Data Início | 24/03/2022 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Acreditação | CCPFC/ACC-110779/21 |
Destinatários | Docentes de qualquer disciplina, com residência fiscal na Região Norte de Portugal |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Ana Isabel Teixeira, Judite Pinheiro, Maria Rosária Carrilho |
Preço | Formação Gratuita. Projeto Financiado. |
NOTA: | Excecionalmente esta ação é considerada como efetuada na dimensão científica e pedagógica de todos os grupos de recrutamento (art.º 3 do Despacho n.º 779/19 alterado pelo Despacho n.º 2053/21). |
Género, Igualdade e Cidadania (9.ª edição)
Pretende-se com este curso motivar ao desenvolvimento das práticas educativas alinhadas com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, Portugal + Igual e, em convergência, com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais.
Sessões síncronas previstas
Março: dias 24, 28 e 31 das 19h00 às 21h00
Abril: dias 04, 07, 11 e 28 das 19h00 às 21h00 – dia 21 das 19h00 às 22h00
Maio: dias 02, 05, 09 e 12 das 19h00 às 21h00
Formadora Judite Alves Pinheiro
NOTA: APÓS SELEÇÃO E PARA FREQUÊNCIA DO CURSO SERÃO SOLICITADOS OS SEGUINTES DOCUMENTOS
– Comprovativo de Residência (documento que ateste o nome do participante e respetiva residência, pode ser um comprovativo de morada fiscal);
– Certificado de Habilitações;
– Comprovativo de Ativo Empregado (declaração de entidade patronal ou cópia de recibo de vencimento).
– Reconhecer os desequilíbrios de género resultantes dos papéis socialmente atribuídos a mulheres e homens e o modo como estes condicionam percursos e expetativas.
– Explicar o papel da escola no combate às discriminações, nos seus vários domínios.
– Propor e aplicar práticas educacionais dirigidas a ambientes escolares mais inclusivos e equitativos.
– Desenvolver o desenho de projetos educativos sobre igualdade de género na escola.
– Enquadrar o domínio da igualdade de género no referencial para a cidadania e no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.
– Construir ferramentas didático-pedagógicas para a respetiva área científica que lhes permitam desenvolver práticas promotoras da Igualdade de Género e da eliminação de estereótipos de género, enquanto estratégia essencial para a mudança de mentalidades e atitudes, em contexto escolar.
Módulo I. A Ordem Social de Género (6 horas)
a. Conceitos de sexo e de género: descrever e compreender a realidade de homens e de mulheres
b. Estereótipos de género e representações sociais de homens e de mulheres
c. Papéis sociais de género e organização social
d. Relações de género: hierarquias e relações de poder entre mulheres e homens; discriminações sexuais diretas e indiretas; violência de género
Módulo II. Género, Educação e Currículo (6 horas)
a. As diferentes dimensões do currículo (formal, informal, oculto, nulo…)
b. Comunicação, linguagem e recursos pedagógicos: (in)visibilidades e estereotipias
c. Género, saberes e competências: conhecimento e memória
Módulo III. Áreas e Dimensões de Intervenção Educativa (3 horas)
a. Género, espaços, ambientes e interações entre os sexos
c. Género, corpo, saúde e cuidado
Módulo IV. Género e conhecimento nas diferentes áreas curriculares/científicas – (10 horas)
A metodologia de realização da ação tem como princípio pedagógico e formativo a melhoria da prática pedagógica do professor no seu contexto de atuação. Durante a formação vão utilizar-se métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: debate em contexto de sala para a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas; aprendizagem cooperativa, com os formandos a trabalhar em pequenos grupos; discussão e análise dos planos de intervenção na escola e recursos pedagógicos.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base os trabalhos produzidos e a reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Produção de trabalhos ou materiais – 60%;
– Relatório de Reflexão final – 15%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores