Data Início | 02/05/2022 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-111671/21 |
Grupo de recrutamento | 100 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Rita Burmester Moreira |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 145.00 |
NOTA: | O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Estratégias criativas para o desenvolvimento das expressões no pré-escolar (2.ª edição)
É fundamental que, desde tenra idade, se explore com as crianças capacidades e competências de expressão emocional, de comunicação e de compreensão da língua verbal e não verbal. Este curso propõe-se apresentar novas ideias que possam ser trabalhadas nos novos contextos que vivenciamos e refletir com educadoras sobre estratégias criativas.
Sessões síncronas previstas
02/05/2022 das 19h00 às 22h00
05/05/2022 das 19h00 às 22h00
09/05/2022 das 19h00 às 21h30
12/05/2022 das 19h00 às 21h30
16/05/2022 das 19h00 às 21h30
19/05/2022 das 19h00 às 21h30
25/05/2022 das 19h00 às 20h00
28/05/2022 das 10h00 às 11h00
04/06/2022 das 10h00 às 13h00
– Capacitar os educadores para o uso do jogo dramático como ferramenta de comunicação;
– Compreender o movimento do corpo no seu total e em partes;
– Compreender o conceito de sub-texto e a sua aplicabilidade;
– Promover o uso de estratégias criativas;
– Compreender, identificar e ultrapassar as barreiras que limitam a criatividade.
Apresentação do grupo e partilha de experiências profissionais (1h síncronas)
Módulo 1 – Jogos dramáticos (5h síncronas)
Módulo 2 – Movimento (5h síncronas)
Módulo 3 – Apresentação de Stanislavski e o conceito de subtexto (2,5h síncronas)
Módulo 4 – A criatividade (2,5h síncronas)
Módulo 5 – Elaboração de projeto educativo (2h síncrona + 4h assíncronas)
Avaliação (3h síncronas)
Este curso de formação desenvolve-se na utilização de uma metodologia teórico-prática. Os formandos terão acesso aos conteúdos teóricos que serão disponibilizados na plataforma pedagógica Moodle. Utilizaremos o método expositivo para explorar e refletir sobre conteúdos teóricos, combinando com o método demonstrativo, dando exemplos de atividades e tarefas realizadas em contextos educativos. As sessões decorrerão por videoconferência, abrindo espaço à partilha de ideias e conhecimentos sempre que possível. Nalgumas sessões recorremos também à discussão orientada e ao brainstorming, particularmente no módulo sobre a temática da criatividade. O último módulo será dedicado à construção de um projeto pessoal educativo que deverá evidenciar os conteúdos apreendidos.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias. No final da formação, realizar-se-á uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação são:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Interesse e empenho – 25%;
– Projeto educativo (reflexão final) – 50%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.