Data Início | 05/09/2024 |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-121608/23 |
Grupo de recrutamento | 100, 110 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Não |
Formador/a | Rosa Batista |
Plataforma | Zoom + Moodle CDP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Juntando palavras (2.ª edição)
Juntando as palavras para construir a poesia, a prosa e os contos de forma a promover a aprendizagem da comunicação escrita.
Sessões síncronas previstas
05/09/2024 das 19h00 às 21h30 (5.ª feira)
12/09/2024 das 19h00 às 20h30 (5.ª feira)
18/09/2024 das 19h00 às 20h30 (4.ª feira)
26/09/2024 das 19h00 às 21h00 (5.ª feira)
02/10/2024 das 19h00 às 20h30 (4.ª feira)
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
Pretende-se, assim, que no decurso da formação os formandos sejam capazes de:
• Apreciar o prazer da escrita.
• Robustecer a criatividade a partir das palavras.
• Experienciar práticas de escrita.
• Proporcionar a experimentação e o desenvolvimento de diversas técnicas de trabalho na sala de aula.
• Incentivar a produção escrita.
• Constatar a escrita enquanto técnica incitadora de desenvolvimento pessoal.
• Reconhecer o poder da linguagem.
• Avaliar estratégias e materiais nos processos de ensino e de aprendizagem.
Apresentação da ação e gestão das suas dinâmicas
-Apresentação do curso e explicação do seu funcionamento em regime e-learning.
-Discussão sobre o plano de conteúdos do curso, a metodologia e os objetivos.
-Divulgação dos critérios e instrumentos de avaliação.
-Apresentação do cronograma das sessões de trabalho.
-Atividade de apresentação dos formandos.
-Levantamento de conceções e necessidades formativas.
-Divulgação da plataforma de desenvolvimento da formação on-line e inscrição.
Módulo 1 – A poesia, a prosa e os contos na escola
– O papel da poesia na escola.
– O papel da prosa na escola.
– O papel dos contos na escola.
Módulo 2. A poesia, a prosa, os contos
– O peso da palavra.
– A mensagem por detrás dos textos.
– O efeito dos textos em nós.
Módulo 3. Exercícios criativos de poesia, de prosa e de contos (1 hora síncrona + 5 horas assíncronas)
– Conceção de poemas, prosas e contos a partir de um mote.
Módulo 4. Estratégias de intervenção
– Atividades a concretizar.
– Conceção de materiais de apoio.
– Estratégias a aplicar em sala de aula.
Avaliação
– Apresentação das atividades em cenário educativo.
– Considerações finais sobre o curso.
– Processo de avaliação.
As sessões síncronas serão momentos de interações várias: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se partilha de conhecimento e experiências.
Nas sessões assíncronas explorarão os conteúdos teóricos, através de documentos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado do ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Depois proporcionar-se-ão atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, de acordo com as situações vivenciadas na prática pedagógica. Os exercícios visam estimular a visão prática dos conteúdos.
A modalidade e-learning é adequada e eficaz pela flexibilidade, facilita a aprendizagem interativa e visa as necessidades atuais dos formandos, gestão temporal e espacial.
Os encontros desenvolver-se-ão com momentos de trabalho cooperativo e individual, permitindo estimular a reflexão, renovação das práticas pedagógicas, desenvolvendo a investigação-ação, pondo em prática metodologias que permitam a conceção, experimentação e avaliação das novas estratégias e recursos abordados na formação.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Avaliação com base nos seguinte indicadores e respetiva ponderação:
. Realização das Tarefas nas Sessões 25%
. Produção de Trabalhos e/ou Materiais 60%
. Reflexão crítica 15%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.