0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja Formação Contínua de Professores Diretor/a de Turma em (re)ação (3.ª edição)

Diretor/a de Turma em (re)ação (3.ª edição)

70,00 160,00 

Preparar os/as docentes para responder às exigências do/a papel de Educador/a Titular / Professor/a Titular / Diretor/a de Turma na ligação com a comunidade e na promoção do sucesso escolar.

SKU: 244D0139FCP1
Data Início

16/09/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-122278/23

Grupo de recrutamento

Todos os grupos disciplinares

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Não

Formador/a

Maria Rosária Carrilho

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas
16/09/2024 das 18h00 às 20h00 (segunda-feira)
18/09/2024 das 18h00 às 20h00 (quarta-feira)
23/09/2024 das 18h00 às 20h00 (segunda-feira)
25/09/2024 das 18h00 às 20h00 (quarta-feira)
30/09/2024 das 18h00 às 20h00 (segunda-feira)
02/10/2024 das 18h00 às 20h00 (quarta-feira)
07/10/2024 das 18h00 às 20h00 (segunda-feira)

Objetivos específicos:
• Promover a utilização das TIC´s no exercício de funções do/a Educador/a Titular / Professor/a Titular / Diretor/a de Turma na ligação com a comunidade e na promoção do sucesso escolar;
• Desenvolver culturas colaborativas nas escolas;
• Refletir sobre a importância do papel do/a Educador/a Titular / Professor/a Titular / Diretor/a de Turma na ligação com a comunidade e na promoção do sucesso escolar;
• Abordar formas de simplificação/desburocratização do papel do/a Educador/a Titular /Professor/a Titular / Diretor/a de Turma;
• Desenvolver metodologias de trabalho que facilitem o papel, em ação e reação, do/a Educador/a Titular / Professor/a Titular / Diretor/a de Turma.

Apresentação (1 hora – 1 síncrona)
Módulo 1 –As funções/competências o/a Educador/a Titular/Professor/a Titular/ Diretor/a de Turma definidas nos normativos legais em vigor (3 horas – 1 síncronas e 2 assíncronas)
Módulo 2 – Qual é o perfil do/da Educador/a Titular/Professor/a Titular/ Diretor/a de Turma? (2 horas – 1 síncronas e 1 assíncrona)
Módulo 3 – O relacionamento entre o/a Educador/a Titular/Professor/a Titular/ Diretor/a de Turma e a comunidade (2 horas – 1 síncrona e 1 assíncrona)
Módulo 4 – Apresentação e exploração de estratégias de resolução de problemas (4 horas – 2 síncronas e 2 assíncronas)
Módulo 5 – Como melhorar os estilos de comunicação do/da Educador/a Titular/Professor/a Titular/ Diretor/a de Turma? (3 horas – 2 síncronas e 1 assíncrona)
Módulo 6 –O/a Educador/a Titular/Professor/a Titular/ Diretor/a de Turma é um líder! (4 horas -2 síncronas e 2 assíncronas)
Módulo 7 – O/A Educador/a Titular/Professor/a Titular/ Diretor/a de Turma e a avaliação dos alunos (4 horas – 2 síncronas e 2 – assíncronas)
Avaliação (2 horas – 2 síncronas)

Este curso, com a duração de 25 horas, irá decorrer na modalidade de eLearning com sessões síncronas e assíncronas. Nas sessões de trabalho assíncronas, a formadora irá recorrer à plataforma Moodle para a apresentação dos conteúdos, exemplificação e/ou demonstração das aplicações a abordar, discussão, colaboração, reflexão e partilha com os formandos. No decorrer das sessões síncronas serão utilizadas metodologias ativas e participativas, recorrer-se-á à conceção e execução de materiais e à aplicação de materiais em contexto educativo.

Os formandos serão avaliados tendo em consideração os seguintes critérios de avaliação:
– Participação e empenho nas atividades propostas (30%);
– Adequação de conteúdos e saberes em contextos educativos (10%);
– Produção de conteúdos (trabalhos práticos) (50%);
– Reflexão crítica (10%).
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

Outras sugestões