Home Loja A2 - METODOLOGIAS DE ENSINO DE AVALIAÇÃO E DE INCLUSÃO Currículo, literacias e aprendizagem no contexto da autonomia e flexibilidade curricular. O papel da biblioteca escolar. (1.ª edição)
junho/2021
a Distância

Currículo, literacias e aprendizagem no contexto da autonomia e flexibilidade curricular. O papel da biblioteca escolar. (1.ª edição)

65,00 140,00 

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Data Início

junho/2021

Data Fim

a indicar

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-111665/21

Destinatários

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e Professores Bibliotecários

D.C.P.

Não

Formador/a

Liliana Melo

Preço Associado

65,00 €

Preço Não Associado

140,00 €

A indicar

– Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
– Refletir sobre o papel das bibliotecas escolares como espaços inovadores de aprendizagem e formação no domínio da leitura, das literacias e infraestruturas básicas de apoio ao currículo.
– Implementar o referencial “Aprender com a biblioteca escolar” como um instrumento facilitador na concretização de práticas pedagógicas inovadoras.
– Estimular o uso de estratégias pedagógicas e metodologias inovadoras, capazes de contribuírem para o sucesso escolar, integrando as potencialidades da biblioteca escolar.
– Sensibilizar para a importância de utilizarem os recursos e equipamentos da biblioteca escolar na promoção do sucesso educativo.
– Criar iniciativas e recursos, em presença e a distância, orientados para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, nas suas múltiplas dimensões.

Módulo 1 – O papel da Biblioteca Escolar na sociedade do século XXI (3 h síncronas)
Módulo 2 – Crescer com a Leitura (3 h síncronas)
Módulo 3 – Saber usar os media (3 h síncronas)
Módulo 4 – Dominar a informação (3 h síncronas + 2 h assíncrona)
Módulo 5 – Biblioteca Escolar, ferramentas digitais e currículo (3 h síncronas + 1 h assíncrona)
Módulo 6 – Biblioteca Escolar e a construção de cenários de aprendizagem (3 h síncronas + 2 h assíncronas)
Apresentação do trabalho final e avaliação (2 h síncronas)

Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas de atividades integradoras de carácter prático, com a preocupação da ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos, que apontem novos caminhos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras com os alunos.
Serão desenvolvidas sessões teórico-práticas assentes na apresentação e discussão de ideias e de questões controversas a respeito dos diferentes módulos.
Estão previstos momentos e espaços de partilha de experiências e trabalho produzido, apoiados pelos recursos da plataforma. Esta será ainda usada para disponibilizar documentação de apoio essencial.
A abordagem às ferramentas digitais iniciar-se-á com um momento expositivo/demonstrativo, em interação com os formandos. Seguidamente, os formandos, de forma individual e, em alguns casos, de acordo com o seu Grupo de Recrutamento, passarão à exploração das ferramentas e à reflexão sobre as suas potencialidades educativas.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias. No final da formação, realizar-se-á uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Interesse e empenho – 25%;
– Produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.