Data Início | 07/06/2024 |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-124158/24 |
Grupo de recrutamento | 120, 220 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Sarah Narciso |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Teaching english language with art (2.ª edição)
A investigação no campo da educação sugere que a integração da arte no currículo de língua inglesa melhora a experiência global de aprendizagem e contribui para o desenvolvimento de competências linguísticas completas (Fonte: Sharan & Sharan, 1992).
Sessões síncronas previstas
07/06/2024 das 18h00 às 21h00
11/06/2024 das 18h00 às 20h00
18/06/2024 das 18h00 às 20h30
21/06/2024 das 18h00 às 21h00
25/06/2024 das 18h00 às 21h00
05/07/2024 das 18h00 às 19h30
Consideram-se os seguintes objetivos a alcançar pelos participantes:
– Elaborar projetos artísticos que se articulem com programa/currículo de língua inglesa.
– Planear projetos artísticos a partir de temas-chave.
– Utilizar materiais recicláveis/reciclados.
Reconhecer a importância da arte para a comunicação.
Fomentar discussões colaborativas e práticas reflexivas sobre os planos de aulas dos pares.
Elaborar planos de ação para a implementação de projetos artísticos.
Apresentação (1 hora síncrona)
Introdução ao curso, implementação de estratégias para ultrapassar desafios e potenciais obstáculos.
Módulo 1 – Foco no desenvolvimento da linguagem: falar, contar histórias, escrever, criatividade (2 horas síncronas + 3 horas assíncronas).
• Brainstorm de soluções e estratégias.
• Materiais reciclados.
• Ambiente da sala de aula – disposição de lugares.
Trabalho prático: descobrir edifícios e direções
• Introduzir nomes de edifícios e lugares/ruas nas cidades – elaborar/recriar um dos edifícios usando caixas de papelão (trabalho em grupo).
• Explore direções básicas e leitura de mapas.
Sessão assíncrona
Utilizar a ferramenta Book Creator para criar o livro digital “A minha aventura na/pela cidade”, onde cada aluno cria uma página do livro – tirar uma fotografia do edifício elaborado em papelão e planear uma breve descrição do que os alunos podem fazer: preenchimento de espaços, escolha múltipla, etc…
Módulo 2: Dentro da casa – preposições e mobiliário (4:30 horas síncronas)
• Foco na planificação da aula
Quartos na casa: em grupo, elaborar uma planificação de aula para aprender vocabulário relacionado com quartos e móveis.
Cada grupo fará uma sala utilizando uma caixa de sapatos.
Observação da pintura de Van Gogh – reflita/analise como as preposições e a disposição dos móveis podem ser expressas através da arte.
Módulo 3: Tudo sobre mim – cubismo e formas (3 horas síncronas + 3 horas assíncronas)
• O que é uma expressão pessoal? Expressar a identidade pessoal através da arte. Compreender os fundamentos/princípios do cubismo.
• Explorar a obra cubista de Picasso, formas e múltiplas perspetivas no cubismo e relacioná-las com situações da vida real.
• Criar/elaborar um autorretrato cubista usando formas e cores vibrantes/fortes. Análise e reflexão do objetivo deste trabalho para os alunos e saber os passos a seguir.
Sessão assíncrona
• Elaborar uma planificação de aula, que inclua um projeto de arte, objetivos e plano de sala de aula.
Módulo 4: Clima, Estações do ano e Cores: Noite Estrelada como fonte inspiração (3 horas síncronas + 4 horas assíncronas)
• Elaborar um plano/projeto para este tópico, explorando o clima e as cores da obra “Noite Estrelada” de Van Gogh.
• Brainstorm sobre vocabulário relacionado com o clima, as estações do ano e as cores.
• Projeto de arte decorativa: criação de um mural sazonal
Sessão assíncrona
• Realizar/Planificar uma aula que integre arte, com elaboração de relatório com breve reflexão, incluindo fotos de obras de arte.
Avaliação (1:30 hora síncrona)
• Recapitular e refletir sobre todos os projetos desenvolvidos no curso, escrever um plano de ação e metas futuras/objetivos a alcançar.
• Avaliação da ação e reflexões finais.
Este curso é fundamentado por conhecimentos teóricos e práticos, com foco na prática e implementação de aulas criativas para o ensino do Inglês, nos primeiros anos de escolaridade. A prioridade será dada no planeamento e na elaboração de projetos com arte, usando materiais reciclados. Nas sessões síncronas serão proporcionadas oportunidades para a realização de tarefas em grupo, ajudando ao desenvolvimento da confiança na aplicação dos conteúdos trabalhados. Nas sessões assíncronas serão propostas tarefas práticas com um forte enfoque no desenvolvimento e implementação de projetos criativos. Os participantes participarão em discussões colaborativas e fornecerão feedback construtivo sobre os planos de sessão/aula dos seus pares.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 30%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos- trabalho – 60%;
– Reflexão final – 10%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento