Data Início | 28/06/2022 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-108234/20 |
Grupo de recrutamento | 230, 500 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | António Vasconcelos, Julieta Flores, M.ª Fátima Moreira |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 145.00€ |
NOTA: | O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Matemática com projeto(s) e Tecnologia (6.ª edição)
A aplicação de tecnologias digitais em contextos de aprendizagem permite renovar e inovar abordagens pedagógico-didáticas, proporcionando novas e diversificadas experiências de aprendizagem aos alunos. Este curso pretende alargar os horizontes de aplicabilidade da matemática através do conhecimento, da seleção, da reflexão e da preparação de projetos matemáticos para desenvolver em sala de aula.
Sessões síncronas previstas
Dia 28/06/2022 das 18h00 às 20h00
Dia 30/06/2022 das 18h00 às 20h00
Dia 05/07/2022 das 18h00 às 20h00
Dia 07/07/2022 das 18h00 às 20h00
*Falta marcar 1h formação
Dia 12/07/2022 das 18h00 às 20h00
Dia 14/07/2022 das 18h00 às 20h00
Dia 19/07/2022 das 18h00 às 20h00
Dia 21/07/2022 das 18h00 às 20h00
Gerais:
- Apresentar projetos europeus que apoiam o desenvolvimento de projetos a nível de escola;
- Promover um aprofundamento do conhecimento matemático, didático e curricular dos professores;
- Desenvolver uma atitude positiva dos professores e alunos relativamente à Matemática;
- Criar dinâmicas de trabalho colaborativo;
- Promover a troca de experiências;
- Promover a reflexão individual e conjunta sobre as práticas pedagógicas.
- Promover a inclusão das aprendizagens resultantes do “Curso de Formação” nas práticas docentes
Específicos:
- Construir uma DAC, com utilização de recursos matemáticos;
- Utilizar programas (Geogebra e Stellarium), ferramentas digitais e recursos para apoio na realização de projetos;
- Selecionar e preparar projetos matemáticos para desenvolver na sala de aula;
- Construir, ensaiar e avaliar materiais e procedimentos para aplicar em situação de aprendizagem matemática.
Apresentação – 1h síncrona
Apresentação da ação, diagnose, instrumentos, processos e critérios utilizados
Módulo 1 – Trabalho colaborativo em Matemática: 4h síncronas + 2 h assíncronas
Apresentação de ferramentas para trabalho colaborativo em Matemática.
Exemplos de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) com utilização de recursos matemáticos. Planificação de uma DAC.
Formulação de um projeto interdisciplinar que possa constituir uma DAC.
Módulo 2 – Software para suporte ao desenvolvimento de projetos: GeoGebra e Stellarium – 4h síncronas + 4h assíncronas
Apresentação do software
Tarefas de utilização do software
Módulo 3 – Programas e projetos europeus que apoiam o desenvolvimento de projetos a nível de escola: 4h síncronas + 2h assíncronas
Apresentação do programa e da plataforma eTwinning
Conceção de um projeto matemático eTwinning para desenvolver em aula de matemática.
Avaliação – 4h síncronas
Apresentação dos projetos matemáticos eTwinning
Avaliação da ação e reflexão final
Este Curso de Formação será desenvolvido numa perspetiva teórico/prática, priorizando-se uma vertente essencialmente prática e de reflexão conjunta.
Durante a formação vão utilizar-se métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente o trabalho colaborativo e de suporte ao ensino conteúdos matemáticos, reflexão sobre os novos normativos legais de ênfase em projetos interdisciplinares. A ritmo próprio, todos os formandos, mesmo com níveis de proficiência distintos, serão conduzidos de forma a dominarem a utilização de software específico da matemática e a aprofundarem a reflexão sobre Domínios de Autonomia Curricular, o que culminará com a delineação de um Projeto Interdisciplinar inerente ao trabalho final da formação.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Interesse, empenho, pontualidade – 25%;
– Produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.