Data Início | 09/01/2025, ver separador calendarização |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-123653/24 |
Grupo de recrutamento | 200, 210, 220, 300, 320, 330 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Rosa Batista |
Plataforma | Zoom + Moodle CDP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 165,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Brincando com as palavras: mergulho na poesia (21.ª edição)
A poesia deve ocupar um lugar crucial na escola, promovendo o reencontro dos alunos com a escrita, a leitura e a expressão oral. Este curso pretende trabalhar a criatividade poética através da experimentação e do desenvolvimento de estratégias e técnicas de intervenção.
Sessões síncronas previstas
Sessões síncronas previstas
09/01/2025 das 19h00 às 21h30 (5.ª feira)
16/01/2025 das 19h00 às 20h30 (5.ª feira)
23/01/2025 das 19h00 às 20h30 (5.ª feira)
30/01/2025 das 19h00 às 21h00 (5.ª feira)
06/02/2025 das 19h00 às 20h30 (5.ª feira)
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
Pretende-se estimular a discussão entre professores, acerca das reais necessidades dos alunos, no acompanhamento do processo de aprendizagem. Em função destas, irá promover-se a reflexão
em torno das mudanças de práticas a operacionalizar. Pretende-se que no decurso da ação os formandos sejam capazes de: • Reforçar a criatividade poética; · Dilatar o prazer da escrita poética; · Desenvolver o potencial artístico e criativo através da poesia; · Aprimorar a competência do discurso poético; · Patentear a competência de significação da poesia; · Experimentar práticas de escrita facilitadoras da apropriação da escrita poética; · Permitir a experimentação e o desenvolvimento de diversas técnicas de trabalho na sala de aula; · Incentivar a produção poética; · Reconhecer a poesia enquanto técnica promotora de desenvolvimento pessoal; · Reconhecer a dimensão estética da linguagem poética; · Avaliar estratégias e materiais nos processos de ensino e de aprendizagem.
Apresentação da ação e gestão das suas dinâmicas (1 hora síncrona) MÓDULO 1 – A poesia na escola (2 horas síncronas) O papel da poesia na escola; O olhar dos alunos sobre a poesia. MÓDULO 2 – A poesia (1 hora síncrona + 4 horas assíncronas) A importância da palavra; O recado disfarçado na poesia; A agitação da poesia. MÓDULO 3 – Exercícios criativos de poesia (1 hora síncrona + 5 horas assíncronas) Conceção de poemas; Redigir poemas a partir de um mote; Encadeamento de sílabas; Haiku. MÓDULO 4 – Estratégias de intervenção (2 horas síncronas + 6 horas assíncronas) Atividades a concretizar; Conceção de materiais de apoio; Estratégias a aplicar em sala de aula.
Apresentação do trabalho realizado e Avaliação do material produzido (3 horas síncronas)
Sessões síncronas – desenvolver-se-ão momentos de interação entre formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se situações de partilha de conhecimento e experiências. Sessões assíncronas – explorar-se-ão os conteúdos teóricos, através de documentos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado do ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Proporcionar-se-ão atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, de acordo com as situações vivenciadas na prática pedagógica.
O regime de avaliação contempla uma perspetiva formativa, aplicado no decorrer do curso, de modo a promover o desenvolvimento das aprendizagens, tendo em vista o ajustamento de processos e estratégias. No final da ação, resulta uma avaliação sumativa respeitando as normas legislativas. Constituir-se-ão elementos de avaliação todos os trabalhos e interações dos formandos, acrescendo o relatório final de reflexão crítica, tendo presente os seguintes critérios de avaliação: PARTICIPAÇÃO: Realização das tarefas (20%) + Interação e partilha (5%) PRODUÇÃO: Realização dos trabalhos (60%) + Reflexão crítica (15%). A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa.