Data Início | 12/03/2022 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-113487/21 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Não |
Grupo de recrutamento | Todos os grupos disciplinares |
Formador/a | João Ferreira |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 145.00€ |
NOTA: | O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
O Excel como ferramenta pedagógica (19.ª edição)
Ao utilizar e dominar o Excel como ferramenta pedagógica, o professor ganha tempo para poder dedicar a si próprio ou à realização de outras atividades pedagógicas.
Sessões síncronas previstas
12 março das 9h00 às 11h00 Videoconferência
19 março das 9h00 às 10h00 Apoio síncrono em chat
26 março das 9h00 às 10h00 Apoio síncrono em chat
02 abril das 9h00 às 10h00 Videoconferência
09 abril das 9h00 às 10h00 Apoio síncrono em chat
16 abril das 9h00 às 10h00 Apoio síncrono em chat
23 abril das 9h00 às 10h00 Apoio síncrono em chat
30 abril das 9h00 às 11h00 Videoconferência
- Conhecer as vantagens Microsoft Excel, de modo a que sejam desenvolvidas respostas pedagógicas mais ajustadas
- Compreender e ser capaz de usar o Microsoft Excel em situações específicas da organização da informação escolar
- Adquirir os conhecimentos sobre a utilização do Microsoft Excel
- Otimizar, automatizar e fiabilizar os cálculos e o tratamento dos dados
- Otimizar situações de simulação baseadas em funções e gráficos de âmbito educativo
- Preencher folhas de cálculo com base na prática pedagógica
- Produzir documentos de apoio à função docente
- Permitir a tomada de conhecimento das diversas formas de organização e apresentação de informação (dados) fornecidas pelo Excel
Módulo 1. Apresentação da ação
Módulo 2. Operações avançadas e funções
Módulo 3. A personalização e formatação conforme os modelos da escola
Módulo 4. Cálculo com funções
Módulo 5. As grelhas de avaliação e o cálculo das ponderações de avaliação
Módulo 6. O tratamento estatístico elementar e a produção de gráficos
Módulo 7. Aplicações práticas da folha de cálculo em contexto de ensino
Módulo 8. Apresentação do trabalho
Este curso vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas realizadas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências. Nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Após a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências. Esses exercícios pretendem ainda estimular a prática dos conteúdos a explorar, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.
Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Os formandos são avaliados de forma contínua através da participação nas sessões síncronas e assíncronas e da concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo, tendo por referência os seguintes indicadores e respetiva ponderação:
– 25% Participação | Realização das tarefas nas sessões
– 60% Produção de trabalhos e/ou materiais
– 15% Reflexão crítica