Data Início | 16/05/2023 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-118872/22 |
Grupo de recrutamento | 100, 110, 120, 200, 210, 220, 910 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Ana Isabel Teixeira |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 150.00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Plataforma | Zoom + Moodle CDP |
Mentoria e Modelos de Referência no Apoio à Integração de Alunos Migrantes e Refugiados (2.ª edição)
No contexto social em que vivemos atualmente em Portugal, o acolhimento de alunos refugiados, migrantes ou deslocados é uma realidade e uma preocupação acrescida para a maioria das escolas do País. O desenvolvimento de estratégias, por parte dos professores, para promover a integração bem-sucedida de alunos migrantes no sistema educativo português, é o objetivo desta ação de formação.
Sessões síncronas previstas
16/05/2023 das 18h00 às 20h00
13/06/2023 das 18h00 às 20h00
15/06/2023 das 18h00 às 20h00
20/06/2023 das 18h00 às 20h00
22/06/2023 das 18h00 às 20h00
27/06/2023 das 18h00 às 20h00
03/07/2023 sessão assíncrona com entrega de reflexão final
Nota: os módulos I, II, III, IV realizam-se em sessões assíncronas entre o dia 17/05/2023 e 12/06/2023
Pretende-se com este curso capacitar os professores para o desenvolvimento de estratégias de acolhimento e integração eficazes dos alunos migrantes, através da apresentação de propostas metodológicas, baseadas inicialmente na desconstrução de mitos, preconceitos e estereótipos (conscientes ou inconscientes), com o objetivo ultrapassar barreiras e limitações existentes e promover uma verdadeira cultura de diversidade em sala de aula, contribuindo assim para o sucesso do processo integrativo.
O curso está também vocacionado para a divulgação de novas abordagens pedagógicas, em torno das metodologias de aprendizagem dos conteúdos curriculares.
Este curso de formação tem como objetivos:
– Aumentar os conhecimentos, as competências e as capacidades dos professores para assegurar que o acesso das crianças (e o direito de acesso) a uma educação de qualidade seja respeitado, protegido e cumprido;
– Desconstruir, junto dos professores participantes, mitos, preconceitos e estereótipos relacionados com o acolhimento de alunos de diferentes nacionalidades no contexto educativo;
– Capacitar os professores para o desenvolvimento de estratégias de integração dos alunos migrantes nos contextos educativos, através do envolvimento dos próprios alunos em mentorias e como modelos de referência, no processo de integração de novos alunos migrantes e refugiados;
– Fornecer aos participantes, um conjunto de ferramentas e estratégias para orientação e aconselhamento dos seus alunos, num ambiente de interajuda na sala de aula.
Apresentação (2 horas síncronas)
- Apresentação dos objetivos do curso/metodologias de trabalho e de avaliação
Módulo I. Auto-diagnóstico: Mitos, estereótipos e preconceitos (3 horas assíncronas)
- Definição de conceitos
- Desconstrução de mitos e estereótipos
- Os preconceitos inconscientes dos professores e o seu impacto nos alunos
Módulo II. Integração de alunos migrantes/refugiados nas escolas (3 horas assíncronas)
- Principais desafios e obstáculos
- Que modelo devem as escolas adotar?
- Como desenvolver uma Cultura da Diversidade na escola
Módulo III. Contributo dos professores para a redução do impacto das experiências negativas vivenciadas por alunos refugiados/migrantes (3 horas assíncronas)
- Situações angustiantes vividas pelas crianças refugiadas/migrantes
- O impacto do stress e dos traumas nas crianças refugiadas/migrantes
- O que podem os professores fazer para reduzir os efeitos de trauma nos alunos
Módulo IV. Estratégias de integração de alunos migrantes/refugiados na sala de aula (3 horas assíncronas)
- A importância da diversidade na sala de aula
- Como promover a diversidade na sala de aula?
- Como ter uma sala de aula inclusiva e de fácil aprendizagem?
- Como podem os modelos de referência apoiar a integração de alunos migrantes/refugiados?
Módulo V. Mentoria: Conceitos e Fundamentos (2 horas síncronas)
- Introdução ao conceito de Mentoria: o que é a Mentoria? Vantagens e desvantagens da implementação de programas de Mentoria entre alunos
- Processos de Mentoria: aplicabilidade prática e desafios
- Sugestões de atividades adicionais para implementação na sala de aula
Módulo VI. O que é um bom mentor? (2 horas síncronas)
- Perfil do mentor
- Principais competências de um mentor
- Comunicação, empatia e assertividade
- Estratégias de gestão e resolução de conflitos
- Abordagens inovadoras no processo de integração
- Sugestões de atividades adicionais para implementação na sala de aula
Módulo VII. Implementação de programas de Mentoria nas escolas (2 horas síncronas)
- As diferentes fases do processo de implementação de programas de Mentoria nas escolas.
- Sugestões de atividades adicionais para implementação na sala de aula.
Módulo VIII. Atividades complementares de apoio à integração de crianças refugiadas/migrantes (2 horas síncronas)
- Apresentação de sugestões de atividades para implementação na sala de aula
Avaliação (2 horas síncronas + 1 hora assíncrona)
- Apresentação e discussão do alcance das metodologias aplicadas em contexto escolar.
Reflexão crítica.
A formação realizar-se-á em regime de e-learning, com sessões de trabalho síncronas (por videoconferência) e assíncronas.
As formadoras terão um papel facilitador, promovendo a reflexão sobre os temas, questões de ordem teórica e prática a trabalhar em cada sessão.
Ao longo da formação serão disponibilizados vídeos, documentação, links e bibliografia que permitirão aos formandos aprofundar o seu conhecimento sobre os temas.
As propostas de atividade promoverão o desenvolvimento de trabalho individual e/ou em grupo, nomeadamente através de exercícios interativos e sugestões de reflexão sobre as temáticas em causa, assim como sugestões de atividades para ser implementadas em sala de aula.
Será privilegiada a aplicação e a reflexão sobre a prática, numa ligação estreita com os contextos e as vivências profissionais dos professores participantes.
As sessões incluirão, ainda, momentos e espaços de partilha de experiências e de discussão.
O acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e apoio às atividades de aprendizagem far-se-á através de fóruns de discussão e/ou correio eletrónico.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa – 25%;
– Execução das tarefas propostas, incluindo questionários de avaliação – 50%;
– Relatório de reflexão crítica final – 25%.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.