Data Início | 08-07-2024 |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-121641/23 |
Grupo de recrutamento | Professores do 2º/3º CEB e Ensino Secundário |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Juliana Campos |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Motivar a literacia financeira no contexto educativo (4.ª edição)
Segundo dados do BCE de 2020, Portugal ocupa a última posição do ranking de literacia financeira dos 19 países da UE, o que evidencia um problema e sobretudo a necessidade de formação dos/as professores/as para motivar a literacia financeira no contexto educativo.
Sessões síncronas previstas
08/07/2024 das 14h30 às 17h30 (2.ª feira)
10/07/2024 das 14h30 às 17h30 (4.ª feira)
15/07/2024 das 14h30 às 17h30 (2.ª feira)
17/07/2024 das 14h30 às 17h30 (4.ª feira)
22/07/2024 das 14h30 às 17h00 (2.ª feira)
24/07/2024 das 14h30 às 17h00 (4.ª feira)
29/07/2024 das 14h30 às 17h30 (2.ª feira)
Objetivo geral:
– Promover conhecimentos financeiros para responder aos desafios da Educação Financeira.
Objetivos específicos:
– Planear e gerir o orçamento familiar.
– Reconhecer a importância da poupança, vantagens e aplicações.
– Avaliar os diferentes créditos e endividamento.
– Caracterizar os produtos financeiros.
– Identificar os riscos da utilização dos serviços financeiros digitais.
– Preparar atividades pedagógicas de literacia financeira, adequadas ao nível de ensino dos alunos/as.
Apresentação (0,5h síncronas)
Mod 1 – Planeamento e Gestão do Orçamento (2,5h síncronas + 0,5h assíncrona)
• Distinguir tipos de despesas (necessárias, supérfluas, variáveis, fixas, pontuais).
• Compreender a importância de saber criar, planear e organizar um orçamento.
• Identificar as despesas e rendimentos num contexto familiar e pessoal e calcular o saldo.
• Identificar a compra por impulso e quais os impactos.
• Exercício prático.
Mod 2 – A importância da Poupança (3h síncronas +1h assíncrona)
• Conhecer o conceito de poupança.
• Identificar objetivos de poupança e a sua importância.
• Identificar produtos financeiros para a aplicação das poupanças, e respetivas remunerações e risco.
• Exercício prático.
Mod 3 – Crédito (6h síncronas + 1h assíncrona)
• Compreender o conceito de crédito e seus impactos.
• Identificar vantagens e desvantagens.
• Avaliar necessidades associadas ao pedido de crédito.
• Calcular a taxa de esforço.
• Identificar os diferentes objetivos de crédito.
• Compreender conceitos associados ao custo com os créditos.
• Avaliar a importância da comparação de propostas de crédito para a tomada de decisão,
• Identificar fatores influenciadores no custo do crédito,
• Central de Responsabilidades do Banco de Portugal: o que é e para que serve.
• Identificar e avaliar as consequências do incumprimento de crédito.
• Exercício prático.
Mod 4: Produtos Financeiros (5h síncronas – 1h assíncrona)
• Definição da moeda e a sua evolução.
• O euro como moeda oficial de Portugal e outros países europeus.
• Compreender o conceito de inflação.
• Taxa de juro real e nominal.
• Conta à ordem: o que é e como funciona.
• A conta digital.
• Cuidados a ter na utilização dos canais digitais.
• Cartão de crédito: o que é e como utilizar.
• Exercício prático.
Avaliação (3h síncronas – 1,5h assíncrona)
Apresentação de trabalhos. Reflexão final. Avaliação.
As sessões síncronas desencadeiam-se no cruzamento da metodologia expositiva com momentos de debate para a apresentação e análise dos conteúdos teóricos da ação, contemplando ainda tempo para a preparação do trabalho a colocar em prática em contexto educativo e respetiva avaliação. Serão sugeridos e disponibilizados diferentes recursos didáticos, que facilitarão a posterior lecionação desta temática.
O trabalho assíncrono (5h) será desenvolvido a partir de metodologias de trabalho de investigação, reflexão e descoberta, para a consolidação dos conteúdos da ação, pretendendo-se que os formandos contactem de forma prática com os recursos e se apropriem deles para desenhar o seu projeto (planificação de uma atividade) a aplicar em contexto educativo a apresentar na última sessão da ação.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 20%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | trabalho realizado nas dinâmicas ou exercícios propostos nas sessões assíncronas – 50%;
– Reflexão final – 30%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.