Data Início | 09/09/2024 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | Formação também integrada na Base de Formação RBE, CCPFC/ACC-120866/23 |
Grupo de recrutamento | Professores Bibliotecários, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Não |
Formador/a | Liliana Melo |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Da leitura à escrita com o apoio da Biblioteca Escolar (3.ª edição)
A biblioteca escolar como estrutura central da escola, terá que dar resposta de forma eficaz e inovadora aos desafios colocados à educação, garantindo a todos, e com todos, ambientes de informação e conhecimento orientadas para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita multimodais. Desta simbiose leitura/escrita resulta a criação de públicos leitores dotados de competências indispensáveis numa sociedade cada vez mais dinâmica, imprevisível, digital e global.
Sessões síncronas previstas
09/09/2024 das 19h00 às 21h30 (2.ª feira)
16/09/2024 das 19h00 às 21h30 (2.ª feira)
23/09/2024 das 19h00 às 21h30 (2.ª feira)
30/09/2024 das 19h00 às 21h30 (2.ª feira)
07/10/2024 das 19h00 às 21h30 (2.ª feira)
14/10/2024 das 19h00 às 21h30 (2.ª feira)
21/10/2024 das 19h00 às 21h30 (2.ª feira)
28/10/2024 das 19h00 às 21h30 (2.ª feira)
Nota: Formação integrada na base de dados da RBE
– Refletir sobre o papel das bibliotecas escolares como espaços inovadores de aprendizagem e formação no domínio da leitura, das literacias e infraestruturas básicas de apoio às aprendizagens.
– Conhecer as valências do portal da RBE para fundamentar e apoiar a ação da biblioteca escolar;
– Sensibilizar os educadores e professores para a utilização e criação de recursos digitais diversificados na promoção da leitura e da escrita, numa época híbrida.
– Responder aos desafios e exigências colocados à escola e ao ensino pela sociedade do conhecimento, relacionando-os com a emergência de novas literacias.
– Partilhar conhecimentos e experiências entre professores bibliotecários e docentes das várias áreas do saber.
Módulo 0 – Apresentação
– Programa, desenvolvimento e avaliação.
– Utilização da plataforma Moodle: acesso à disciplina.
Módulo 1 – Bibliotecas escolares: presentes para o futuro
– Os documentos orientadores da RBE.
Módulo 2 – O portal da RBE: um recurso de apoio às aprendizagens
– Arquitetura do Portal; Pesquisa global; Secções.
– O Portal RBE – Secções: Projetos > etiquetas
– O Portal RBE – Secções: Suporte > Recursos: “Cidadania e Biblioteca Escolar: Pensar e intervir”
Módulo 3 – Leitura e escrita no digital
– O Portal RBE – Secções: Suporte > Recursos: “Aprender com a biblioteca escolar: atividades e recursos”: Crescer com a leitura/ Dominar a informação/ Saber usar os media.
– Estratégias e atividades de leitura e de escrita.
– Exploração de ferramentas para criação de atividades de leitura e escrita.
– Aprendizagem Baseada WEBQUEST com a GooglSite.
Apresentação e partilha de um e-Fólio com as produções / trabalhos do curso de formação.
Avaliação.
Na primeira sessão, serão apresentados os objetivos da ação, conteúdos, metodologias, calendarização, orientações para a criação de um portfólio digital, guião para o relatório crítico e trabalho final, critérios de avaliação.
Ao longo das sessões, centradas na metodologia de aprendizagem por execução de tarefas, fomentar-se-á o trabalho individual e em grupo.
Na abordagem das ferramentas digitais, a formadora iniciará com um momento expositivo/demonstrativo, em interação com os formandos. Seguidamente, os/as formandos/as, de forma individual e, em alguns casos, em grupos e ou a pares, passarão à exploração das ferramentas e à reflexão sobre as suas potencialidades educativas.
As propostas de trabalho serão realizadas, na lógica do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e os docentes, privilegiando-se atividades integradoras, numa disciplina/ área disciplinar e área transversal, e sempre articuladas com os contextos e as experiências profissionais dos/as formandos/as, perspetivando novos rumos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação individual /grupo – 20%
– Realização das tarefas nas sessões/ Qualidade e adequação dos trabalhos desenvolvidos – 40%
– Apresentação de um e-Fólio com as produções / trabalhos do curso de formação. – 20%
– Reflexão escrita final sobre o impacto da formação na sua prática pedagógica e/ou formação pessoal – 20%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.