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Home Loja Formação Contínua de Professores Viagens à Mitologia greco-romana – Propostas didáticas digitais para aulas de Português (1.ª edição)

Viagens à Mitologia greco-romana - Propostas didáticas digitais para aulas de Português (1.ª edição)

65,00 145,00 

Este curso vem reavivar o papel da mitologia greco-romana na construção do currículo do XXI. Apresenta-se um conjunto diversificado de propostas didáticas que podem ultrapassar dificuldades e limitações em contextos educativos que visam a promoção pedagógica destas temáticas interdisciplinares.

SKU: FCP097
Data Início

12/03/2022

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-113476/21

Grupo de recrutamento

200, 210, 220, 300

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Maria José Morais Silva

Preço Associado

65.00 €

Preço Não Associado

145.00€

NOTA:

O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

12/03/2022 das 10h00 às 13h00
19/03/2022 das 10h00 às 12h00
26/03/2022 das 10h00 às 12h00
31/03/2022 das 19h00 às 21h00
09/04/2022 das 10h00 às 13h00

Reavivar e reconhecer o papel da mitologia clássica na construção do currículo do séc. XXI, em prol da recuperação de aprendizagens Plano 21|23 Escola+ e das competências previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória e nas Aprendizagens Essenciais.
Partilhar e explorar propostas didáticas alicerçadas na intemporalidade e ensinamento(s) dos mitos greco-romanos, bem como na sua articulação com PNL e PNC;
Proporcionar o uso de ferramentas digitais, promotoras de competências de aprendizagem, inovação, articulação e novos modos de fazer;
Promover discussão, reflexão, cooperação, criatividade e intertextualidade(s) assentes no currículo direcionado para contextos de aprendizagem articulados e flexíveis, “numa lógica de coautoria curricular e de responsabilidade partilhada”;
Planear, produzir e reutilizar/adaptar recursos educativos digitais, avaliar e reorientar percursos pedagógico-didáticos adequados às necessidades e a contextos educativos de inclusão, cidadania e sucesso

Apresentação, interesses e expetativas. Exposição do plano formativo e da organização de dinâmicas assentes em mitos clássicos e operacionalizadas na praxis didática da aula de Português (1 hora síncrona)

Módulo 1 (2 horas síncronas)
. Mitologia e mito.
. Mitologia, tecnologia e pedagogia.
. Mitologia, forma de pensar (n)a educação.
. Panteão greco-romano.

Módulo 2 (2 horas síncronas + 4 horas assíncronas)
. Poesia épica e poesia lírica.
. Epopeia e o imprescindível maravilhoso Pagão.
. Ut Pictura Poesis – similaridade ente poesia e pintura.
. Teatro (Tragédia) – poder formativo/ aliado importante na transmissão do mito.

Módulo 3 (2 horas síncronas + 4 horas assíncronas)
. Herói épico vs. Super herói – Narrativas, filmes e jogos on-line/games.

Módulo 4 (2 horas síncronas + 5 horas assíncronas)
. Revisitação e recriação de mitos pelo conto, curta-metragem e publicidade.

Apresentação/partilha de Propostas Didáticas Digitais/Recursos Digitais por parte dos formandos e avaliação do material produzido (3 horas síncronas)

Sessões síncronas de caráter teórico/prático
Apresentação dos participantes e de recursos. Divulgação e exposição de propostas didáticas digitais por parte da formadora. Exposição e exploração dos conteúdos, interação, leitura, dinâmicas de grupo, trabalho colaborativo, participação ativa e reflexões. Partilha de conhecimento, pontos de vista e experiências/boas práticas. Planificação de atividades. Análise, discussão e reflexão de documentos partilhados, bem como de estratégias, metodologias e avaliação dos resultados.
Sessões assíncronas
Realização de leituras e pesquisas a partir dos percursos divulgados de forma síncrona. As secções orientadoras dos trabalhos assíncronos – Conexões e TPC’s – Trabalhos Para Compartilhar – orientam e incentivam a planificar, criar, experimentar, reformular e avaliar. O Website O Olimpo Na Escola será recurso de apoio.

A avaliação recai sobre as atividades de aprendizagem propostas, o trabalho final e o relatório de reflexão crítica (este último individual, até 3 páginas), confluindo na classificação final. Esta, conforme o Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, será realizada na escala de 1 a 10, que expressa a avaliação qualitativa e com menção qualitativa:
9 a 10 valores – Excelente;
8 a 8,9 valores – Muito Bom;
6,5 a 7,9 valores – Bom;
5 a 6,4 valores – Regular;
1 a 4,9 valores – Insuficiente.
Os critérios de avaliação incidem em parâmetros como:
. Participação (cumprimento e realização de tarefas) – 10%;
. Interação, cooperação, empenho e partilha – 15%;
. Produção de conteúdos (criação de propostas didáticas digitais e sua aplicabilidade) – 60%;
. Reflexão crítica individual – 15%.
Assim, evidenciam-se as interações, a evolução das aprendizagens, o ajustamento de processos e estratégias, a adequação de conteúdos e saberes ao contexto educativo, a originalidade, criatividade e aplicabilidade dos trabalhos.

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