Data Início | 04/10/2022 |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-106455/19 |
Grupo de recrutamento | 200, 400 |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Hugo Martins |
Preço Associado | 65.00 € |
Preço Não Associado | 145.00€ |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Aprendizagem da História através das tecnologias digitais: desafios e oportunidades para professores e alunos (6.ª edição)
Construção de materiais interativos com recurso a diferentes ferramentas e aplicações, criando oportunidades para que os alunos utilizem as tecnologias para se expressar e comunicar o saber histórico.
Sessões Síncronas previstas
04/10/2022 das 19h00 às 21h00
11/10/2022 das 19h00 às 21h00
18/10/2022 das 19h00 às 21h00
25/10/2022 das 19h00 às 21h00
08/11/2022 das 19h00 às 21h00
Espera-se que no final da ação de formação, seja possível uma mudança nas práticas e procedimentos no processo de ensino/aprendizagem da História, após:
– Consciencialização dos formandos das especificidades que hoje a escola vive por se mover na era da sociedade da informação e do conhecimento, na qual a Web 2.0 e os recursos aí disponíveis representam a realidade com que os alunos interagem diariamente.
– Reflexão sobre a qualidade e potencialidades das aplicações educativas digitais demonstradas e construídas pelos formandos.
– Reconhecimento das competências digitais e das competências pedagógicas digitais exigidas ao professor.
– Operacionalização de novas estratégias de motivação para a aprendizagem da História com recurso a ferramentas e aplicações digitais.
- Socialização (3h- sessão síncrona)
– Apresentação;
– Apresentação da ação: objetivos, conteúdos, fases, avaliação, procedimentos organizativos e de suporte tecnológico ao trabalho online;
– Contextualização e enquadramento da formação no âmbito das ciências da educação e do ensino e aprendizagem da História;
- A formação do aluno e do professor no século XXI (1h)
– Professor: Competências digitais e Competências pedagógicas digitais;
– Aluno: Aprendizagens fundamentais na área das TIC;
– Análise de Boas práticas.
- Reforço das competências da aprendizagem da História com aplicações para criação de conteúdos (16h)
– Aplicações para a criação de atividades com recurso a áudio e QRCodes (3h);
– Aplicações para a criação de jogos digitais (4h);
– Aplicações para a criação de atividades com recurso a vídeo (3h);
– Escape Room: estratégia de operacionalização de projetos colaborativos (3h).
- A avaliação formativa no ensino da História com recurso a aplicações móveis (2h)
– Aplicações para criar e agilizar a avaliação formativa;
- Apresentação dos trabalhos realizados (3h- sessão síncrona)
– Avaliação da ação.
Este curso, com um total de 25 horas irá funcionar em regime e-learning.
No âmbito das sessões síncronas, uma no início e outra no final, pretende-se proporcionar momentos de interações formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.
No âmbito das sessões assíncronas, far-se-á uma exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico-prático. Primeiramente o formador apresenta o quadro concetual que o sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado. Seguidamente, procurar-se-á a cada quadro concetual abordado, proporcionar aos formandos a oportunidade de criação de atividades práticas para exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com os conteúdos programáticos da disciplina de História, de modo a criar recursos passíveis de serem utilizados e reutilizados por outros professores da disciplina nos diferentes contextos de atuação.
Avaliação quantitativa de cada formando, tendo por base uma reflexão final, expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Classificados de 1 a 10, com menção qualitativa de:
– 1 a 4,9 valores – Insuficiente;
– 5 a 6,4 valores – Regular;
– 6,5 a 7,9 valores – Bom;
– 8 a 8,9 valores – Muito Bom;
– 9 a 10 valores – Excelente.
Os critérios a utilizar incidem sobre os seguintes parâmetros:
– Participação – 10%
– Interesse e empenho – 10%
– Participação ativa no domínio da produção de conteúdos – 60%
– Reflexão final escrita – 20%