Data Início | 13/01/2025, ver separador calendarização |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-129322/24 |
Grupo de recrutamento | 260, 620 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Luís Manuel de Almeida |
Plataforma | Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 165,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Despertando líderes éticos na Educação Física (1.ª edição)
Este curso vem enfatizar o papel determinante da disciplina de Educação Física na promoção dos valores contemplados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e sua transferência para a Comunidade, dentro e fora da Escola.
Sessões síncronas previstas
13/01/2025 das 19h00 às 22h00 (2.ª feira)
20/01/2025 das 19h00 às 22h00 (2.ª feira)
27/01/2025 das 19h00 às 22h00 (2.ª feira)
03/02/2025 das 19h00 às 22h00 (2.ª feira)
10/02/2025 das 19h00 às 22h00 (2.ª feira)
17/02/2025 das 19h00 às 22h00 (2.ª feira)
24/02/2025 das 19h00 às 21h00 (2.ª feira)
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
– Conhecer os valores contemplados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e saber adaptá-los ao papel da Educação Física e do Desporto na Escola e na Sociedade;
– Dominar os pressupostos e orientações teórico-práticas que sustentam o Desporto e a Educação Física enquanto espaços socioeducativos de desenvolvimento pessoal, psicossocial, moral, de cidadania e promoção da ética e dos valores;
– Ser capazes de aplicar os conhecimentos e competências adquiridas e desenvolvidas na criação, desenvolvimento e dinamização de atividades desportivas intencionalmente direcionadas para o desenvolvimento psicossocial dos alunos enquanto cidadãos ativos e participativos, não só nos seus próprios processos de desenvolvimento pessoal, mas também enquanto cidadãos que se desejam ativos na sociedade em que estão integrados, defensores da ética, valores e direitos humanos.
Apresentação (1h síncrona)
Módulo 1. Valores contemplados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. (2h síncronas)
Módulo 2. O Desporto e a Educação Física enquanto espaços socioeducativos de desenvolvimento pessoal, psicossocial, moral e de educação para (e na) cidadania. (3h síncronas + 1h assíncrona)
Módulo 3. Ética e valores na Educação Física e no Desporto: prolongando o PASSEO (perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória) (3h síncronas + 1h assíncrona)
Módulo 4. Intencionalidade pedagógica: a ação-reflexão e a transferência. (3h síncronas + 1h assíncrona)
Módulo 5. Interdisciplinaridade e conexão com a comunidade: vivendo dentro e para lá das portas do pavilhão ( 3h síncronas + 1h assíncrona)
Módulo 6. Despertando líderes éticos: construção e desenvolvimento de dinâmicas práticas intencionalmente direcionadas para a promoção da ética, dos valores e respetiva transferência (3h síncronas + 1h assíncrona)
Avaliação (2h síncronas)
Esta formação está organizada em sessões teórico-práticas que incluem:
Sessões síncronas
– Exposição de quadros teóricos;
– Exposição dialogada e debate em pequeno e grande grupo.
– Apresentação e discussão de casos práticos;
– Elaboração, análise e discussão de propostas concretas de trabalho e de intervenção.
Sessões assíncronas
– Elaboração de atividades/tarefas na plataforma Moodle, para consolidação das aprendizagens.
O regime de avaliação incidirá sobre o desempenho dos/as formandos/as no decorrer das sessões formativas, numa lógica de avaliação formativa, culminando na elaboração do trabalho final. Para tal, serão aplicados os seguintes critérios de avaliação e respetivas ponderações:
. Participação e empenho nas atividades propostas (60%)
. Proposta de dinâmica (20%)
. Relatório de Reflexão Crítica Individual (20%)
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.