0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja Formação Contínua de Professores O papel da pergunta no desenvolvimento do pensamento crítico (1.ª edição)

O papel da pergunta no desenvolvimento do pensamento crítico (1.ª edição)

70,00 165,00 

Propomos uma experiência de reflexão sobre o papel da pergunta em sala de aula, bem como a criação e a prática de exercícios de pensamento criativo que motivam o crescimento dos alunos.

SKU: 395D0158FCP1
Data Início

21/01/2025, ver separador calendarização

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-129323/24

Grupo de recrutamento

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Não

Formador/a

Joana Rita Sousa

Plataforma

Zoom + Moodle CDP

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

165,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas
21/01/2025 das 19h00 às 22h00 (3.ª feira)
28/01/2025 das 19h00 às 22h00 (3.ª feira)
11/02/2025 das 19h00 às 22h00 (3.ª feira)
18/02/2025 das 19h00 às 22h00 (3.ª feira)
26/02/2025 das 19h00 às 21h00 (4.ª feira)
Entrega da reflexão final até ao dia 07/03/2025

No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.

. Identificar possibilidades de geração de perguntas em sala de aula;
. Praticar e criar exercícios de geração de perguntas alinhados com conteúdos programáticos;
. Aprofundar abordagens teóricas ao pensamento crítico;
. Refletir sobre os contributos do pensamento crítico na prática diária em sala de aula;
. Refletir sobre o papel do pensamento crítico no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória;
. Refletir sobre o contributo do pensamento crítico para o ODS2030 #4 educação de qualidade;
. Contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos/as professores/as.

Apresentação do curso e dos participantes. Introdução ao tema. (1h síncrona)
Módulo I – O que é uma pergunta? (2h síncronas + 2h assíncronas)
. Qual é a diferença entre a pergunta e o comentário?
. O ponto de interrogação faz diferença?
. Serão as crianças naturalmente perguntadoras?

Módulo II – Como classificar as perguntas? (3h síncronas + 3h assíncrona)
. Que diferença faz esta ou aquela pergunta num diálogo?
. Como adequar a pergunta àquilo que pretendo perguntar?

Módulo III – Como perguntar mais? (3h síncronas + 3h assíncronas)
. O que fazer para perguntar mais?
. Que exercícios permitem fazer perguntas a partir de outras perguntas?

Módulo IV – Como perguntar melhor? (3h síncronas + 2h assíncronas)
. O que podemos aprender com Warren Berger?
. As perguntas contribuem para uma educação de qualidade?
Avaliação da aprendizagem e da satisfação dos/as formandos/as. (2h síncronas +1h assíncrona)

Os conteúdos deste curso são apresentados em forma de pergunta para motivar as pessoas participantes a rever a forma como pensam e apresentam os seus próprios conteúdos em sala de aula.
Apresenta uma componente prática relevante de forma a permitir que os/as formandos/as possam conhecer e aplicar diferentes técnicas para melhor perguntar e ajudar os seus alunos/as em sala, a perguntar mais e melhor.
O curso prevê, além da parte teórica e expositivo-dialógica, a prática de exercícios de geração de perguntas, em grande grupo, em pequenos grupos (sessões síncronas) e individualmente (sessões assíncronas).
Serão propostos vários exercícios com vista à consolidação e prática dos conhecimentos partilhados nos momentos expositivos e nos materiais de apoio.
Os exercícios podem ser utilizados ou adaptados como propostas para os/as formandos/as desenvolverem com os seus alunos /as suas alunas em sala de aula.

O regime de avaliação contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, de modo a promover o desenvolvimento de aprendizagens significativas e de processos de autorregulação.
Os critérios de avaliação:
. Participação e intervenção adequada – 30%
. Produção de trabalhos/Realização de atividades – 50%
. Reflexão final – 20%

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

Outras sugestões