, 2020);
4- Critérios de avaliação;
5- Técnicas e instrumentos de recolha de dados para avaliação;
6- Rubricas: um exemplo.
O que diz a legislação sobre Avaliação Pedagógica?
7- Critérios de avaliação e Autonomia e Flexibilidade Curricular (DL nº 55/2018);
8- Aspetos a ter em conta na construção de um layout de critérios de avaliação (Portarias 223-A, 226-A e 235-A/2018).

Apresentação prática sustentada na utilização técnicas e ferramentas andragógicas que tornam a experiência de aprendizagem mais significativa, mais completa e mais real sobre os conteúdos a desenvolver.

É emitido certificado a quem assistir às 6 horas de formação.

 

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