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Home Loja Formação Contínua de Professores Imprensa escolar e educação para os media (1.ª edição)

Imprensa escolar e educação para os media (1.ª edição)

65,00 145,00 

Este curso de formação pretende reforçar, junto dos professores, o reconhecimento do valor cultural e do papel educativo da imprensa escolar.

SKU: FCP086-1
Data Início

12/10/2022

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-112769/21, Formação integrada na Base de Formação RBE, especifica para Professores Bibliotecários.

Grupo de recrutamento

Especifica para Professores Bibliotecários, Todos os grupos disciplinares

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Não

Formador/a

Amadeu Santos

Preço Associado

65.00 €

Preço Não Associado

145.00€

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

Dia 12/10/2022 das 19h00 às 21h00

Dia 17/10/2022 das 19h00 às 21h00

Dia 19/10/2022 das 19h00 às 21h00

Dia 24/10/2022 das 19h00 às 21h00

Dia 26/10/2022 das 19h00 às 21h00

Dia 02/11/2022 das 19h00 às 21h00

Dia 07/11/2022 das 19h00 às 21h00

Dia 09/11/2022 das 19h00 às 20h30

Dia 14/11/2022 das 19h00 às 20h30

Reforçar junto dos formandos o reconhecimento do valor cultural e do papel educativo da imprensa escolar.
Combater a dispersão da atenção provocada pelo consumo imoderado e acrítico de informação fragmentária e irrelevante dos media, em particular dos digitais.
Apreciar criticamente publicações escolares físicas e online já existentes.
Envolver os seus alunos e a comunidade escolar em geral em projetos de construção e manutenção de diferentes formatos de media escolares.
Estimular a criação de clubes de jornalismo, de leitura e escrita dentro da escola.
Favorecer a aquisição de literacia mediática e a educação para a cidadania.

Módulo 1. A Imprensa escolar, da sua necessidade e dos seus efeitos
(5 horas: 3 síncronas + 2 assíncrona para pesquisa e consulta de materiais dados)
Apresentação da ação de formação.
Orientações e sugestões para o desenvolvimento da ação.
Recomendações bibliográficas e webgráficas.
Publicações escolares, uma introdução: Como, quando, com quem, para quem e para quê?
A escola, a literacia mediática e a educação para a cidadania.
A disputa da atenção. A imprensa escolar face aos media tradicionais e eletrónicos.
Debate sobre os conteúdos do módulo.

Módulo 2. A operacionalização
(5 horas: 3 síncronas + 2 assíncronas para pesquisa)
Formatos e propósitos: o jornal, a revista, o fanzine. O título.
Edição digital ou impressa? A periodicidade.
Criação e manutenção da publicação. Questões organizativas. Equipas, recursos e apoios.
A articulação com a Biblioteca Escolar, com os grupos disciplinares e clubes e oficinas.

Módulo 3. Conteúdos e imagem gráfica
(6 horas: 4 síncronas + 2 assíncronas para pesquisa)
A linha editorial. A escolha dos temas/assuntos. A vocação interdisciplinar.
A entrevista, a reportagem, o artigo de fundo, a notícia. As rubricas.
Recolha e seleção de textos. Critérios.
As fontes, o copyright. O verdadeiro e o falso; a “pós-verdade”.
A relação texto/imagem. A composição, o design gráfico.
O formato, a paginação e a ilustração. O tipo de letra.

Módulo 4. Outros aspetos
(5 horas: 3 síncronas + 2 assíncronas para pesquisa)
A apresentação da publicação, a sessão de lançamento.
O feedback da comunidade. A publicação na sala de aula.
Estudo de algumas publicações escolares.

Módulo 5. Apresentações finais pelos formandos com base no trabalho assíncrono
(4 horas síncronas)
Apresentações dos formandos, debate e considerações finais.

Serão criados momentos geradores de interações múltiplas entre o formador e os formandos e destes entre si, partilhando conhecimento e experiências.
O curso vai desenvolver-se intercalando a apresentação teórica de conteúdos, desenvolvidos com a preocupação de ligação aos contextos e vivências profissionais dos participantes; englobando sugestões de leituras, vídeos, e recurso às TIC. Os formandos são incentivados a refletir, debater e questionar em torno das questões e problemas colocados, promovendo-se assim aprendizagens significativas.

Os critérios a utilizar são:
• O domínio de conhecimentos e estratégias demonstrados na reflexão;
• Evolução das aprendizagens;
• Participação e empenho nas atividades propostas em linha;
• Capacidade de cooperação e colaboração interpessoais;
• Adequação de conteúdos e saberes aos contextos.
Estes critérios incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Interesse, empenho, pontualidade – 25%;
– Participação ativa no domínio da produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores

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