Data Início | 07/01/2025, ver separador calendarização |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-120859/23 |
Grupo de recrutamento | Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento. |
Formador/a | Ricardo Cruz |
Plataforma | Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 165,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
O Chat-GPT como ferramenta de ensino e aprendizagem (8.ª edição)
O curso pretende aprofundar a compreensão dos docentes sobre os desafios e oportunidades que a Inteligência Artificial Generativa (IAG) proporciona, e as novas competências exigidas para integrá-la no ambiente de aprendizagem. A formação permitirá aos docentes criar contextos pedagógicos que facilitem o desenvolvimento dessas competências, abrindo caminho para abordagens pedagógicas inovadoras e atuais.
Sessões síncronas previstas
07/01/2025 das 19h00 às 21h00 (3.ª feira)
10/01/2025 das 19h00 às 21h00 (6.ª feira)
14/01/2025 das 18h30 às 21h30 (3.ª feira)
17/01/2025 das 18h30 às 21h30 (6.ª feira)
21/01/2025 das 19h00 às 21h00 (3.ª feira)
Nota:
Considerando o DigComEdu – Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores, este curso é recomendável para os professores que se posicionem no nível B1 da tabela.
«Integrador(a) (B1): Usa e experimenta tecnologias digitais para uma série de propósitos e tenta compreender que estratégias funcionam melhor para cada contexto.»
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos Despachos n. os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.
– Compreender os desafios e as oportunidades da Inteligência Artificial Generativa (IA-G), estabelecendo uma ligação com o desenvolvimento de competências fundamentais para o século XXI, conforme delineado no PASEO, nas Aprendizagens Essenciais e no Digital Education Action Plan da Comissão Europeia.
– Desenvolver procedimentos para a criação de ambientes pedagógicos inovadores que facilitam o desenvolvimento das competências fundamentais, considerando o impacto significativo da (IA-G) na educação.
– Reconhecer a necessidade de redefinir estratégias pedagógicas em resposta às mudanças provocadas pela (IA-G) preparando os alunos para estas novas realidades.
– Promover a utilização de estratégias pedagógicas que aumentem o envolvimento dos alunos com a temática da (IA-G), visando melhorar a qualidade das suas aprendizagens.
– Aprofundar o conhecimento sobre as ferramentas e tecnologias disponíveis na área da (IA-G) e como utilizá-las de forma integrada e contextualizada na prática pedagógica.
– Avaliar a eficácia da integração da (IA-G) refletindo sobre a sua aplicação prática e aprimorando estratégias de ensino baseadas em evidências.
Nota: pré-requisitos para frequentar esta ação:
proficiência na utilização da plataforma Moodle e Google Meet.
à vontade na criação de conta de emails e na utilização de tecnologia digital.
Apresentação
Módulo 1 – Introdução à Inteligência Artificial e à Inteligência Artificial Generativa
Os formandos irão explorar a natureza, os conceitos e as definições da Inteligência Artificial com especial destaque para a Inteligência Artificial Generativa, compreendendo o que é a IA e a sua história. Terá um enfoque especial em como a IAG se distingue de outras formas de IA. Iremos abordar a sua história, a evolução e o impacto potencial na sociedade e no nosso dia a dia. Os formandos serão incentivados a discutir o impacto e as oportunidades da IAG nas suas vidas e a partilhar exemplos e experiências.
Serão ainda abordadas as questões éticas associadas à IAG, desde os preconceitos e a qualidade dos dados utilizados, até à transparência e responsabilidade das decisões tomadas pela IAG. Os formandos serão convidados a discutir estes tópicos e a refletir sobre a necessidade de ensinar estes desafios aos seus alunos.
Módulo 2 – Inteligência Artificial e a Inteligência Artificial Generativa na Educação
Vamos discutir como a IA e a IAG podem ser integradas na educação. Foco na temática da IA na Educação e quais são as componentes de integração da IA na Educação. Numa componente de mais aproximação vamos focar na temática da IAG e como esta desafia os componentes Educativos através da sua capacidade de geração de conteúdo e como isso obriga as instituições educativas a responder a estes desafios. Serão explorados exemplos práticos de como pode ser utilizada para criar ambientes de aprendizagem inovadores e contextualizados. Os formandos serão convidados a partilhar a sua opinião sobre a implementação da IAG na educação e a identificar possíveis aplicações na sua prática pedagógica.
Vão ser abordadas as Ferramentas e Tecnologias disponíveis para a IAG na Educação. Isto incluirá demonstrações práticas, bem como atividades que permitam aos formandos experimentar estas ferramentas. Os formandos analisarão uma série de estudos de caso que demonstram o uso efetivo da IAG na educação. Também serão encorajados a explorar e discutir como podem aplicar a IAG nos seus próprios contextos de ensino. O desafio final será a criação de um cenário de aprendizagem que integre a IAG, que será posteriormente partilhado, apresentado e discutido com o grupo.
Avaliação
Nota: pré-requisitos para frequentar esta ação:
proficiência na utilização da plataforma Moodle e Google Meet.
à vontade na criação de conta de emails e na utilização de tecnologia digital.
Sessões Síncronas
1. Exposição dialogada: Utilização de apresentações interativas para introduzir novos conceitos e explorar tópicos. Esta metodologia estimulará a troca de ideias e esclareçam dúvidas em tempo real.
2. Estudos de caso: Apresentação de situações reais onde a IA e a IAG é aplicada em diversas estruturas incluindo a educação.
3. Atividades práticas: Uso de ferramentas de IAG em atividades para que os formandos possam experimentar diretamente o seu uso e as suas funcionalidades.
4. Debate e discussão em grupo: Promover a discussão aberta de ideias o que é especialmente importante ao abordar questões éticas e de implementação da IAG na educação.
Sessões Assíncronas
1. Exploração individual: Fornecimento de recursos de aprendizagem, como artigos, vídeos para que os formandos possam aprofundar os seus conhecimentos nos tópicos apresentados.
2. Fóruns de discussão online: Permitirão aos formandos fazer perguntas, debater ideias e receber feedback tanto dos formadores.
3. Diários de aprendizagem: Incentivar os formandos a manter um registo das suas reflexões, ideias e progresso na formação. Este recurso permitirá a auto-reflexão contínua.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 15%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos- trabalho – 50%;
– Diário de aprendizagem (15%);
– Reflexão final – 20%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.