0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

0,00 €

Nenhum produto no carrinho.

Home Loja Formação Contínua de Professores Avivar na escola o património cultural e o território (5.ª edição)

Avivar na escola o património cultural e o território (5.ª edição)

70,00 165,00 

Nesta ação pretende-se explorar uma abordagem pedagógica sobre a gestão cuidada do património cultural, sendo fundamental a sua articulação com o território onde se implanta com vista à diminuição de eventuais conflitos de uso. A escola e toda a sua comunidade local, assume um papel determinante na consciencialização dos alunos, para a importância da preservação e divulgação deste recurso, enquanto memória coletiva e herança cultural de um povo.

SKU: 378D0145FCP4
Data Início

07/01/2025, ver separador calendarização

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

CCPFC/ACC-125057/24

Grupo de recrutamento

200, 240, 400, 420, 600, 610

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Sim

Formador/a

Alda Rodrigues

Plataforma

Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

165,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

07/01/2025 das 19h00 às 21h00 (3.ª feira)
09/01/2025 das 19h00 às 21h00 (5.ª feira)
14/01/2025 das 19h00 às 21h00 (3.ª feira)
16/01/2025 das 19h00 às 21h00 (5.ª feira)
21/01/2025 das 19h00 às 21h00 (3.ª feira)
23/01/2025 das 19h00 às 21h00 (5.ª feira)
28/01/2025 das 19h00 às 21h00 (3.ª feira)
30/01/2025 das 19h00 às 22h00 (5.ª feira)
31/01/2025 das 19h00 às 21h00 (6.ª feira)

No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.

Objetivo geral:
Reconhecer a importância do património cultural enquanto elemento constituinte do território e da comunidade onde se insere.
Objetivos específicos:
– Identificar a relação do território com o património cultural – a função deste recurso enquanto elemento potenciador de qualidade de vida e manutenção da memória coletiva.
– Explicar a necessidade de gestão do património cultural e meios de proteção.
– Descrever formas de rentabilização do património cultural e meios de transmissão do conhecimento cultural para o desenvolvimento local, a partir da escola.
– Definir um projeto transdisciplinar de gestão e dinamização do património cultural, da escola para a comunidade.

Módulo 1 – O Património Cultural e o território (4 horas síncronas e 2 horas assíncronas).
– Apresentação
– A construção do território.
– O Património Cultural enquanto componente do território.
– O património Cultural e a identidade coletiva e qualidade de vida.
– Gestão do património cultural: estudo e gestão da informação; inventariação e classificação.

Módulo 2 – Património Cultural como recurso para a valorização e promoção regional e local: o papel da escola (6 horas síncronas e 2 horas assíncronas).
– As responsabilidades.
– Animação cultural e turística.
– Produção de conteúdos culturais.
– A fruição.
– Circuitos de visita.
– A musealização.
– O acolhimento.
– A informação.

Módulo 3 – Propostas de gestão e dinamização do património cultural – da escola para a comunidade (9 horas síncronas e 2 horas assíncronas).
– Criação de propostas de gestão e dinamização do património cultural – da escola para a comunidade;
– Apresentação e posterior discussão das propostas desenvolvidas.
– Avaliação da ação.

De um modo geral será utilizada a metodologia ativa para a abordagem dos conteúdos, dando ênfase a casos práticos e privilegiando a análise e discussão dos temas adequados ao conteúdo programático.
O módulo 1 terá uma abordagem, sobretudo teórica, aos temas da gestão do património cultural e o território, e do estudo e gestão da informação. Os restantes módulos terão uma abordagem sobretudo prática, sendo que no módulo 2 se privilegiará a apresentação de casos práticos e a discussão dos mesmos, numa lógica de participação dos formandos e de partilha de possibilidades e ideias em cada um dos contextos escolares. No módulo 3 a metodologia será iminentemente prática, para a criação de propostas de gestão e dinamização do património cultural de cada um dos/as formandos/as.

O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma proposta de gestão e dinamização do património cultural e uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos – proposta – 50%;
– Reflexão final – 25%
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.

O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

Outras sugestões