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Home Loja Formação Contínua de Professores Emoções da escrita na poesia, na prosa e nos contos (11.ª edição)

Emoções da escrita na poesia, na prosa e nos contos (11.ª edição)

70,00 160,00 

Esta ação de formação visa a partilha de estratégias que assentam nas emoções que promovem a aprendizagem da comunicação escrita.

SKU: 113D0107FCP4
Data Início

08/04/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-115022/22

Grupo de recrutamento

200, 210, 220, 300, 320, 330

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Rosa Batista

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

08/04/2024 das 19h00 às 21h30 (segunda-feira)
15/04/2024 das 19h00 às 20h30 (segunda-feira)
22/04/2024 das 19h00 às 20h30 (segunda-feira)
29/04/2024 das 19h00 às 21h00 (segunda-feira)
06/05/2024 das 19h00 às 21h30 (segunda-feira)

Este curso sobre poesia, prosa e contos pretende estimular a discussão entre professores acerca das reais necessidades dos alunos, no acompanhamento do processo de aprendizagem. Em função destas, irá promover-se a reflexão em torno das mudanças de práticas a operacionalizar.
Pretende-se, assim, que no decurso da formação os formandos sejam capazes de:
• Fortificar a criatividade;
• Alargar o prazer da escrita;
• Fortalecer o potencial artístico a partir das palavras;
• Aperfeiçoar a competência da produção escrita;
• Experienciar práticas de escrita para potenciar a escrita;
• Possibilitar a experimentação e o desenvolvimento de diversas técnicas de trabalho na sala de aula;
• Incentivar a produção escrita;
• Reconhecer a escrita enquanto técnica impulsionadora de desenvolvimento pessoal;
• Reconhecer a dimensão estética da linguagem;
• Avaliar estratégias e materiais nos processos de ensino e de aprendizagem.

1. Apresentação da ação e gestão das suas dinâmicas
-Apresentação do curso e explicação do seu funcionamento em regime e-learning;
-Discussão sobre o plano de conteúdos do curso, a metodologia e os objetivos;
-Divulgação dos critérios e instrumentos de avaliação;
-Apresentação do cronograma das sessões de trabalho;
-Atividade de apresentação dos formandos;
-Levantamento de conceções e necessidades formativas;
-Divulgação da plataforma de desenvolvimento da formação on-line e inscrição.

2. A poesia, a prosa e os contos na escola
– O papel da poesia na escola;
– O papel da prosa na escola;
– O papel dos contos na escola.

3. A poesia, a prosa, os contos
– O peso da palavra;
– A mensagem por detrás dos textos;
– O efeito dos textos no nosso quotidiano.

4. Exercícios criativos de poesia, de prosa e de contos
– Conceção de poemas, prosas e contos a partir de um mote.

5. Estratégias de intervenção
– Atividades a concretizar;
– Conceção de materiais de apoio;
– Estratégias a aplicar em sala de aula.

6. Apresentação do trabalho realizado e Avaliação do material produzid
– Apresentação de uma atividade em cenário educativo;
– Considerações finais sobre o curso;
– Processo de avaliação.

As sessões síncronas serão momentos de interações várias: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se partilha de conhecimento e experiências.
As sessões assíncronas explorarão os conteúdos teóricos, através de documentos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado do ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Depois proporcionar-se-ão atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, de acordo com as situações vivenciadas na prática pedagógica. Os exercícios visam estimular a visão prática dos conteúdos.
A modalidade e-learning é adequada e eficaz pela flexibilidade, facilita a aprendizagem interativa e visa as necessidades atuais dos formandos, gestão temporal e espacial.
Os encontros desenvolver-se-ão com momentos de trabalho cooperativo e individual, permitindo estimular a reflexão, renovação das práticas pedagógicas, desenvolvendo a investigação-ação, pondo em prática metodologias que permitam a conceção, experimentação e avaliação das novas estratégias e recursos abordados na formação.

Avaliação de conhecimentos

Avaliação com base nos seguintes indicadores e respetiva ponderação:
. Realização das Tarefas nas Sessões 25%
. Produção de Trabalhos e/ou Materiais 60%
. Reflexão crítica 15%

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

Avaliação de satisfação
No final da ação são preenchidos os inquéritos de satisfação pelos formandos de forma a possibilitar o feedback à entidade formadora, assim como um relatório final sobre o desenvolvimento da ação pelo formador. Da avaliação constarão ainda os materiais constantes nos dossiers de trabalhos e os relatórios de reflexão crítica.

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