Data Início | 13/01/2025, ver separador calendarização |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-121448/23 |
Grupo de recrutamento | Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Não |
Formador/a | Ricardo Cruz |
Plataforma | Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 165,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
Aprendizagem ativa e avaliação formativa (8.ª edição)
Nesta ação pretende-se explorar uma abordagem pedagógica que visa estimular a participação, colaboração e autonomia dos alunos, relacionando-a com a avaliação formativa desmaterializada, decorrente da integração de tecnologias educativa para monitorar o progresso dos alunos de forma contínua e fornecer feedback personalizado.
Sessões síncronas previstas
13/01/2025 das 19h00 às 20h00 (2.ª feira)
16/01/2025 das 19h00 às 21h00 (5.ª feira)
20/01/2025 das 19h00 às 21h00 (2.ª feira)
23/01/2025 das 19h00 às 21h00 (5.ª feira)
27/01/2025 das 18h00 às 21h00 (2.ª feira)
30/01/2025 das 18h00 às 21h00 (5.ª feira)
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
– Refletir sobre práticas pedagógicas, considerando a necessidade de preparar os alunos para lidar com os desafios complexos de um mundo em constante evolução.
– Desenvolver competências pedagógicas baseadas nos princípios da aprendizagem ativa, que estimulem a participação, colaboração e autonomia dos alunos.
– Reconhecer os critérios os procedimentos para a criação e adaptar de espaços de aprendizagem para proporcionar ambientes flexíveis e inovadores, que favoreçam a interatividade e a diversidade de abordagens didáticas.
– Utilizar tecnologia educativa para a implementação de avaliação formativa desmaterializada, fornecendo feedback personalizado e ajustando estratégias de ensino e aprendizagem.
– Adquirir os conhecimentos para a conceção de cenários de aprendizagem centrados nos alunos, que promovam a interatividade e a reflexão crítica sobre os conteúdos e processos.
Apresentação (1h síncrona)
Módulo 1: Aprendizagem ativa e ambientes flexíveis (2h síncronas + 3 h assíncronas)
Introdução da ação, expectativas e visão geral da sua estrutura.
Os conceitos de aprendizagem ativa e ambientes flexíveis de aprendizagem.
Módulo 2: Salas de aula dinâmicas (2h síncronas + 3 h assíncrona)
A reorganização do espaço da sala de aula.
Estratégias para promover a transformação dos espaços de aprendizagem.
Módulo 3: Metodologias ativas (2h síncronas + 3h assíncronas)
Vantagens de vários modelos de metodologias ativas: aula invertida e blended learning; instrução de pares; aprendizagem baseada em jogos; gamificação; aprendizagem baseada em projetos.
Módulo 4: Avaliação desmaterializada (3h síncronas e 3h assíncronas)
Estratégias e metodologias de avaliação formativa desmaterializada.
A aplicação de rubricas em contexto digital.
Avaliação – 3h síncronas
Apresentação de trabalho. Avaliação.
As sessões síncronas vão seguir um método expositivo e, simultaneamente, promover a participação e debate entre os formandos, promovendo uma interação, que se pretende que seja estimulante. As sessões assíncronas serão dedicadas a tarefas de autoaprendizagem dos formandos, através da análise e comentário de artigos ou vídeos e redação de breves textos de reflexão.
Os métodos usados serão atividades teórico-práticas (em modalidade síncrona e assíncrona). Utilizar-se-ão recursos como apresentações em Powerpoint®, textos e materiais áudio e vídeos. Utilizar-se-ão aplicações web promotoras da interatividade entre formandos e com os conteúdos a disponibilizar: Padlet, Hypothes.is.
O regime de avaliação dos formandos contempla uma perspetiva formativa, realizada durante a formação, para promover o desenvolvimento das aprendizagens com vista ao ajustamento de processos e estratégias e, no final da formação, uma avaliação sumativa tendo por base uma reflexão final.
Os critérios de avaliação a utilizar incidem nos seguintes parâmetros:
– Participação ativa nas sessões síncronas e assíncronas – 25%;
– Realização de tarefas/atividades práticas em cada módulo – 50%;
– Reflexão final – 25%
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A avaliação dos formandos é realizada nos termos do despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de:
Excelente – de 9 a 10 valores;
Muito Bom – de 8 a 8,9 valores;
Bom – 6,5 a 7,9 valores;
Regular – 5 a 6,4 valores;
Insuficiente – 1 a 4,9 valores.
O certificado de formação é emitido mediante a assiduidade de dois terços das horas de formação e a conclusão da ação com aproveitamento.