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Home Loja Formação Contínua de Professores Expressão dramática na educação (2.ª edição)

Expressão dramática na educação (2.ª edição)

70,00 165,00 

Capacitar os educadores/professores com técnicas de expressão dramática que vão facilitar o seu desempenho enquanto docentes e, simultaneamente, despertar competências para o desenvolvimento de atividades de expressão dramática com os seus alunos.

SKU: 385D0154FCP2
Data Início

11/01/2025, ver separador calendarização

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-129325/24

Grupo de recrutamento

100, 110, 910

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Maria Henrique

Plataforma

Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

165,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

11/01/2025 das 9h30 às 12h00 (sábado)
14/01/2025 das 18h00 às 20h30 (3.ª feira)
21/01/2025 das 18h00 às 20h30 (3.ª feira)
25/01/2025 das 9h30 às 12h00 (sábado)
28/01/2025 das 18h00 às 20h30 (3.ª feira)
01/02/2025 das 9h00 às 13h00 (sábado)
08/02/2025 das 9h00 às 13h00 (sábado)
11/02/2025 das 18h00 às 19h30 (3.ª feira)

No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.

Objetivo geral
Capacitar os educadores/professores com técnicas de expressão dramática que vão facilitar o seu desempenho enquanto docentes e, simultaneamente, despertar competências para o desenvolvimento de atividades de expressão dramática com os seus alunos.
Objetivos específicos
– Desenvolver habilidades de comunicação verbal e não verbal, essenciais para chamar a atenção e transmitir informações de forma eficaz.
– Dominar técnicas de projeção vocal, adequadas ao espaço físico.
– Promover a autoconfiança, autoconhecimento e crescimento emocional dos educadores/professores, o que se traduz numa presença mais assertiva e segura na sala de aula.
– Motivar a criatividade e a inovação em contexto educativo pelos desafios à imaginação de representar diferentes papéis e situações.
– Promover a dinâmica de grupos, através da realização de atividades que requerem trabalho e entrega, mas potenciam a colaboração, empatia para com o outro e a coesão dos grupos.

Apresentação – 2.5h síncronas
– Apresentação do grupo e da formadora.
– Exercícios de partilha, entrega e de confiança para criar a coesão do grupo de trabalho.
MÓDULO 1 – Recriar e explorar situações do contexto educativo – 10h síncronas
– Exercícios práticos para sair da sua zona de conforto: partilha entre pares sobre o contexto educativo.
– Criação de cenas práticas de sala de aula, com exploração de diversas situações e diferentes papéis.
– Reflexão sobre o impacto das dinâmicas nas competências e cenários educativos.
MÓDULO 2 – Criação de cenas – 2,5h assíncronas + 4h síncronas
– Criar desafios e estruturar a sua apresentação/representação dramática.
– Apresentação de cenas, com a resolução de dilemas e desafios através da expressão dramática.
– Análise critica e subsequente repetição de cenas.
MÓDULO 3 – Expressão dramática em ação – 4h síncronas + 0,5h assíncrona
– Exercícios práticos, com desafios para motivar a criatividade e a inovação.
– Auto-reflexão individual.

Avaliação – 1,5h síncronas
– Balanço final com brainstorming.

As sessões síncronas vão possibilitar as apresentações, combinando-se o método expositivo para explorar e refletir sobre os conteúdos, com o método demonstrativo para dinâmicas de atividades e tarefas realizadas em contextos educativos. A ação enceta assim uma perspetiva teórico prática, privilegiando o desenvolvimento também de uma metodologia ativa, em que a inclusão de atividades dramáticas durante a realização da ação, irá facilitar o desenvolvimento de competências de expressão dramática.
Na sessões assíncronas, os formandos adquirem conhecimentos e efetuam exercícios de autoconhecimento e autorreflexão, essenciais à consolidação de competências de expressão dramática.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos- trabalho – 50%;
– Reflexão final – 25%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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