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Home Loja Formação Contínua de Professores Literacia financeira em ação (1.ª edição)

Literacia financeira em ação (1.ª edição)

70,00 165,00 

O contexto atual de volatilidade económica e financeira e da crescente complexidade na tomada de decisões quotidianas, requer que a capacitação neste domínio, de literacia financeira, seja um fator determinante para os professores motivarem os seus alunos a assumir comportamentos financeiros responsáveis, no planeamento e organização da sua vida presente e futura.

SKU: 401D0159FCP1
Data Início

14/01/2025, ver separador calendarização

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-129327/24

Grupo de recrutamento

Professores do 2º/3º CEB e Ensino Secundário

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Não

Formador/a

Juliana Campos

Plataforma

Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

165,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

14/01/2025 das 19h00 às 22h00 (3.ª feira)
21/01/2025 das 19h00 às 21h30 (3.ª feira)
28/01/2025 das 19h00 às 22h00 (3.ª feira)
04/02/2025 das 19h00 às 22h00 (3.ª feira)
11/02/2025 das 19h00 às 21h30 (3.ª feira)
18/02/2025 das 19h00 às 22h00 (3.ª feira)
25/02/2025 das 19h00 às 22h00 (3.ª feira)

No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.

Objetivo geral:
– Capacitar os docente para o exercício da ação educativa em literacia financeira.

Objetivos específicos:
– Elaborar um orçamento familiar, identificando rendimentos e despesas e apurando o respetivo saldo.
– Avaliar os riscos e a incerteza no plano financeiro.
– Utilizar a conta de depósito à ordem e os meios de pagamento.
– Reconhecer a importância da poupança relacionando-a com os objetivos da vida.
– Identificar as características de alguns produtos financeiros onde a poupança pode ser aplicada.
– Identificar elementos de comparação dos produtos financeiros.
– Compreender os riscos existentes na utilização dos serviços financeiros digitais.

Apresentação (1h síncrona)
Módulo 1 – Planeamento e gestão do orçamento familiar (2h síncronas + 1h assíncrona)
– Diferenciar “necessitar” e “querer”.
– Classificar despesas e rendimentos
– A noção de saldo
– Riscos e incertezas (curto, médio e longo prazo)
– Estratégias para fazer face a imprevistos
– A importância dos seguros

Módulo 2 – Poupança (2,5 h síncronas)
– Objetivos da poupança e sua importância no ciclo de vida
– Cálculo das necessidades de poupança para a satisfação de objetivos no longo prazo
– Aplicações da poupança: formas de aplicação e remuneração
– Relação entre remuneração e o risco: a rendibilidade esperada, o risco e a liquidez

Módulo 3 – Sistemas e produtos financeiros básicos (3h síncronas + 1h assíncrona)
– Meios de pagamento:
Notas e moedas
Cheque
Débitos diretos
Transferências interbancárias
Cartões de débito e crédito
Terminais de Pagamento e Caixas Automáticos
– Contas Bancárias:
Conta de depósitos à ordem: Abertura, Tipo de conta, Movimentação e saldo da conta, Custos de manutenção e descobertos autorizado

Módulo 4 – Produtos financeiros do portal do cliente bancário do Banco de Portugal
(3h síncronas)
– Depósitos a prazo (e.g. tipo de remuneração, taxa de juro, prazo, mobilização antecipada)
– Certificados de aforro/ Certificados do Tesouro (e.g. remuneração, mobilização)
– Obrigações do tesouro
– Ações, Planos de Poupança para a Reforma, Outros Créditos (pessoal, automóvel, lar, etc)
– Obrigações
– Descobertos Bancários
– Títulos de Crédito
– Fundos de investimento
– Micro Crédito
– Caracterização dos seguros
– Serviços Mínimos
O PARI, O PERSI, a FID, o SPIN

Módulo 5 – Crédito (2,5h síncronas + 1h assíncrona)
Necessidades e capacidade financeira
Identificar os custos do crédito
A taxa de esforço na concessão do crédito
Reconhecer as responsabilidades decorrentes do recurso ao crédito
Mapa de central de responsabilidades do Banco de Portugal

Módulo 6 – Ética e responsabilidade social nas questões financeiras (3h síncronas + 1h assíncrona)
– Ética nas questões financeiras
– Riscos existentes na utilização dos serviços financeiras digitais
– Identificar os tipos de fraude mais comuns
– Proteger os seus dados pessoais, palavra passe e códigos
– Direitos e deveres dos Consumidores (entidades Reguladoras)

Avaliação (3h síncronas + 1h assíncrona)
Apresentação do Plano de Aula desenvolvido.
Avaliação da ação e reflexão final.

Na primeira sessão, são delineados os objetivos, os conteúdos programáticos e os descritores da conceção do plano aula a ser apresentado na última aula.
As sessões serão apresentadas numa perspetiva teórico/prática, de forma a dotar os formandos(as) com ferramentas, instrumentos e estratégias no ensino das aprendizagens no âmbito da literacia financeira no meio educativo de forma a que as abordagens pedagógico-didáticas, aliadas ao carácter lúdico, proporcione novas e diversificadas experiências de aprendizagem a serem implementadas aos alunos.
A ação constituída por sessões síncronas (20h) – desenvolver-se-ão momentos de interação entre formadora-formando(a) e colegas, criando-se situações de partilha de conhecimento e experiências. E por sessões assíncronas (5h) – em que os formandos exercitarão as competências desenvolvidas, de acordo com os conteúdos abordados na sessão, de forma a se verificar a consolidação dos mesmos.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base a conceção de um plano de aula a ser apresentada no final da ação.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 20%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos- trabalho –50%;
– Reflexão final – 30%

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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