Data Início | 28/01/2025, ver separador calendarização |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-130743/24 |
Grupo de recrutamento | 300, 310, 320, 330, 340, 350 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Ricardo Cruz |
Plataforma | Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 165,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
PLNM – Práticas didáticas com suporte digital (3.ª edição)
Esta formação visa capacitar os docentes com estratégias didáticas inovadoras, com suporte digital, alinhadas com as orientações do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e os normativos nacionais, especificamente o PASEO e as AE, de modo a facilitar a integração e o sucesso escolar dos alunos cuja língua materna não é o português.
Sessões síncronas previstas
28/01/2025 das 18h00 às 21h00 (3.ª feira)
31/01/2025 das 18h00 às 21h00 (6.ª feira)
04/02/2025 das 18h00 às 21h00 (3.ª feira)
07/02/2025 das 18h00 às 20h00 (6.ª feira)
13/02/2025 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
– Refletir sobre as problemáticas e os desafios inerentes ao ensino da língua portuguesa em contextos multilingues e multiculturais;
– Reconhecer a função e a importância do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) no ensino do PLNM;
– Identificar e interpretar os normativos e documentos de referência que suportam o ensino em Portugal do PLNM;
– Aprofundar conhecimentos científicos e didáticos relacionados com a didática de PLNM;
– Desenvolver métodos, abordagens e estratégias de ensino de PLNM, com recurso a suportes digitais;
– Aplicar modelos de desenvolvimento
Apresentação (1 hora síncrona)
Módulo 1 – Fundamentos do ensino de PLNM (3h síncronas + 2h assíncronas)
1. Clarificação de conceitos:
o Língua Materna, Língua Segunda, Língua Estrangeira, Língua de Herança e Língua de Acolhimento.
o Multilinguismo e Plurilinguismo.
o Multiculturalismo e Pluriculturalismo.
2. Importância do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR):
o Estrutura e componentes do QECR.
o Aplicação do QECR no contexto do ensino de PLNM.
o Análise de documentos normativos e de referência sobre o ensino de PLNM.
o Reflexão sobre os desafios e oportunidades do ensino de PLNM em contextos escolares específicos.
Módulo 2 – Metodologias e abordagens didáticas (3h síncronas + 2h assíncronas)
1. Métodos de ensino de línguas:
o Método comunicativo de ensino de línguas.
o Ensino de línguas baseado em tarefas e em projetos.
2. Estratégias de ensino para PLNM:
o Planeamento e implementação de atividades didáticas.
o Utilização de recursos digitais.
3. Desenvolvimento de atividades didáticas com diferentes metodologias.
4. Elaboração de atividades didáticas com suporte digital.
Módulo 3 – Planeamento e avaliação em PLNM (3h síncronas + 3h assíncronas)
1. Enquadramento legal e documentos de referência para o PLNM:
o Legislação e normativas nacionais.
o Documentos orientadores para o ensino de PLNM.
2. Avaliação formativa:
o Métodos e instrumentos de avaliação.
o Planeamento de intervenções pedagógicas com base nos resultados da avaliação.
3. Análise de casos práticos e estudo de exemplos de boas práticas.
4. Criação de instrumentos de avaliação e planificação de intervenções pedagógicas.
Módulo 4 – Desenvolvimento de Materiais Didáticos Digitais (2h síncronas + 3h assíncronas)
1. Princípios para o desenvolvimento de materiais didáticos:
o Autenticidade e relevância dos materiais.
o Diversidade de tipologias de materiais.
2. Produção de materiais didáticos com suporte digital:
o Ferramentas e recursos digitais para a criação de materiais didáticos.
o Exemplos de materiais audiovisuais e interativos.
3. Produção de materiais didáticos digitais adaptados ao contexto de PLNM.
4. Apresentação e discussão dos materiais produzidos entre os formandos.
Avaliação (3h síncronas)
• Avaliação final dos formandos através de apresentações de projetos desenvolvidos durante a formação.
• Reflexão conjunta sobre as aprendizagens realizadas e o impacte na prática docente.
A metodologia da ação de formação combina sessões teóricas, práticas e colaborativas. A formação será dividida entre momentos síncronos (online em tempo real) e momentos assíncronos (trabalho autónomo), promovendo uma aprendizagem contínua e adaptada ao ritmo de cada formando. As sessões síncronas incluem apresentações interativa de conceitos fundamentais e objetivos da formação, atividades práticas para aplicação de métodos e abordagens didáticas com ferramentas digitais e discussões orientadas para partilha de experiências e reflexão sobre boas práticas e desafios do ensino de PLNM. As sessões assíncronas envolvem o estudo autónomo de documentos normativos, artigos e outros materiais de apoio, desenvolvimento de planos de aula e atividades didáticas com suporte digital, bem como a elaboração de reflexões críticas e relatórios sobre as atividades desenvolvidas. Serão utilizadas plataformas digitais para disponibilização de conteúdos, acompanhamento dos formandos e realização de atividades interativas, bem como recursos audiovisuais e multimédia para enriquecer o processo de formativo.
A avaliação terá em conta:
Participação e empenho nas atividades propostas (síncronas e/ou assíncronas);
Capacidade de cooperação e colaboração interpessoais;
Nível de evolução das aprendizagens, refletido na prática letiva;
Domínio de conhecimentos e estratégias demonstrados na reflexão final;
Adequação de conteúdos e saberes em contextos educativos;
Produção de conteúdos (trabalhos práticos + roteiro de aprendizagem + reflexão final).
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de roteiro de aprendizagem – 50%;
– Reflexão final – 25%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.