Data Início | 07/09/2024 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | Formação também integrada na Base de Formação RBE, CCPFC/ACC-123553/24 |
Grupo de recrutamento | Professores Bibliotecários, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Não |
Formador/a | Adelina Moura |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 160,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Atividades didáticas com mediação digital e inteligência artificial (4.ª edição)
Esta ação pretende ajudar os docentes na transição digital e no desenvolvimento de competências do Perfil dos Alunos, como a resolução de problemas, o desenvolvimento da criatividade e imaginação, a promoção da coesão de grupo e trabalho em equipa e, essencialmente, a aprender a pensar antes de agir.
Sessões síncronas previstas
07/09/2024 das 9h30 às 12h30 (sábado)
14/09/2024 das 9h30 às 12h30 (sábado)
21/09/2024 das 9h30 às 12h30 (sábado)
28/09/2024 das 9h30 às 12h30 (sábado)
12/10/2024 das 9h30 às 12h30 (sábado)
No final da formação, pretende-se que os/as formandos/as sejam capazes de:
– Definir atividades didáticas mediadas pelo digital e pela inteligência artificial;
– Integrar a inteligência artificial dentro e fora da sala de aula;
– Desenhar e elaborar recursos digitais e jogos educativos como complemento da educação;
– Aplicar metodologias ativas de aprendizagem emergentes;
– Desenvolver competências digitais capazes de tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz;
– Descobrir o potencial, os riscos e o futuro da IA generativa;
– Explorar os benefícios do uso da inteligência artificial como ferramenta de trabalho e aprendizagem;
– Avançar no desenvolvimento profissional dos participantes e nas competências digitais.
Apresentação (3 horas síncronas)
Módulo 1 – Ferramentas digitais e Inteligência Artificial (IA) para desenhar atividades didáticas. (3 horas síncronas e 4 assíncronas)
Exploração didática de recursos educativos digitais;
Metodologias ativas para desenvolver competências e literacias digitais;
Oportunidades e desafios da IA generativa na educação como ferramenta de trabalho e aprendizagem;
Benefícios dos Chatbots como assistentes dos/as professores/as e dos/as alunos/as;
Como treinar um modelo de linguagem natural através de machine learning.
Plataformas para criação de recursos didáticos gratuitos baseadas na IA.
Módulo 2 – Criação de recursos educativos digitais baseados em IA.
(6 horas síncronas e 6 assíncronas)
A IA para ensinar e aprender soft skills;
Ferramentas digitais para criar atividades didáticas;
Elaboração de situações e atividades de aprendizagem inovadoras baseadas na IA;
Implementação das atividades didáticas desenvolvidas;
Avaliação (3 horas síncronas)
Avaliação da aplicação didática da IA em sala de aula.
Sessões síncronas:
Apresentação dos ambientes virtuais de apoio; exploração dos conteúdos da ação; análise, discussão e reflexão sobre os recursos criados e das estratégias e metodologias implementadas e avaliação dos resultados.
Sessões assíncronas:
M1. (4h)
Realizar as leituras sugeridas, refletir sobre elas e partilhá-las nos fóruns criados; planificar atividades e construir conteúdos pedagógico-didáticos baseados na Inteligência Artificial.
M2. (6h)
Experimentar as atividades planificadas e construídas; avaliar e reformular as atividades e apresentar possível melhoria.
A participação nas sessões síncronas será por videoconferência na plataforma Zoom, o trabalho
assíncrono de debate e criação de recursos será na plataforma Moodle e com apoio tutorial. As reflexões serão feitas em grande grupo.
O regime de avaliação dos/as formandos/as contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas | Produção de conteúdos- trabalho – 60%;
– Reflexão final – 15%.
A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.