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Home Loja Formação Contínua de Professores Edição de imagem e ilustração digital (7.ª edição)

Edição de imagem e ilustração digital (7.ª edição)

70,00 165,00 

Capacitar os docentes com as competências criativas e técnicas para realizarem edição de imagem utilizando os softwares indicados e desenvolverem projetos de ilustração em diversos suportes e contextos.

SKU: 400D0127FCP3
Data Início

30/01/2025, ver separador calendarização

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-120792/23

Grupo de recrutamento

240, 530, 550, 600

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Ana Sofia Amador Simões

Plataforma

Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

165,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas
30/01/2025 das 19h00 às 20h00 (5.ª feira)
31/01/2025 das 19h00 às 21h00 (6.ª feira)
04/02/2025 das 19h00 às 21h30 (3.ª feira)
11/02/2025 das 19h00 às 21h30 (3.ª feira)
18/02/2025 das 19h00 às 21h30 (3.ª feira)
25/02/2025 das 19h00 às 21h30 (5.ª feira)
06/03/2025 das 19h00 às 20h30 (5.ª feira)

NOTA:
Para esta formação são necessários dois softwares:
• Adobe Photoshop CC
• Adobe Illustrator CC
Recomenda-se a instalação das versões mais recentes (2023) dos programas. No entanto, não há problema se tiverem versões mais antigas.

No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.

• Capacitar os docentes de Artes Visuais para a utilização de tecnologias digitais que possibilitem a composição e edição de imagem e a criação de ilustrações digitais.
Pretende-se que os docentes adquiram novas competências digitais que lhes possibilitem inovar a sua prática pedagógica. Assim, como objetivos específicos destacam-se:
• Experimentação, de forma crítica, de novas ferramentas e métodos pedagógicos que contribuam positivamente para o processo de ensino/aprendizagem no âmbito das Artes Visuais;
• Desenvolvimento da criatividade dos alunos através da composição e edição de imagem digital.

Sessão de apresentação

Módulo 1 – Imagens Digitais
Conceitos fundamentais sobre imagem digital:
– Bitmap vs. Vetor
– Resolução e tamanho
– Luz e cor – Modelos de cor
– Formatos de imagem

Módulo 2 – Produção e Composição de Imagem em Photoshop
Técnicas de desenho, composição e tratamento de imagens bitmap:
– Área de trabalho, Ferramentas e Painéis
– Layers
– Ferramentas e Métodos de Seleção
– Máscaras
– Pintura e Retoque de imagem
– Texto
– Filtros
– Exportação

Módulo 3 – Desenho vetorial em Illustrator
Técnicas de desenho vetorial e de ilustração digital.
Área de trabalho, Ferramentas e Painéis
Artboards e Layers
Objetos
Ferramentas de Desenho e Pintura
PathFinder
Clipping Mask
Texto
Cor
Exportação

Apresentação de trabalhos e avaliação

NOTA
Para esta formação são necessários dois softwares:
• Adobe Photoshop CC
• Adobe Illustrator CC
Recomenda-se a instalação das versões mais recentes (2023) dos programas. No entanto, não há problema se tiverem versões mais antigas.

O curso decorrerá em regime de e-learning, organizado em sessões síncronas e assíncronas. As sessões síncronas serão realizadas por videoconferência utilizando os métodos:
expositivo – para apresentação dos conteúdos;
demonstrativo – para explicação do funcionamento dos softwares e respetivas ferramentas e processos de trabalho;
e ativo – para a realização de trabalhos individuais, com base nos conteúdos e ferramentas abordadas.
As sessões assíncronas privilegiam o trabalho exploratório e criativo dessas plataformas, com o intuito de fomentar a utilização de práticas diferenciadoras em sala de aula.

A formação é composta por uma componente prática, que envolve a exploração ativas das ferramentas e a realização de exercícios, com o objetivo de fornecer instrumentos que permitam a monitorização e a autorregulação das aprendizagens, dando também à formadora indicadores relativos às dificuldades encontradas.
Os critérios de avaliação:
. Participação, interesse empenho nas atividades – 30%
. Realização de trabalhos – 30%
. Reflexão Final – 40%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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