Data Início | 06/02/2023 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-112769/21, Formação integrada na Base de Formação RBE, especifica para Professores Bibliotecários. |
Grupo de recrutamento | Professores Bibliotecários, Todos os grupos disciplinares |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Não |
Formador/a | Amadeu Santos |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 150.00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Imprensa escolar e educação para os media (2.ª edição)
Este curso de formação pretende reforçar, junto dos professores, o reconhecimento do valor cultural e do papel educativo da imprensa escolar.
Sessões síncronas previstas
Dia 06/02/2023 das 19h00 às 21h00
Dia 08/02/2023 das 19h00 às 21h00
Dia 13/02/2023 das 19h00 às 21h00
Dia 15/02/2023 das 19h00 às 21h00
Dia 22/02/2023 das 19h00 às 21h00
Dia 27/02/2023 das 19h00 às 21h00
Dia 01/03/2023 das 19h00 às 21h00
Dia 06/03/2023 das 19h00 às 20h30
Dia 08/03/2023 das 19h00 às 20h30
Reforçar junto dos formandos o reconhecimento do valor cultural e do papel educativo da imprensa escolar.
Combater a dispersão da atenção provocada pelo consumo imoderado e acrítico de informação fragmentária e irrelevante dos media, em particular dos digitais.
Apreciar criticamente publicações escolares físicas e online já existentes.
Envolver os seus alunos e a comunidade escolar em geral em projetos de construção e manutenção de diferentes formatos de media escolares.
Estimular a criação de clubes de jornalismo, de leitura e escrita dentro da escola.
Favorecer a aquisição de literacia mediática e a educação para a cidadania.
Módulo 1. A Imprensa escolar, da sua necessidade e dos seus efeitos
(5 horas: 3 síncronas + 2 assíncrona para pesquisa e consulta de materiais dados)
Apresentação da ação de formação.
Orientações e sugestões para o desenvolvimento da ação.
Recomendações bibliográficas e webgráficas.
Publicações escolares, uma introdução: Como, quando, com quem, para quem e para quê?
A escola, a literacia mediática e a educação para a cidadania.
A disputa da atenção. A imprensa escolar face aos media tradicionais e eletrónicos.
Debate sobre os conteúdos do módulo.
Módulo 2. A operacionalização
(5 horas: 3 síncronas + 2 assíncronas para pesquisa)
Formatos e propósitos: o jornal, a revista, o fanzine. O título.
Edição digital ou impressa? A periodicidade.
Criação e manutenção da publicação. Questões organizativas. Equipas, recursos e apoios.
A articulação com a Biblioteca Escolar, com os grupos disciplinares e clubes e oficinas.
Módulo 3. Conteúdos e imagem gráfica
(6 horas: 4 síncronas + 2 assíncronas para pesquisa)
A linha editorial. A escolha dos temas/assuntos. A vocação interdisciplinar.
A entrevista, a reportagem, o artigo de fundo, a notícia. As rubricas.
Recolha e seleção de textos. Critérios.
As fontes, o copyright. O verdadeiro e o falso; a “pós-verdade”.
A relação texto/imagem. A composição, o design gráfico.
O formato, a paginação e a ilustração. O tipo de letra.
Módulo 4. Outros aspetos
(5 horas: 3 síncronas + 2 assíncronas para pesquisa)
A apresentação da publicação, a sessão de lançamento.
O feedback da comunidade. A publicação na sala de aula.
Estudo de algumas publicações escolares.
Módulo 5. Apresentações finais pelos formandos com base no trabalho assíncrono
(4 horas síncronas)
Apresentações dos formandos, debate e considerações finais.
Serão criados momentos geradores de interações múltiplas entre o formador e os formandos e destes entre si, partilhando conhecimento e experiências.
O curso vai desenvolver-se intercalando a apresentação teórica de conteúdos, desenvolvidos com a preocupação de ligação aos contextos e vivências profissionais dos participantes; englobando sugestões de leituras, vídeos, e recurso às TIC. Os formandos são incentivados a refletir, debater e questionar em torno das questões e problemas colocados, promovendo-se assim aprendizagens significativas.
Os critérios a utilizar são:
• O domínio de conhecimentos e estratégias demonstrados na reflexão;
• Evolução das aprendizagens;
• Participação e empenho nas atividades propostas em linha;
• Capacidade de cooperação e colaboração interpessoais;
• Adequação de conteúdos e saberes aos contextos.
Estes critérios incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Interesse, empenho, pontualidade – 25%;
– Participação ativa no domínio da produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores