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Home Loja A3 - IGUALDADE DE GÉNERO Género, Igualdade e Cidadania (7.ª edição)

Género, Igualdade e Cidadania (7.ª edição)

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Pretende-se com este curso motivar ao desenvolvimento das práticas educativas alinhadas com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação, Portugal + Igual e, em convergência, com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as Aprendizagens Essenciais.

SKU: IGC2-7
Data Início

14/02/2022

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Acreditação

CCPFC/ACC-110779/21

Destinatários

Docentes de qualquer disciplina, com residência fiscal na Região Norte de Portugal

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Ana Isabel Teixeira, Judite Pinheiro, Maria Rosária Carrilho

Preço

Formação Gratuita. Projeto Financiado.

NOTA:

Excecionalmente esta ação é considerada como efetuada na dimensão científica e pedagógica de todos os grupos de recrutamento (art.º 3 do Despacho n.º 779/19 alterado pelo Despacho n.º 2053/21).

Sessões síncronas previstas – Formadora Maria Rosária Carrilho

Fevereiro: dias 14, 16, 21 e 23 das 19h00 às 21h30
Março: dias 07, 09, 14, 16, 21 e 23 das 19h00 às 21h30

NOTA: APÓS SELEÇÃO E PARA FREQUÊNCIA DO CURSO SERÃO SOLICITADOS OS SEGUINTES DOCUMENTOS
– Comprovativo de Residência (documento que ateste o nome do participante e respetiva residência, pode ser um comprovativo de morada fiscal);
– Certificado de Habilitações;
– Comprovativo de Ativo Empregado (declaração de entidade patronal ou cópia de recibo de vencimento).

– Reconhecer os desequilíbrios de género resultantes dos papéis socialmente atribuídos a mulheres e homens e o modo como estes condicionam percursos e expetativas.
– Explicar o papel da escola no combate às discriminações, nos seus vários domínios.
– Propor e aplicar práticas educacionais dirigidas a ambientes escolares mais inclusivos e equitativos.
– Desenvolver o desenho de projetos educativos sobre igualdade de género na escola.
– Enquadrar o domínio da igualdade de género no referencial para a cidadania e no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.
– Construir ferramentas didático-pedagógicas para a respetiva área científica que lhes permitam desenvolver práticas promotoras da Igualdade de Género e da eliminação de estereótipos de género, enquanto estratégia essencial para a mudança de mentalidades e atitudes, em contexto escolar.

Módulo I. A Ordem Social de Género (6 horas)
a. Conceitos de sexo e de género: descrever e compreender a realidade de homens e de mulheres
b. Estereótipos de género e representações sociais de homens e de mulheres
c. Papéis sociais de género e organização social
d. Relações de género: hierarquias e relações de poder entre mulheres e homens; discriminações sexuais diretas e indiretas; violência de género
Módulo II. Género, Educação e Currículo (6 horas)
a. As diferentes dimensões do currículo (formal, informal, oculto, nulo…)
b. Comunicação, linguagem e recursos pedagógicos: (in)visibilidades e estereotipias
c. Género, saberes e competências: conhecimento e memória
Módulo III. Áreas e Dimensões de Intervenção Educativa (3 horas)
a. Género, espaços, ambientes e interações entre os sexos
c. Género, corpo, saúde e cuidado
Módulo IV. Género e conhecimento nas diferentes áreas curriculares/científicas – (10 horas)

A metodologia de realização da ação tem como princípio pedagógico e formativo a melhoria da prática pedagógica do professor no seu contexto de atuação. Durante a formação vão utilizar-se métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: debate em contexto de sala para a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas sessões teóricas; aprendizagem cooperativa, com os formandos a trabalhar em pequenos grupos; discussão e análise dos planos de intervenção na escola e recursos pedagógicos.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base os trabalhos produzidos e a reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Produção de trabalhos ou materiais – 60%;
– Relatório de Reflexão final – 15%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores

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