Data Início | 17/01/2025, ver separador calendarização |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-129329/24 |
Grupo de recrutamento | 230, 500 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Maria Fátima Moreira e António Vasconcelos |
Plataforma | Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 165,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Matemática em Nós - Projetos e Tecnologia (1.ª edição)
O trabalho desenvolvido em DAC apresenta-se como um desafio aos docentes, revisto de enormes potencialidades de organização de práticas de ensino, nomeadamente através de projetos ou atividades interdisciplinares e/ou de articulação disciplinar que serão abordadas neste curso de formação.
Sessões síncronas previstas
17/01/2025 das 19h00 às 20h00 (6.ª feira)
20/01/2025 das 18h30 às 21h30 (2.ª feira)
27/01/2025 das 18h30 às 20h30 (2.ª feira)
03/02/2025 das 18h30 às 20h30 (2.ª feira)
10/02/2025 das 18h30 às 20h30 (2.ª feira)
17/02/2025 das 18h30 às 20h30 (2.ª feira)
24/02/2025 das 18h30 às 20h30 (2.ª feira)
10/03/2025 das 18h30 às 20h30 (2.ª feira)
17/03/2025 das 18h30 às 21h30 (2.ª feira)
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
Objetivos gerais:
• Promover o trabalho interdisciplinar e a articulação curricular, bem como a aprendizagem através de experiências matemáticas significativas que contribuam para o sucesso educativo e para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Objetivos específicos:
• Apresentar plataformas e ferramentas digitais para o ensino de conteúdos matemáticos;
• Utilizar programas, ferramentas digitais e recursos para o desenvolvimento de projetos/tarefas;
• Dar enfase a pedagogias de ensino ativo construtivista;
• Construir, ensaiar e avaliar materiais e procedimentos para aplicar em situação de aprendizagem matemática;
• Selecionar, discutir e preparar projetos matemáticos para desenvolver na sala de aula;
• Construir e avaliar materiais e procedimentos para aplicar em situação de aprendizagem matemática.
Apresentação – 1h síncrona
Apresentação da ação, diagnose, instrumentos, processos e critérios utilizados
Módulo 1 – Trabalho cooperativo e trabalho colaborativo em Matemática – 3h síncronas
Metodologias Ativas e Inovadoras. Apresentação de ferramentas para trabalho colaborativo em Matemática e métodos/técnicas de trabalho cooperativo. Trabalho de projeto com integração de conteúdos matemáticos.
Módulo 2 – Tecnologia e projetos – 4h síncronas + 2h assíncronas
Apresentação de projetos e plataformas (Khan Academy e GeoGebra) que contribuem para a melhoria das aprendizagens de matemática. Ferramentas digitais a utilizar no desenvolvimento de projetos.
Módulo 3 – Projetos eTwinning – 4h síncronas + 2h assíncronas
Apresentação de projetos eTwinning de matemática.
Planificação de projetos eTwinning para desenvolver em sala de aula de matemática.
Módulo 4 – Khan Academy e GeoGebra – 4h síncronas + 2h assíncronas
Exploração das plataformas Khan Academy e GeoGebra. Conceção de sequências de aprendizagens e/ou tarefas para desenvolver em sala de aula de matemática.
Avaliação – 3h síncronas
Apresentação dos projetos/trabalho desenvolvido.
Avaliação da ação e reflexão final
Este curso será desenvolvido numa perspetiva teórico/prática, priorizando-se a reflexão conjunta.
Na formação utilizar-se-ão métodos ativos, sem se descurar o recurso a metodologias expositivas fazendo apelo a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente o trabalho colaborativo e cooperativo no suporte ao ensino de conteúdos matemáticos. A ritmo próprio, todos os formandos, mesmo com níveis de proficiência distintos, serão conduzidos de forma a dominarem a utilização de software específico da matemática e a aprofundarem a reflexão sobre a metodologia de projeto, assente, sobretudo, numa base de trabalho colaborativo como é preconizado no desenvolvimento de projetos eTwinning, o que culminará com a apresentação do trabalho desenvolvido durante a formação, o trabalho final da formação. A aplicação de tecnologias de informação e comunicação em contexto da sala de aula e a articulação disciplinar serão aspetos importantes deste curso dado que permitem investir, renovar e inovar abordagens pedagógico-didáticas, proporcionando novas e diversificadas experiências de aprendizagem aos alunos.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Produção de conteúdos – 50%;
– Reflexão final – 25%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.