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Home Loja Formação Contínua de Professores Mentoria e Modelos de Referência no Apoio à Integração de Alunos Migrantes e Refugiados (2.ª edição)

Mentoria e Modelos de Referência no Apoio à Integração de Alunos Migrantes e Refugiados (2.ª edição)

70,00 150,00 

No contexto social em que vivemos atualmente em Portugal, o acolhimento de alunos refugiados, migrantes ou deslocados é uma realidade e uma preocupação acrescida para a maioria das escolas do País. O desenvolvimento de estratégias, por parte dos professores, para promover a integração bem-sucedida de alunos migrantes no sistema educativo português, é o objetivo desta ação de formação.

SKU: FCP114-2
Data Início

16/05/2023

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-118872/22

Grupo de recrutamento

100, 110, 120, 200, 210, 220, 910

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Ana Isabel Teixeira

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

150.00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Plataforma

Zoom + Moodle CDP

Sessões síncronas previstas

16/05/2023 das 18h00 às 20h00

13/06/2023 das 18h00 às 20h00

15/06/2023 das 18h00 às 20h00

20/06/2023 das 18h00 às 20h00

22/06/2023 das 18h00 às 20h00

27/06/2023 das 18h00 às 20h00

03/07/2023 sessão assíncrona com entrega de reflexão final

Nota: os módulos I, II, III, IV realizam-se em sessões assíncronas entre o dia 17/05/2023 e 12/06/2023

Pretende-se com este curso capacitar os professores para o desenvolvimento de estratégias de acolhimento e integração eficazes dos alunos migrantes, através da apresentação de propostas metodológicas, baseadas inicialmente na desconstrução de mitos, preconceitos e estereótipos (conscientes ou inconscientes), com o objetivo ultrapassar barreiras e limitações existentes e promover uma verdadeira cultura de diversidade em sala de aula, contribuindo assim para o sucesso do processo integrativo.

O curso está também vocacionado para a divulgação de novas abordagens pedagógicas, em torno das metodologias de aprendizagem dos conteúdos curriculares.

Este curso de formação tem como objetivos:

– Aumentar os conhecimentos, as competências e as capacidades dos professores para assegurar que o acesso das crianças (e o direito de acesso) a uma educação de qualidade seja respeitado, protegido e cumprido;

– Desconstruir, junto dos professores participantes, mitos, preconceitos e estereótipos relacionados com o acolhimento de alunos de diferentes nacionalidades no contexto educativo;

–  Capacitar os professores para o desenvolvimento de estratégias de integração dos alunos migrantes nos contextos educativos, através do envolvimento dos próprios alunos em mentorias e como modelos de referência, no processo de integração de novos alunos migrantes e refugiados;

– Fornecer aos participantes, um conjunto de ferramentas e estratégias para orientação e aconselhamento dos seus alunos, num ambiente de interajuda na sala de aula.

Apresentação (2 horas síncronas)

  • Apresentação dos objetivos do curso/metodologias de trabalho e de avaliação

Módulo I. Auto-diagnóstico: Mitos, estereótipos e preconceitos (3 horas assíncronas)

  • Definição de conceitos
  • Desconstrução de mitos e estereótipos
  • Os preconceitos inconscientes dos professores e o seu impacto nos alunos

Módulo II. Integração de alunos migrantes/refugiados nas escolas (3 horas assíncronas)

  • Principais desafios e obstáculos
  • Que modelo devem as escolas adotar?
  • Como desenvolver uma Cultura da Diversidade na escola

Módulo III. Contributo dos professores para a redução do impacto das experiências negativas vivenciadas por alunos refugiados/migrantes (3 horas assíncronas)

  • Situações angustiantes vividas pelas crianças refugiadas/migrantes
  • O impacto do stress e dos traumas nas crianças refugiadas/migrantes
  • O que podem os professores fazer para reduzir os efeitos de trauma nos alunos

Módulo IV. Estratégias de integração de alunos migrantes/refugiados na sala de aula (3 horas assíncronas)

  • A importância da diversidade na sala de aula
  • Como promover a diversidade na sala de aula?
  • Como ter uma sala de aula inclusiva e de fácil aprendizagem?
  • Como podem os modelos de referência apoiar a integração de alunos migrantes/refugiados?

Módulo V.  Mentoria: Conceitos e Fundamentos (2 horas síncronas)

  • Introdução ao conceito de Mentoria: o que é a Mentoria? Vantagens e desvantagens da implementação de programas de Mentoria entre alunos
  • Processos de Mentoria: aplicabilidade prática e desafios
  • Sugestões de atividades adicionais para implementação na sala de aula

Módulo VI. O que é um bom mentor? (2 horas síncronas)

  • Perfil do mentor
  • Principais competências de um mentor
  • Comunicação, empatia e assertividade
  • Estratégias de gestão e resolução de conflitos
  • Abordagens inovadoras no processo de integração
  • Sugestões de atividades adicionais para implementação na sala de aula

Módulo VII. Implementação de programas de Mentoria nas escolas (2 horas síncronas)

  • As diferentes fases do processo de implementação de programas de Mentoria nas escolas.
  • Sugestões de atividades adicionais para implementação na sala de aula.

Módulo VIII. Atividades complementares de apoio à integração de crianças refugiadas/migrantes (2 horas síncronas)

  • Apresentação de sugestões de atividades para implementação na sala de aula

Avaliação (2 horas síncronas + 1 hora assíncrona)

  • Apresentação e discussão do alcance das metodologias aplicadas em contexto escolar.

Reflexão crítica.

A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.

As formadoras terão um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas, questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão.

Ao longo da formação serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.

As propostas de atividade promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão sobre as temáticas em causa, assim como sugestões de atividades para ser implementadas em sala de aula.

Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos professores participantes.

As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão.

O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e/ou correio eletrónico.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.

Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:

– Participação ativa – 25%;

– Execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação – 50%;

– Relatório de reflexão crítica final – 25%.

O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

Outras sugestões