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Home Loja A2 - METODOLOGIAS DE ENSINO DE AVALIAÇÃO E DE INCLUSÃO Vamos ao Cinema? – Introdução à Análise Fílmica (1.ª edição)
21/11/2020
e-learning

Vamos ao Cinema? – Introdução à Análise Fílmica (1.ª edição)

65,00 140,00 

Pretende-se com esta ação promover o conhecimento e interpretação de obras cinematográficas e audiovisuais, enquanto manifestações culturais portadoras de um conjunto de linguagens específicas.

Limpar
Data Início

21/11/2020

Data Fim

19/12/2020

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

e-learning

Acreditação

CCPFC/ACC-108061/20

Destinatários

Todos Grupos

D.C.P.

Não

Formador/a

Hugo Barreira

Preço Associado

65,00 €

Preço Não Associado

140,00 €

Data 

Horário síncronas 

Programa 

21/11/2020 

9h30-13h30 (4 horas) 

 

Apresentação; enquadramento institucional do Plano Nacional de Cinema; a problemática Cinema e Educação num contexto europeu 

Origens: Linguagem, Primórdios e Narrativa Cinematográfica 

 

28/11/2020 

9h30-13h30 (4 horas) 

 

Origens: Linguagem, Primórdios e Narrativa Cinematográfica (cont.) 

Cinema de Animação em contexto educativo: técnica (s) e potencialidades 

 

05/12/2020 

11h00-13h00 (2 horas) 

 

Filmes de documentário em contexto educativo: dos anos 20 à atualidade 

 

12/12/2020 

11h00-13h00 (2 horas) 

 

Ficções cinematográficas: do Cinema Clássico à difusão de outras propostas 

 

19/12/2020 

14h00-19h00 (5 horas) 

 

Apresentação de propostas de trabalho dos formandos; avaliação da Ação de Formação 

• Planificar estratégias e recursos educativos em articulação com o currículo, destinadas à utilização do filme em sala de aula e à sua fruição em sala de cinema, de modo a potenciar globalmente as aprendizagens;

• Operacionalizar formas de visionamento de filmes e/ou excertos de filmes;

• Valorizar práticas que contribuam para a literacia da imagem em movimento, num contexto de Educação para os Média, Educação Artística e Educação para a Cidadania;

• Promover a autonomia dos docentes ao nível da literacia fílmica no trabalho que desenvolvem com alunos;

• Potenciar hábitos culturais nos alunos de todos os ciclos do Ensino Básico e Secundário, contribuindo para a formação de públicos para o cinema.

1.ª Sessão – Apresentação; enquadramento institucional do Plano Nacional de Cinema; a problemática Cinema e Educação num contexto europeu (4 horas)
2.ª Sessão – Origens: Linguagem, Primórdios e Narrativa Cinematográfica (4 horas)
3.ª Sessão – Cinema de Animação em contexto educativo: técnica (s) e potencialidades (4 horas)
4.ª Sessão – Filmes de documentário em contexto educativo: dos anos 20 à atualidade (4 horas)
5.ª Sessão – Ficções cinematográficas: do Cinema Clássico à difusão de outras propostas (4 horas)
6.ª Sessão – Apresentação de propostas de trabalho dos formandos; avaliação da Ação de Formação (5 horas)

As atividades a realizar no Curso de Formação Inicial decorrem num conjunto de sessões síncronas de caráter teórico/prático que inclui o recurso sistemático ao visionamento e análise de filmes e/ou excertos de filmes relacionados com as temáticas introduzidas em cada sessão.

1. Espera-se que durante a Ação de Formação o formando participe ativamente nas diversas atividades de aprendizagem propostas, realize o trabalho final e um relatório de reflexão crítica (este último individual, até 3 páginas). A classificação final resultará da avaliação que for obtida no conjunto das tarefas. No início da ação serão fornecidos aos formandos os critérios e parâmetros de avaliação.

2. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.