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Home Loja Formação Contínua de Professores II Conferência “Vozes da Inclusão” – Caminhos Inclusivos: inovações científicas, perspetivas e cenários (em Braga)

II Conferência “Vozes da Inclusão” - Caminhos Inclusivos: inovações científicas, perspetivas e cenários (em Braga)

25,00 35,00 

Com o intuito de contribuir para a divulgação científica dos estudos e práticas inovadoras bem como promover uma reflexão útil, pública e aberta sobre a deficiência, o centro de formação da Casa do Professor, em parceria com a CERCI Braga e a FENACERCI, propõem esta conferência destinada a todos os que acompanham pessoas com NEE.

SKU: FCP135
Data Início

23/11/2023

Data Fim

Duração

12h

Modalidade

Curso

Regime

Presencial

Acreditação

CCPFC/ACC-121268/23

Grupo de recrutamento

Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial. Outros profissionais e público em geral.

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Não

Formador/a

Vários

Preço Associado

25,00€

Preço Não Associado

35,00€

NOTA:

O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

A conferência tem como objetivos gerais:
– Diferenciar as medidas e políticas de inclusão e respetiva aplicação, por faixa etária.
– Contribuir para capacitação dos profissionais que trabalham na área das NEE/deficiência;
– Refletir sobre as perspetivas de futuro no que diz respeito ao cuidados, interdependência e autonomia da pessoa com NEE/deficiência ao longo do seu percurso de vida;
– Promover metodologias inovadoras de intervenção no contexto sócio educativo.

As sessões constantes do programa são em plenário e têm um cariz teórico-prático, consistindo na apresentação de um tema por parte de um ou vários oradores e na sua discussão subsequente pelos participantes.
A conferência contempla:
– Sessões plenárias com apresentações por formadores/as – investigadores/as na área;
– Painéis ou intervenções temáticas por formadores/as da especialidade para abordar temáticas de interesse para a compreensão dos temas apresentados, sendo mais interativas e propiciadoras de partilha de boas práticas;
– Mesas-redondas de partilha de experiências educativas com impacto na melhoria práticas de inclusão.

Considera-se a realização de uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final sobre o domínio dos conhecimentos adquiridos com aplicação aos seus reais contextos educativos.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

23 novembro 2023
09:00 – Receção dos inscritos
09:30 – Sessão de Abertura
09:45 – Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2022 – Patrícia Neca, ODDH

Painel I – Desafios da Intervenção Precoce
10:05 – 30 anos de IPI em Portugal: Reflexão sobre o caminho percorrido, conseguimentos e “inconseguimentos” Ana Maria Serrano, CIEC-IE-Uminho
10:25 – A participação da família na avaliação e intervenção nas disfunções de integração sensorial, Cátia Couço Lucas – CIEC-IE-Uminho
10:45 – Book “Down Syndrom-the first years, Ena Heimdahl, Senior adviser Statped Department of Complex Learning Difficulties- Division Early Childhood Education and Care and Christina Haulrich Klausen, mother of Bjørg with Down Syndrome, Noruega
11:05 – Coffee break
11:30 – Prática Inovadora: Equipa de Intervenção Precoce de Vizela, ELI Vizela
11:50 – A Voz da família sobre Intervenção Precoce

Painel II – Educação Inclusiva: dos pressupostos legais às práticas
14:30 – Educação Inclusiva e seus Desafios, Luis Capucha ISCTE-IUL
14:50 – Educação Inclusiva em Portugal: dos princípios às práticas, Paula Campos Pinto, ULisboa
15:10 – Centro de Recursos para a Inclusão: que desafios? Ana Paula Monteiro, DGESTE
15:30 – Coffee break
16:00 – Prática Inovadora I: a Inclusão em Contexto Escolar, Rosário Ferreira; AE Camilo Castelo Branco
16:20 – Prática Inovadora II: Empoderamento – o poder de transformar pesadelos em sonhos, Luís Baião, AE

24 novembro 2023
Painel III – Da desinstitucionalização a modelos de base comunitária
09:30 – Modelo de Base Comunitária, Sofia Santos, U Lisboa
09:50 – Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI), como instrumento de base comunitária, CERCI Espinho
10:10 – Na primeira Pessoa: como se perceciona um cidadão com deficiência intelectual na sua comunidade, CERCI Lisboa
10:30 – 11:05 – Coffee break
11:00 – Avaliação da Qualidade de Vida das pessoas com dificuldade intelectual – a Escala Pessoal de Resultados, Cristina Simões, CFAE do Planalto Beirão
11:20 – Resultados de Impacto: percurso na aplicação da Escala Pessoal de Resultados, Mónica Carvalho, ACIP

Painel IV – Saúde Mental e Acessibilidade Cognitiva
14:00 – Fatores Biopsicossociais que influenciam o bem estra e saúde mental dos adolescentes portugueses, Tânia Gaspar, Universidade Lusíada de Lisboa
14:20 – Boas Práticas na Promoção da Saúde Mental, Gina Tomé, FMH, U Lisboa, Associação Aventura Social
14:40 – O Duplo Diagnóstico, Carla Silva, FENACERCI
15:00 – Coffee break / Momento Cultural: Dança Inclusiva
15:50 – Accesibilidad a la educación superior de las personas con discapacidad intelectual, Raquel de la Fuente, UBurgos, Espanha
16:10 – Acessibilidade linguística e comunicacional em contexto escolar, Sandra Marques, FENACERCI
16:30 – Content for Every Mind: Building and Validating for Cognitive Inclusivity. Tatjana Knapp, Risa, Eslovénia

17:00 ENCERRAMENTO

Esta Conferência realiza-se em Braga, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, nos dias 23 e 24 de novembro de 2023.

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