Home Loja A2 - METODOLOGIAS DE ENSINO DE AVALIAÇÃO E DE INCLUSÃO A neurociência da leitura – Ensinar a ler com o Método Fonomímico Paula Teles® (1.ª edição)
15/05/2021
a Distância

A neurociência da leitura – Ensinar a ler com o Método Fonomímico Paula Teles® (1.ª edição)

15,00 25,00 

Ensinar crianças a ler, a escrever e a expressar as suas ideias com clareza são das funções mais importantes dos professores, uma vez que a leitura é a chave que permite o acesso a todos os outros saberes. Quando as crianças iniciam a escolaridade, as expectativas de todos os intervenientes envolvidos no processo de aprendizagem são enormes. A grande maioria das crianças realiza esta aprendizagem sem esforço e com prazer, porém, cerca de 5% a 10% manifestam dificuldades inesperadas e persistentes que geram sentimentos de surpresa, incompreensão e sofrimento. Esta ação de formação pretende capacitar, em particular, os educadores e professores do 1.º ciclo e do ensino especial neste domínio, para a implementação de medidas de diferenciação pedagógica de modo a que todas as crianças sejam incluídas e tenham sucesso pessoal e escolar.

Limpar
Data Início

15/05/2021

Duração

4h

Modalidade

ACD

Regime

a Distância

Acreditação

ACD | É emitido certificado de formação a quem assistir às 4 horas de formação.

Destinatários

Educadores, Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Formador/a

Paula Teles

Preço Associado

15,00€

Preço Não Associado

25,00€

Dia 15 de maio, das 9:00 às 13:00

. Conhecer os resultados dos estudos mais recentes sobre a “ciência da leitura”, ciência que se desenvolveu com os contributos da psicologia cognitiva, das neurociências e das suas implicações nas práticas educativas;

. Aprofundar conhecimentos sobre o Método Fonomímico Paula Teles®, um método fónico-silábico, de ensino da leitura e da escrita, baseado nos resultados da investigação científica, no estudo e longa prática da autora, professora e psicóloga educacional, na reeducação da crianças e jovens com perturbações da leitura e da escrita;

. Promover a implementação do Método Fonomímico Paula Teles® em situações de ensino da leitura e da escrita e em processos de reeducação precoce, através da reflexão sobre as práticas pedagógicas.

1. A neurociência da leitura: melhorias para o ensino.

Princípios orientadores dos métodos estruturados.

Superioridade dos métodos fónicos.

Dislexia e outras perturbações da aprendizagem.

A importância do diagnóstico e reeducação precoces: sinais e alerta.

Habilidades a ensinar sequencialmente.

2. Ensinar a ler com o Método Fonomímico Paula Teles®.

Consciência fonológica.

Correspondência sons-letras.

Leitura de sílabas.

Leitura de palavras.

Leitura fluente e precisa.

Escrever com uma caligrafia legível sem erros ortográficos.

A ação formativa decorrerá online por videoconferência, adotando uma metodologia teórico-prática.