Data Início | 20/09/2022 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | Presencial |
Acreditação | CCPFC/ACC-106809/19 |
Grupo de recrutamento | Todos os grupos disciplinares |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Não |
Formador/a | João Ferreira |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 145.00€ |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Excel no uso escolar – iniciação ao desenvolvimento de estruturas de avaliação integradas (1.ª edição)
20 de setembro (terça-feira) das 19h00 às 22h00
27 de setembro (terça-feira) das 19h00 às 22h00
04 de outubro (terça-feira) das 19h00 às 22h00
11 de outubro (terça-feira) das 19h00 às 22h00
18 de outubro (terça-feira) das 19h00 às 22h00
25 de outubro (terça-feira) das 19h00 às 22h00
8 de novembro (terça-feira) das 19h00 às 22h30
15 de novembro (terça-feira) das 19h00 às 22h30
Ação decorrerá em Braga
Adquirir conhecimentos sobre a utilização do Microsoft Excel, em função da necessidade docente;
Compreender e tirar proveito das vantagens da utilização do Microsoft Excel, em situações específicas da organização da informação escolar;
Ser capaz de fazer um uso das potencialidades e ferramentas disponíveis na folha de cálculo do Microsoft Excel;
Desenvolver a fluência na utilização do Microsoft Excel;
Otimizar, automatizar e fiabilizar os cálculos e o tratamento dos dados;
Importar e organizar dados;
Otimizar situações de simulação baseadas em funções e gráficos;
Conhecer os fundamentos de cálculos no computador;
Executar simulações estatísticas de âmbito educativo;
Preenchimento de folhas de cálculo com base na prática pedagógica;
Produzir documentos de apoio à função docente.
1 – Verificação de conhecimentos em Excel e estabelecimento de uma linha de base (3h presenciais)
2 – A utilização de conceitos base na construção e preenchimento de grelhas educativas (6h presenciais)
3- As grelhas de avaliação e o cálculo das ponderações de avaliação (6h presenciais)
4 – A personalização e formatação conforme os modelos da escola (3h presenciais)
5 – O tratamento estatístico elementar e a produção de gráficos (3h presenciais)
6 – A Utilização do Excel na elaboração de relatórios de avaliação (2h presenciais)
7 – A partilha de grelhas entre pares e a manutenção da sua integridade (2 h presenciais)
A ação, na modalidade de curso, tem duração de 25h.
As sessões estabelecerão apoio às práticas educativas.
Estabelecer-se-á a interação entre a formação recebida e a prática em contexto. Privilegiar-se-á o desenvolvimento do apoio à gestão documental docente. A componente de trabalho autónomo estruturar-se-á de acordo com os seguintes passos metodológicos:
Fase I – Análise de contextos profissionais (3 horas)
Fase II – Produção de uma grelha de observação/experimental (9 horas)
Fase III – Elaboração de uma grelha de avaliação de final de período (9 horas)
Fase IV – Avaliação dos formandos e da ação (3 horas)
A avaliação será́ expressa nos termos dos números 5 e 6 do artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015, sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
25%
. Participação
. Realização das Tarefas nas Sessões
. Assiduidade/Pontualidade
60%
. Produção de Trabalhos e/ou Materiais
. Aplicação em contexto escolar
15%
. Reflexão crítica
A profundidade e adequação qualitativa dos dois primeiros itens estará diretamente (co)relacionada com o nível de desenvolvimento dos objetivos da Oficina e com a mobilização de saberes profissionais.