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Ciência ao ar livre (6.ª edição)

70,00 160,00 

Este curso pretende munir educadores e professores das ferramentas e competências necessárias para promoverem a aprendizagem das ciências, através do contacto com os elementos naturais e da exploração do mundo ao seu redor.

SKU: 174D0124FCP4
Data Início

06/06/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-120048/23

Grupo de recrutamento

100, 110

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Catarina Loureiro

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas
06/06/2024 das 18h30 às 19h30
11/06/2024 das 18h30 às 20h30
20/06/2024 das 18h30 às 20h30
25/06/2024 das 18h30 às 20h30
27/06/2024 das 18h30 às 20h30
02/07/2024 das 18h30 às 20h30
09/07/2024 das 18h30 às 21h30
16/07/2024 das 18h30 às 20h30

O curso de formação tem como objetivo geral:
– capacitar os educadores e professores das competências necessárias para integrarem aprendizagem prática da ciência e de conceitos científicos nas suas práticas educativas.

Os objetivos específicos são:
– Identificar os princípios e práticas da educação científica nos primeiros anos.
– Distinguir o papel da observação, do questionamento e da investigação na aprendizagem da ciência.
– Incentivar a reflexão sobre a eficácia do ensino das ciências em contextos de educação.
– Planear e desenvolver atividades de exploração científica em contexto ao ar livre.

Apresentação (1h síncrona)
· Apresentação da formadora e do grupo de formandas/os.
· Apresentação do programa e condições de avaliação do curso.

Módulo 1 – Porquê ensinar ciências nos primeiros anos? (2 horas síncronas + 2 horas assíncronas)
· Como aprendem as crianças.
· Importância da ciência no desenvolvimento de competências na infância.

Módulo 2 – Como ensinar ciência nos primeiros anos (4 horas síncronas + 3 horas assíncronas)
· Importância do brincar na aprendizagem da ciência.
· Método científico: o que é, etapas e importância.
· Exploração e experimentação: como criar um ambiente que as promova.

Módulo 3 – Levar o ensino da ciência para o lado de fora (4 horas síncronas + 3 horas assíncronas)
· Ciência dentro da sala vs ciência lá fora: principais diferenças.
· Vantagens de ensinar ciência lá fora.
· Processos de investigação Outdoor.
· O “kit” de ciência e outros materiais.

Módulo 4: Recursos e estratégias para ensinar ciência nos primeiros anos (3 horas síncronas + 1 hora assíncrona).
· Como criar uma atmosfera positiva para a aprendizagem da ciência.
· Estratégias para ensinar ciência a crianças pequenas.
· Avaliação da aprendizagem de ciência nos primeiros anos.
· Recursos
Partilha e apresentação dos trabalhos desenvolvidos. Avaliação. (2 horas síncronas)

A ação está organizada em sessões síncronas e assíncronas.
As sessões síncronas serão teórico-práticas e incluirão:
– Partilha dialogada e debate
– Partilha de boas práticas
– Demonstrações práticas
As sessões síncronas serão realizadas por videoconferência, privilegiando a interação formadora-formando, a colocação de dúvidas e partilha de experiências.
As sessões assíncronas serão dedicadas ao desenvolvimento de estratégias para o ensino das ciências em contacto com a natureza e consequente criação de recursos educativos.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa – 30%;
– Realização das atividades propostas – 50%;
– Reflexão final – 20%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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