Data Início | 01/02/2025, ver separador calendarização |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-129326/24 |
Grupo de recrutamento | 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340, 350 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Ana Margarida Fonseca |
Plataforma | Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 165,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Como utilizar o ChatGPT no ensino das línguas (3.ª edição)
Esta formação visa capacitar os professores a utilizar o ChatGPT nas suas aulas de línguas, de forma ética e informada, adotando metodologias ativas que promovem a escrita crítica e criativa. O uso estratégico da IA pode ajudar a personalizar o feedback, melhorar a eficiência na criação de ideias e envolver os alunos em práticas de escrita mais profundas e reflexivas, tendo por princípios as metodologias ativas e a centralidade do aluno no processo de aprendizagem.
Sessões síncronas previstas
01/02/2025 das 9h30 às 11h30 (sábado)
04/02/2025 das 18h30 às 22h30 (3.ª feira)
08/02/2025 das 9h30 às 12h30 (sábado)
15/02/2025 das 9h30 às 11h30 (sábado)
22/02/2025 das 9h30 às 13h30 (sábado)
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
– Compreender o conceito e as aplicações da IA generativa em educação.
– Desenvolver competências para a integração eficaz da IA generativa (ChatGPT) no desenvolvimento de competências de escrita.
– Criar experiências de aprendizagem de escrita personalizadas e envolventes.
– Melhorar a eficiência e a criação de ideias no processo de escrita com o ChatGPT.
– Incentivar a escrita crítica e criativa através do ChatGPT e de metodologias ativas.
– Reconhecer as questões éticas e de privacidade inerentes à utilização da IA generativa.
Apresentação: 1 horas síncronas
Módulo 1: 1 horas síncronas + 2 horas assíncronas
– Breve diagnóstico dialogado de conhecimentos prévios.
– Visão geral da IA generativa e introdução ao ChatGPT.
– Explicitação e exploração de técnicas de prompting e possibilidades de mobilização das escrita com recurso ao ChatGPT.
– Atividades assíncronas: Exploração do ChatGPT com prompts variados. Criação de pequenos textos / atividades de escrita com ajuda do ChatGPT. Partilha em fórum de um dos produtos da exploração prática. Comentário(s) em fórum.
Módulo 2: 2 horas síncronas + 2 horas assíncronas
– Apresentação da matriz / guião para o trabalho final do curso (cenário de aprendizagem de atividade de escrita com integração do ChatGPT).
– Discussão sobre como a IA pode melhorar as competências de escrita. Exercícios práticos orientados para atividades de escrita com uso do ChatGPT.
– Atividades assíncronas: Visionamento / leitura de casos de utilização da IA na melhoria das competências de escrita. Comentário(s) em fórum. Esboço do trabalho final a realizar em função da matriz / do guião apresentado.
Módulo 3: 3 horas síncronas + 3 horas assíncronas
Apresentação e exploração do conceito de metodologias ativas.
Associação das metodologias ativas a atividades de escrita com o ChatGPT.
Exploração / criação em pequeno grupo de cenários de aprendizagem de escrita com ChatGPT com metodologias ativas.
Partilha e reflexão conjunta sobre os cenários de aprendizagem criados.
– Atividades assíncronas: Construção de cenário de aprendizagem: reformulação / consolidação / planeamento da atividade final do curso: desenvolvimento de uma estratégia de implementação de escrita com ChatGPT com metodologias ativas. Preparação de apresentação de uma proposta de projeto final com a duração de um minuto. Comentário(s) em fórum.
Módulo 4: 2 horas síncronas + 2 horas assíncronas
– Apresentação (1 minuto por formando) da ideia ou proposta de projeto final.
– Discussão sobre o equilíbrio entre o uso da IA generativa e valor intrínseco do processo de escrita.
– Orientações para uma política de utilização ética da IA generativa (do ChatGPT) em sala de aula / para a aprendizagem.
Atividade assíncrona: Leitura e análise de textos / visualização de vídeos sobre as implicações éticas e cognitivas do uso da IA em sala de aula. Reflexão e comentário em fórum sobre orientações pedagógicas para utilização da IA em contexto escolar.
Avaliação: 4 horas síncronas + 3 horas assíncronas
– Apresentação dos cenários de aprendizagem de escrita com recurso ao ChatGPT criados pelos formandos.
– Discussão e comentário dos cenários apresentados.
– Reflexão conjunta sobre a implementação desta estratégia de mobilização da escrita em sala de aula / partilha de experiências.
– Avaliação.
Atividade assíncrona: Aperfeiçoamento e conclusão do trabalho final: cenário de aprendizagem para desenvolvimento de competências de escrita com integração da IA generativa (ChatGPT). Produção da reflexão crítica sobre a formação.
As sessões síncronas vão seguir um método expositivo e, simultaneamente, promover a participação e debate entre os formandos, promovendo uma interação, que se pretende que seja estimulante, recorrendo a atividades práticas e discussões em grupo.
As sessões assíncronas serão dedicadas a tarefas de autoaprendizagem dos formandos, através da análise e comentário de artigos ou vídeos e redação de breves textos de reflexão. Assim, estas sessões contemplam: aprendizagem baseada em projeto, reflexão e feedback.
Os métodos usados serão atividades teórico-práticas (em modalidade síncrona e assíncrona). Utilizar-se-ão recursos como apresentações em Gamma, textos e materiais audiovisuais. Além do ChatGPT, utilizar-se-ão aplicações web promotoras da interatividade entre formandos e com os conteúdos a disponibilizar, como o Padlet ou o Mapify, entre outros.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos- trabalho – 50%;
– Reflexão final – 25%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.