Data Início | 18/02/2023 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-111957/21, Formação também integrada na Base de Formação RBE |
Grupo de recrutamento | Professores Bibliotecários, Todos os grupos disciplinares |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento. |
Formador/a | Adelina Moura |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 150.00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Plataforma | Zoom + Moodle CDP |
Escape Room Educativo como estratégia para a educação digital (5.ª edição)
Esta ação pretende ajudar os docentes na transição digital e no desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos, como a resolução de problemas, o desenvolvimento da criatividade e imaginação, a promoção da coesão de grupo e trabalho em equipa e, essencialmente, a aprender a pensar antes de agir.
Sessões síncronas previstas
18/02/2023 das 9h30 às 12h30 (sábado)
25/02/2022 das 9h30 às 12h30 (sábado)
04/03/2023 das 9h30 às 12h30 (sábado)
11/03/2023 das 9h30 às 12h30 (sábado)
01/04/2023 das 9h30 às 12h30 (sábado)
NOTA: Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos Despachos n. os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.
– Compreender os princípios inerente à conceção de um Escape Room Educativo;
– Fomentar a implementação de práticas ativas, reflexivas, sociais e significativas;
– Favorecer o desenvolvimento de uma educação digital inclusiva;
– Capacitar e apoiar os professores na utilização de estratégias de aprendizagem ativa;
– Promover a reflexão acerca das potencialidades desta estratégia pedagógica;
– Aprender a desenhar, passo a passo, uma experiência de aprendizagem;
– Conceber uma experiência de ERE imersiva através de conteúdo curricular.
Módulo 1: Da gamificação ao Escape Room Educativo (6h síncronas + 4h assíncronas)
Apresentação
O jogo na educação e o desenho de espaços educativos alternativos para melhorar a aprendizagem;
Estudos de caso sobre o conceito;
Escape Room Educativo versus BreakoutEdu;
Exemplos de ERE;
Plataformas e ferramentas digitais para criar um ERE;
Ferramentas digitais para estruturar o Diário de Aprendizagem e um ERE.
Módulo 2: Desenho de um Escape Room Educativo (6h síncronas + 6h assíncronas)
Canvas de referência para ERE;
Conceber um ERE para aprendizagens curriculares em diferentes áreas;
Diferentes narrativas para ERE;
Cenário, Game Master e experiência de jogo;
Desenhar, provar e refinar;
Conceção de narrativas curriculares em formato jogo.
Apresentação/discussão e avaliação dos recursos produzidos e partilha de saberes.
A ação tem 15 horas síncronas e 10 horas assíncronas (25 horas).
Sessões síncronas: Apresentação dos ambientes de apoio; Exploração dos conteúdos da ação; Análise, discussão e reflexão sobre os recursos criados e das estratégias e metodologias implementadas e avaliação dos resultados.
Sessões assíncronas: M1. (4h) Realizar as leituras sugeridas, refletir sobre elas e partilhá-las nos fóruns criados; Planificar atividades e construir conteúdos pedagógico-didáticos em formato ERE; M2. (6h) Experimentar as atividades planificadas e construídas; Avaliar e reformular as atividades e apresentar possível melhoria.
A participação nas sessões síncronas será por videoconferência na plataforma Zoom, o trabalho assíncrono de debate e criação de recursos é nas plataformas (Moodle ou Teams) e com apoio tutorial. As reflexões serão feitas em grande grupo. A avaliação incide sobre a participação nas sessões, nos fóruns e trabalho final.
A avaliação será contínua baseada nos seguintes itens gerais:
– Participação nas sessões síncronas (atitudes/reflexões, qualidade das intervenções e contributos) (25%);
– Diário de aprendizagem e recursos pedagógicos produzidos no trabalho autónomo de produção e aplicação dos conteúdos (60%);
– Relatório de reflexão crítica sobre a própria dinâmica de participação na formação (15%).
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.
No final da formação é emitido um certificado de formação, mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e conclusão com aproveitamento (avaliação final, igual ou superior a 5).