Data Início | 09/03/2023 |
---|---|
Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-111665/21, Formação também integrada na Base de Formação RBE |
Grupo de recrutamento | Professores Bibliotecários, Todos os grupos disciplinares |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Não |
Formador/a | Liliana Melo |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 150.00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Plataforma | Zoom + Moodle CDP |
Currículo, literacias e aprendizagem no contexto da autonomia e flexibilidade curricular. O papel da biblioteca escolar. (5.ª edição)
No atual contexto de mudança é fundamental que as bibliotecas redefinam as suas linhas de atuação. Com esta ação pretende-se potenciar a ação das bibliotecas escolares na promoção do sucesso educativo, dotando os professores de estratégias pedagógicas e de metodologias inovadoras para o desenvolvimento de competências de leitura e de escrita nas suas múltiplas dimensões.
Sessões síncronas previstas
09/03/2023 das 19h00 às 21h30 (quinta-feira)
13/03/2023 das 19h00 às 22h00 (segunda-feira)
20/03/2022 das 19h00 às 22h00 (segunda-feira)
27/03/2023 das 19h00 às 21h30 ((segunda-feira)
17/04/2023 das 19h00 às 22h00 (segunda-feira)
20/04/2022 das 19h00 às 22h00 (quinta-feira)
27/04/2022 das 19h00 às 22h00 (quinta-feira)
– Refletir sobre a flexibilização curricular como alicerce para o desenvolvimento das Aprendizagens Essenciais em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
– Refletir sobre o papel das bibliotecas escolares como espaços inovadores de aprendizagem e formação no domínio da leitura, das literacias e infraestruturas básicas de apoio ao currículo.
– Implementar o referencial “Aprender com a biblioteca escolar” como um instrumento facilitador na concretização de práticas pedagógicas inovadoras.
– Estimular o uso de estratégias pedagógicas e metodologias inovadoras, capazes de contribuírem para o sucesso escolar, integrando as potencialidades da biblioteca escolar.
– Sensibilizar para a importância de utilizarem os recursos e equipamentos da biblioteca escolar na promoção do sucesso educativo.
– Criar iniciativas e recursos, em presença e a distância, orientados para o desenvolvimento das competências de leitura e de escrita, nas suas múltiplas dimensões.
Módulo 1 – O papel da Biblioteca Escolar na sociedade do século XXI (3 h síncronas)
Módulo 2 – Crescer com a Leitura (3 h síncronas)
Módulo 3 – Saber usar os media (3 h síncronas)
Módulo 4 – Dominar a informação (3 h síncronas + 2 h assíncrona)
Módulo 5 – Biblioteca Escolar, ferramentas digitais e currículo (3 h síncronas + 1 h assíncrona)
Módulo 6 – Biblioteca Escolar e a construção de cenários de aprendizagem (3 h síncronas + 2 h assíncronas)
Apresentação do trabalho final e avaliação (2 h síncronas)
Serão criadas oportunidades de trabalho individual e em grupo, privilegiando propostas de atividades integradoras de carácter prático, com a preocupação da ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos, que apontem novos caminhos e metodologias que se traduzam em práticas inovadoras com os alunos.
Serão desenvolvidas sessões teórico-práticas assentes na apresentação e discussão de ideias e de questões controversas a respeito dos diferentes módulos.
Estão previstos momentos e espaços de partilha de experiências e trabalho produzido, apoiados pelos recursos da plataforma. Esta será ainda usada para disponibilizar documentação de apoio essencial.
A abordagem às ferramentas digitais iniciar-se-á com um momento expositivo/demonstrativo, em interação com os formandos. Seguidamente, os formandos, de forma individual e, em alguns casos, de acordo com o seu Grupo de Recrutamento, passarão à exploração das ferramentas e à reflexão sobre as suas potencialidades educativas.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias. No final da formação, realizar-se-á uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas atividades propostas – 25%;
– Interesse e empenho – 25%;
– Produção de conteúdos (reflexão final) – 50%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.