0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja Formação Contínua de Professores Escola Inclusiva: da avaliação à intervenção educativa na sobredotação (5.ª edição)

Escola Inclusiva: da avaliação à intervenção educativa na sobredotação (5.ª edição)

65,00 145,00 

Promoção de uma escola cada vez mais inclusiva e que atende à diversidade de alunos nos seus diversos contextos.

SKU: FCP045-5
Data Início

05/05/2022

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-107664/20

Grupo de recrutamento

100, 110, 910

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Cristina Palhares

Preço Associado

65.00 €

Preço Não Associado

145.00€

NOTA:

Excecionalmente esta ação é considerada como efetuada na dimensão científica e pedagógica de todos os grupos de recrutamento (art.º 3 do Despacho n.º 779/19 alterado pelo Despacho n.º 2053/21)., O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Plataforma

Moodle-PT

Sessões síncronas
05/05/2022 das 18h00 às 20h30
10/05/2022 das 18h00 às 20h30
12/05/2022 das 18h00 às 20h30
17/05/2022 das 18h00 às 20h30
19/05/2022 das 18h00 às 20h30
20/05/2022 das 18h00 às 20h30
24/05/2022 as 18h00 às 20h00

Mediar adequadamente a diversidade em sala de aula, promovendo a inclusão atitudinal e socio emocional;

Identificar e sinalizar crianças sobredotadas de acordo com os princípios gerais;

Enumerar estratégias de intervenção e apoio;

Ajustar práticas pedagógico-didáticas que promovam o potencial de todos os alunos, nomeadamente, os mais capazes.

Implementar práticas, estratégias, metodologias de ensino e avaliação, para melhor responder às necessidades de todos os alunos.

I. Promover o potencial numa Educação para Todos (6 horas)

II. Evolução conceptual da Sobredotação: (6h)

III. Identificação e sinalização de crianças sobredotadas (3h)

IV. A Identificação precoce da sobredotação (3h)

V. Diferenciação Pedagógica – diferenciar para atender (7h)

A ação enquadra-se na modalidade de Curso de Formação.

A metodologia de realização da ação tem como princípio pedagógico e formativo a melhoria da pratica pedagógica visando à postura adequada do professor no seu contexto de atuação.

Durante a formação vão utilizar-se métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: discussão partilhada e debate sobre análise de situações reais e casos tipo, exercícios de aplicação e trabalhos de grupo.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.

Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:

– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;

– Interesse, empenho, pontualidade – 25%;

– Produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:

Excelente – de 9 a 10 valores;

Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;

Bom – 6,5 a 7,9 valores;

Regular – 5 a 6,4 valores;

Insuficiente – 1 a 4,9 valores.

Outras sugestões