Data Início | 10/02/2025, ver separador calendarização |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-129330/24 |
Grupo de recrutamento | Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento. |
Formador/a | Ricardo Cruz |
Plataforma | Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 165,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
O ChatGPT e as metodologias ativas (1.ª edição)
Neste curso serão explorados os fundamentos teóricos e as implicações práticas da utilização do ChatGPT no contexto educativo e como as tecnologias digitais e metodologias ativas contribuem para a inovação e transformação das aprendizagens.
Sessões síncronas previstas
10/02/2025 das 18h00 às 21h00 (2.ª feira)
12/02/2025 das 18h00 às 21h00 (4.ª feira)
17/02/2025 das 18h00 às 21h00 (2.ª feira)
19/02/2025 das 18h00 às 21h00 (4.ª feira)
24/02/2025 das 18h00 às 21h00 (2.ª feira)
Nota:
Considerando o DigComEdu – Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, este curso é recomendável para os professores que se posicionem no nível B1 da tabela.
«Integrador(a) (B1): Usa e experimenta tecnologias digitais para uma série de propósitos e tenta compreender que estratégias funcionam melhor para cada contexto.»
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos Despachos n. os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.
Objetivo Geral:
Capacitar os professores para a implementação de atividades didáticas, no âmbito das metodologias ativas e com recurso a estratégias de avaliação formativa desmaterializada.
Objetivos Específicos:
– Compreender os fundamentos das aprendizagens ativas no âmbito da autonomia e espírito colaborativo a desenvolver junto dos alunos.
– Explorar as potencialidades da Inteligência Artificial Generativa (IAG), como o ChatGPT, para promover a interatividade e o desenvolvimento de competências específicas dos alunos.
– Conceber e implementar atividades didáticas com o ChatGPT de forma ética e centrada nos alunos, no âmbito do paradigma das metodologias ativas.
– Integrar uma avaliação formativa desmaterializada com recurso ao ChatGPT, de modo a acompanhar o progresso dos alunos e fornecer feedback personalizado.
– Promover a autonomia, a responsabilidade ética e o pensamento crítico dos alunos através da interação com o ChatGPT.
Apresentação (1 h síncrona)
Módulo 1 – Introdução ao ChatGPT e às aprendizagens ativas (3h síncronas + 2h assíncronas)
Apresentação e introdução aos objetivos, temáticas, estrutura e metodologia da formação.
Apresentação, discussão e exploração da Inteligência Artificial Generativa (ChatGPT) e dos conceitos de aprendizagem ativa e ambientes flexíveis de aprendizagem.
Exemplos de aplicações do ChatGPT e casos práticos do uso do ChatGPT, em contexto educativo.
Módulo 2 – Integração do ChatGPT na aprendizagem ativa (3h síncronas + 2h assíncronas)
O potencial didático do ChatGPT na sala de aula. Estratégias de integração do ChatGPT na sala de aula.
Criação e implementação de atividades didáticas, utilizando o ChatGPT como ferramenta educativa.
Desenvolvimento de competências com o ChatGPT: Foco em competências cognitivas (pensamento crítico, criativo, solução de problemas) e sociais e emocionais (colaboração, empatia).
A utilização do algoritmo como apoio à prática profissional docente.
Módulo 3 – Promoção do desenvolvimento de competências por parte dos alunos, no âmbito do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. (3h síncronas + 3h assíncronas)
Competências cognitivas e sociais com o ChatGPT: promoção do desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI através da interação com o ChatGPT.
Pensamento crítico e criativo.
Colaboração e trabalho em equipa.
Considerações éticas no uso do ChatGPT: limitações, viés algorítmico e privacidade dos dados.
Módulo 4: Avaliação formativa desmaterializada (3h síncronas+ 3h assíncronas)
Avaliação formativa: Definição e importância da avaliação contínua e personalizada.
Tecnologia digital para a avaliação formativa: exploração de recursos tecnológicos que facilitam a avaliação formativa, incluindo o uso do ChatGPT.
Implementação prática da avaliação formativa: desenvolvimento de estratégias para integrar a avaliação formativa nas práticas pedagógicas diárias com recurso a tecnologia digital.
Feedback personalizado. Métodos e efeitos nas práticas de ensino com base nos dados obtidos.
Avaliação (2 h síncronas)
As sessões síncronas vão seguir um método expositivo e, simultaneamente, promover a participação e debate entre os formandos, promovendo uma interação, que se pretende que seja estimulante. As sessões assíncronas serão dedicadas a tarefas de autoaprendizagem dos formandos, através da análise e comentário de artigos ou vídeos e redação de breves textos de reflexão.
Os métodos usados serão atividades teórico-práticas (em modalidade síncrona e assíncrona). Utilizar-se-ão recursos como apresentações em Powerpoint, textos e materiais áudio e vídeos. Utilizar-se-ão estratégias promotoras da interatividade entre formandos e com os conteúdos a disponibilizar. Promover-se-á a utilização da plataforma Moodle, com plugins que potenciem a interatividade entre formador e formandos e entre formandos.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de roteiro de aprendizagem – 50%;
– Reflexão final – 25%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.