Data Início | 18/06/2024 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-111597/21, Formação integrada na Base de Formação RBE, especifica para Professores Bibliotecários. |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento. |
Grupo de recrutamento | Professores Bibliotecários, Todos os grupos disciplinares |
Formador/a | Elisabete Barros |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Criação de Recursos Educativos Digitais (8.ª edição)
Este curso pretende dar resposta à necessidade de capacitação de Professores para criar ou modificar, usar e partilhar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem dos alunos.
Sessões síncronas previstas
18/06/2024 das 18h00 às 20h00 (terça-feira)
25/06/2024 das 17h00 às 20h00 (terça-feira)
26/06/2024 das 17h00 às 20h00 (quarta-feira)
02/07/2024 das 17h00 às 20h00 (terça-feira)
10/07/2024 das 17h00 às 20h00 (quarta-feira)
*Falta marcar 1 sessão de 3h
NOTA: Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos Despachos n. os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.
Promover a literacia e as competências digitais do docente, necessárias para a modalidade de ensino a distância, impulsionando a inovação na Educação.
Em resposta a este objetivo abrangente, delineamos dois objetivos específicos:
1. Criar, modificar, usar e partilhar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem.
2. Experimentar e desenvolver, de forma crítica, novos formatos e métodos pedagógicos para o ensino e a aprendizagem (a distância).
Atividade 1. Criar ou adaptar recursos educativos digitais aos objetivos de aprendizagem e ao nível de competência dos alunos, envolvendo-os ativamente;
Atividade 2. Desenhar, passo a passo, atividades e experiências de aprendizagem online dirigidas a crianças;
Atividade 3. Integrar recursos educativos digitais no processo de ensino e de aprendizagem, utilizando plataformas pedagógicas;
Atividade 4. Prever percursos de aprendizagem eficientes, inclusivos, personalizados e inovadores.
Apresentação do curso (1h síncrona)
Módulo 1: Educação a distância e competências digitais (1h síncronas + 1h assíncrona)
– Especificidades da educação a distância
– A importância da comunicação assertiva e orientada
– O papel do tutor online e as competências digitais exigidas
– Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu)
Módulo 2: A aprendizagem online (2h síncronas + 1h30m assíncrona)
– Características da aprendizagem online
– Processos de autorregulação: planeamento, monitorização e reflexão
– Aprendizagem colaborativa com apoio de ferramentas digitais
Módulo 3: Criação de recursos educativos digitais (10h síncronas + 5h30m assíncronas)
– Técnicas de planeamento e criação de recursos educativos digitais
– Direitos autorais, licenças Creative Commons e proteção de dados
– As ferramentas para a criação de recursos educativos digitais
– Gestão, proteção e partilha de recursos educativos digitais
Avaliação das aprendizagens (3h síncronas)
O curso decorrerá em regime de e-learning organizado com sessões síncronas e assíncronas, tendo caráter teórico-prático. As sessões síncronas serão realizadas por videoconferência utilizando os métodos: expositivos – para apresentação dos conteúdos programáticos; interrogativos – possibilitando a interação com e entre os formandos; demonstrativos – para explicar o funcionamento de aplicações e ferramentas digitais; e ativos – para realizar trabalho individual e em grupo, aplicando e consolidando conteúdos. Nas sessões assíncronas serão privilegiados os métodos interrogativos – proporcionando interação em fórum de discussão e ativos – para exploração das ferramentas digitais e consequente criação de um recurso educativo digital para a área disciplinar em que cada formando intervém. Serão ainda privilegiadas estratégias de tutoria ativa, dinâmica de grupo, trabalho colaborativo e “aprender fazendo”, apontando novos caminhos e metodologias que conduzam a práticas inovadoras com os alunos.
O regime de avaliação contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, de modo a promover o desenvolvimento de aprendizagens significativas e de processos de autorregulação. No decurso das unidades programáticas, os formandos terão a oportunidade de realizar exercícios formativos de modo a terem acesso a instrumentos de monitorização e autorregulação da sua própria aprendizagem, fornecendo também à formadora indicadores relativos às dificuldades encontradas.
Os critérios de avaliação:
. Participação e intervenção relevante em fórum de discussão – 20%
. Interesse e empenho nas atividades – 20%
. Produção de um recurso educativo digital – 50%
. Reflexão final – 10%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.