0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja Formação Contínua de Professores Excel no uso escolar – iniciação ao desenvolvimento de estruturas de avaliação integradas (1.ª edição)

Excel no uso escolar – iniciação ao desenvolvimento de estruturas de avaliação integradas (1.ª edição)

65,00 145,00 

Limpar
SKU: FCP021
Data Início

20/09/2022

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

Presencial

Acreditação

CCPFC/ACC-106809/19

Grupo de recrutamento

Todos os grupos disciplinares

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dimensão Científica e Pedagógica

Não

Formador/a

João Ferreira

Preço Associado

65,00 €

Preço Não Associado

145,00€

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal, o custo é de €5,00

20 de setembro (terça-feira) das 19h00 às 22h00

27 de setembro (terça-feira) das 19h00 às 22h00

04 de outubro (terça-feira) das 19h00 às 22h00

11 de outubro (terça-feira) das 19h00 às 22h00

18 de outubro (terça-feira) das 19h00 às 22h00

25 de outubro (terça-feira) das 19h00 às 22h00

8 de novembro (terça-feira) das 19h00 às 22h30

15 de novembro (terça-feira) das 19h00 às 22h30

Adquirir conhecimentos sobre a utilização do Microsoft Excel, em função da necessidade docente;

Compreender e tirar proveito das vantagens da utilização do Microsoft Excel, em situações específicas da organização da informação escolar;

Ser capaz de fazer um uso das potencialidades e ferramentas disponíveis na folha de cálculo do Microsoft Excel;

Desenvolver a fluência na utilização do Microsoft Excel;

Otimizar, automatizar e fiabilizar os cálculos e o tratamento dos dados;

Importar e organizar dados;

Otimizar situações de simulação baseadas em funções e gráficos;

Conhecer os fundamentos de cálculos no computador;

Executar simulações estatísticas de âmbito educativo;

Preenchimento de folhas de cálculo com base na prática pedagógica;

Produzir documentos de apoio à função docente.

1 – Verificação de conhecimentos em Excel e estabelecimento de uma linha de base (3h presenciais)

2 – A utilização de conceitos base na construção e preenchimento de grelhas educativas (6h presenciais)

3- As grelhas de avaliação e o cálculo das ponderações de avaliação (6h presenciais)

4 – A personalização e formatação conforme os modelos da escola (3h presenciais)

5 – O tratamento estatístico elementar e a produção de gráficos (3h presenciais)

6 – A Utilização do Excel na elaboração de relatórios de avaliação (2h presenciais)

7 – A partilha de grelhas entre pares e a manutenção da sua integridade (2 h presenciais)

A ação, na modalidade de curso, tem duração de 25h.

As sessões estabelecerão apoio às práticas educativas.

Estabelecer-se-á a interação entre a formação recebida e a prática em contexto. Privilegiar-se-á o desenvolvimento do apoio à gestão documental docente. A componente de trabalho autónomo estruturar-se-á de acordo com os seguintes passos metodológicos:

Fase I – Análise de contextos profissionais (3 horas)

Fase II – Produção de uma grelha de observação/experimental (9 horas)

Fase III – Elaboração de uma grelha de avaliação de final de período (9 horas)

Fase IV – Avaliação dos formandos e da ação (3 horas)

A avaliação será́ expressa nos termos dos números 5 e 6 do artigo 4.º, do Despacho n.º 4595/2015, sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:

25%

. Participação

. Realização das Tarefas nas Sessões

. Assiduidade/Pontualidade

60%

. Produção de Trabalhos e/ou Materiais

. Aplicação em contexto escolar

15%

. Reflexão crítica

A profundidade e adequação qualitativa dos dois primeiros itens estará diretamente (co)relacionada com o nível de desenvolvimento dos objetivos da Oficina e com a mobilização de saberes profissionais.

Outras sugestões