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Home Loja Formação Contínua de Professores Criação de Recursos Educativos Digitais (8.ª edição)

Criação de Recursos Educativos Digitais (8.ª edição)

70,00 160,00 

Este curso pretende dar resposta à necessidade de capacitação de Professores para criar ou modificar, usar e partilhar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem dos alunos.

SKU: 178D0081FCP2
Data Início

18/06/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-111597/21, Formação integrada na Base de Formação RBE, especifica para Professores Bibliotecários.

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.

Grupo de recrutamento

Professores Bibliotecários, Todos os grupos disciplinares

Formador/a

Elisabete Barros

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas
18/06/2024 das 18h00 às 20h00 (terça-feira)
25/06/2024 das 17h00 às 20h00 (terça-feira)
26/06/2024 das 17h00 às 20h00 (quarta-feira)
02/07/2024 das 17h00 às 20h00 (terça-feira)
10/07/2024 das 17h00 às 20h00 (quarta-feira)
*Falta marcar 1 sessão de 3h

NOTA: Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos Despachos n. os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.

Promover a literacia e as competências digitais do docente, necessárias para a modalidade de ensino a distância, impulsionando a inovação na Educação.

Em resposta a este objetivo abrangente, delineamos dois objetivos específicos:

1. Criar, modificar, usar e partilhar recursos educativos digitais para o ensino e a aprendizagem.

2. Experimentar e desenvolver, de forma crítica, novos formatos e métodos pedagógicos para o ensino e a aprendizagem (a distância).

Atividade 1. Criar ou adaptar recursos educativos digitais aos objetivos de aprendizagem e ao nível de competência dos alunos, envolvendo-os ativamente;

Atividade 2. Desenhar, passo a passo, atividades e experiências de aprendizagem online dirigidas a crianças;

Atividade 3. Integrar recursos educativos digitais no processo de ensino e de aprendizagem, utilizando plataformas pedagógicas;

Atividade 4. Prever percursos de aprendizagem eficientes, inclusivos, personalizados e inovadores.

Apresentação do curso (1h síncrona)

Módulo 1: Educação a distância e competências digitais (1h síncronas + 1h assíncrona)

– Especificidades da educação a distância

– A importância da comunicação assertiva e orientada

– O papel do tutor online e as competências digitais exigidas

– Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu)

Módulo 2: A aprendizagem online (2h síncronas + 1h30m assíncrona)

– Características da aprendizagem online

– Processos de autorregulação: planeamento, monitorização e reflexão

– Aprendizagem colaborativa com apoio de ferramentas digitais

Módulo 3: Criação de recursos educativos digitais (10h síncronas + 5h30m assíncronas)

– Técnicas de planeamento e criação de recursos educativos digitais

– Direitos autorais, licenças Creative Commons e proteção de dados

– As ferramentas para a criação de recursos educativos digitais

– Gestão, proteção e partilha de recursos educativos digitais

Avaliação das aprendizagens (3h síncronas)

O curso decorrerá em regime de e-learning organizado com sessões síncronas e assíncronas, tendo caráter teórico-prático. As sessões síncronas serão realizadas por videoconferência utilizando os métodos: expositivos – para apresentação dos conteúdos programáticos; interrogativos – possibilitando a interação com e entre os formandos; demonstrativos – para explicar o funcionamento de aplicações e ferramentas digitais; e ativos – para realizar trabalho individual e em grupo, aplicando e consolidando conteúdos. Nas sessões assíncronas serão privilegiados os métodos interrogativos – proporcionando interação em fórum de discussão e ativos – para exploração das ferramentas digitais e consequente criação de um recurso educativo digital para a área disciplinar em que cada formando intervém. Serão ainda privilegiadas estratégias de tutoria ativa, dinâmica de grupo, trabalho colaborativo e “aprender fazendo”, apontando novos caminhos e metodologias que conduzam a práticas inovadoras com os alunos.

O regime de avaliação contempla uma perspetiva formativa, realizada no decorrer da ação, de modo a promover o desenvolvimento de aprendizagens significativas e de processos de autorregulação. No decurso das unidades programáticas, os formandos terão a oportunidade de realizar exercícios formativos de modo a terem acesso a instrumentos de monitorização e autorregulação da sua própria aprendizagem, fornecendo também à formadora indicadores relativos às dificuldades encontradas.

Os critérios de avaliação:

. Participação e intervenção relevante em fórum de discussão – 20%

. Interesse e empenho nas atividades – 20%

. Produção de um recurso educativo digital – 50%

. Reflexão final – 10%

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.

O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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