Data Início | 12/07/2022 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-114086/22 |
Grupo de recrutamento | Todos os grupos disciplinares |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Não |
Formador/a | André Araújo |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 145.00€ |
NOTA: | O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Comunicação e voz na educação presencial e a distância (1.ª edição)
A classe profissional dos professores/educadores é considerada como “profissional da voz”, não apenas pela relevância da sua voz no processo comunicativo, mas também devido ao elevado risco de perturbações da voz (disfonias) e às consequências destas na sua vida profissional e pessoal.
Várias soluções têm sido testadas para ajudar os professores a ultrapassar ou prevenir os problemas vocais, assumindo-se usualmente como formas de terapia vocal indireta (sensibilização e formação) e direta (realização de exercícios orientados). Nesta formação pretende-se, para além das abordagens, equacionar estratégias de comunicação em contexto presencial e a distância.
Sessões síncronas previstas
12/07/2022 das 17h00 às 20h00
15/07/2022 das 17h00 às 19h00
19/07/2022 das 17h00 às 19h00
22/07/2022 das 17h00 às 19h00
27/07/2022 das 17h00 às 19h00
29/07/2022 das 17h00 às 19h00
30/07/2022 (sessão assíncrona, entrega de trabalho final)
1. Conhecer os principais fundamentos para uma comunicação eficaz no ensino presencial e a distância.
2. Conhecer os processos associados à produção vocal normal e disfónica.
3. Dominar estratégias para autoconhecimento vocal e promoção de um uso vocal saudável.
4. Traçar o próprio perfil de comunicação e identificar metas/objetivos a alcançar.
5. Identificar, aplicar e discutir estratégias de comunicação verbal e não verbal em contextos de ensino presencial e a distância.
Módulo 1. Introdução e autoscopia inicial [4 horas: 3h síncronas + 1h assíncrona]
– Apresentação da formação, sua organização e participantes.
– Realização assistida de uma autoscopia.
– Análise SWOT do perfil de comunicação.
Módulo 2. A Comunicação em ambientes de ensino presencial e a distância [4 horas: 2 síncronas + 2 assíncronas]
– Bases teóricas sobre comunicação em ambientes de ensino presencial e a distância:
– Modelos teóricos do processo comunicativo;
– Papel da comunicação verbal e não-verbal;
– Avaliação do perfil comunicativo do professor e dos estudantes;
– Estratégias de coaching aplicadas à comunicação em contexto educativo.
– Leituras orientadas e análise de vídeos.
– Partilha de problemas e estratégias na gestão da comunicação em contexto educativo.
Módulo 3. Voz e saúde vocal [4 horas: 2 síncronas + 2 assíncronas]
– Bases teóricas sobre voz e saúde vocal nos professores:
– Processo de produção de voz;
– Perturbações da voz mais frequentes nos professores;
– Classificações de profissionais da voz;
– Mitos e factos sobre a saúde vocal;
– Medidas de prevenção e saúde vocal.
– Leituras orientadas e análise de vídeos
– Partilha de problemas e estratégias na gestão do uso vocal em contexto educativo
Módulo 4. Plano de treino de comunicação e voz [10 horas: 4 síncronas + 6 assíncronas]
– Identificação de objetivos para desenvolvimento do perfil individual de comunicação e voz.
– Realização orientada (síncrona e assíncrona) de exercícios de desenvolvimento vocal:
– Técnicas de aquecimento e arrefecimento vocal;
– Técnicas de exploração e desenvolvimento vocal (postura, respiração, fonação e ressonância);
– Técnicas de exploração e desenvolvimento da expressividade vocal na fala.
Módulo 5. Autoscopia final [3 horas: 2 síncronas + 1 assíncrona]
– Realização de autoscopia final.
– Análise e avaliação dos resultados alcançados.
– Identificação de novos objetivos e proposta de plano de ação individual.
Serão usadas diversas metodologias:
. Expositivo: serão apresentados conteúdos no sentido de organizar e atualizar os conhecimentos, em complementaridade com a formação de base e experiência profissional prévia.
. Ensino baseado no estudante: serão convidados a realizar o seu próprio perfil de comunicação e voz, identificar objetivos individuais e decidir a melhor forma de implementar as ferramentas exibidas.
. Colaborativo: serão convidados a co-construir conhecimento, através de discussão e partilha de problemas de comunicação e voz em contexto educativo, bem como de estratégias utilizadas.
Existirão sessões síncronas e o trabalho assíncrono será autodirigido e passará por leituras orientadas e análise de vídeos, com comentários partilhados em fóruns de discussão. Serão ainda disponibilizados vídeos com planos de exercícios vocais para que possam experimentar ao seu próprio ritmo e integrar nos seus planos de ação individual.
Para a avaliação serão utilizados os seguintes critérios de avaliação:
– Colaboração e participação ativa nas atividades propostas (40%):
– Realização e implementação de plano individual de comunicação e voz (50%):
– Reflexão Crítica Individual (10%).
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.