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Home Loja Formação Contínua de Professores Atividades didáticas com mediação digital e inteligência artificial (4.ª edição)

Atividades didáticas com mediação digital e inteligência artificial (4.ª edição)

70,00 160,00 

Esta ação pretende ajudar os docentes na transição digital e no desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos, como a resolução de problemas, o desenvolvimento da criatividade e imaginação, a promoção da coesão de grupo e trabalho em equipa e, essencialmente, a aprender a pensar antes de agir.

SKU: 274D0141FCP1
Data Início

07/09/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

Formação também integrada na Base de Formação RBE, CCPFC/ACC-123553/24

Grupo de recrutamento

Professores Bibliotecários, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º)

Não

Formador/a

Adelina Moura

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas previstas

07/09/2024 das 9h30 às 12h30 (sábado)
14/09/2024 das 9h30 às 12h30 (sábado)
21/09/2024 das 9h30 às 12h30 (sábado)
28/09/2024 das 9h30 às 12h30 (sábado)
12/10/2024 das 9h30 às 12h30 (sábado)

No final da formação, pretende-se que os/as formandos/as sejam capazes de:

– Definir atividades didáticas mediadas pelo digital e pela inteligência artificial;
– Integrar a inteligência artificial dentro e fora da sala de aula;
– Desenhar e elaborar recursos digitais e jogos educativos como complemento da educação;
– Aplicar metodologias ativas de aprendizagem emergentes;
– Desenvolver competências digitais capazes de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz;
– Descobrir o potencial, os riscos e o futuro da IA generativa;
– Explorar os benefícios do uso da inteligência artificial como ferramenta de trabalho e aprendizagem;
– Avançar no desenvolvimento profissional dos participantes e nas competências digitais.

Apresentação (3 horas síncronas)
Módulo 1 – Ferramentas digitais e Inteligência Artificial (IA) para desenhar atividades didáticas. (3 horas síncronas e 4 assíncronas)
Exploração didática de recursos educativos digitais;
Metodologias ativas para desenvolver competências e literacias digitais;
Oportunidades e desafios da IA generativa na educação como ferramenta de trabalho e aprendizagem;
Benefícios dos Chatbots como assistentes dos/as professores/as e dos/as alunos/as;
Como treinar um modelo de linguagem natural através de machine learning.
Plataformas para criação de recursos didáticos gratuitos baseadas na IA.

Módulo 2 – Criação de recursos educativos digitais baseados em IA.
(6 horas síncronas e 6 assíncronas)
A IA para ensinar e aprender soft skills;
Ferramentas digitais para criar atividades didáticas;
Elaboração de situações e atividades de aprendizagem inovadoras baseadas na IA;
Implementação das atividades didáticas desenvolvidas;
Avaliação (3 horas síncronas)
Avaliação da aplicação didática da IA em sala de aula.

Sessões síncronas:
Apresentação dos ambientes virtuais de apoio; exploração dos conteúdos da ação; análise, discussão e reflexão sobre os recursos criados e das estratégias e metodologias implementadas e avaliação dos resultados.
Sessões assíncronas:
M1. (4h)
Realizar as leituras sugeridas, refletir sobre elas e partilhá-las nos fóruns criados; planificar atividades e construir conteúdos pedagógico-didáticos baseados na Inteligência Artificial.
M2. (6h)
Experimentar as atividades planificadas e construídas; avaliar e reformular as atividades e apresentar possível melhoria.
A participação nas sessões síncronas será por videoconferência na plataforma Zoom, o trabalho
assíncrono de debate e criação de recursos será na plataforma Moodle e com apoio tutorial. As reflexões serão feitas em grande grupo.

O regime de avaliação dos/as formandos/as contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos- trabalho – 60%;
– Reflexão final – 15%.

A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.

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