Data Início | 01/02/2025, ver separador calendarização |
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Data Fim | |
Duração | 25h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | Formação também integrada na Base de Formação RBE, CCPFC/ACC-119538/23 |
Grupo de recrutamento | Professores Bibliotecários, Todos os grupos disciplinares |
Releva para progressão na carreira docente? | Sim |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento. |
Formador/a | João Ferreira |
Plataforma | Meet (sessões síncronas) + Moodle CdP |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 165,00 € |
NOTA: | N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
APPS na Educação (24.ª edição)
Este curso de iniciação à implementação de ferramentas tecnológicas facilitadoras da aprendizagem pretende estimular a discussão entre professores acerca das reais necessidades dos alunos, no acompanhamento do processo de aprendizagem.
Sessões síncronas
01/02/2025 das 11h00 às 13h00 – Videoconferência
08/02/2025 das 11h00 às 12h00 – Apoio síncrono em chat
15/02/2025 das 11h00 às 12h00 – Apoio síncrono em chat
22/02/2025 das 11h00 às 12h00 – Apoio síncrono em chat
01/03/2025 das 11h00 às 12h00 – Videoconferência
08/03/2025 das 11h00 às 12h00 – Apoio síncrono em chat
15/03/2025 das 11h00 às 12h00 – Apoio síncrono em chat
22/03/2025 das 11h00 às 13h00 – Videoconferência
No dia anterior à data de inicio da ação, para quem efetuar o pagamento da mesma, é enviado um email com o acesso à disciplina na plataforma.
Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos Despachos n. os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.
- Refletir sobre as necessidades de integração de ferramentas tecnológicas nas suas práticas;
- Aprofundar práticas de utilização de ferramentas digitais;
- Promover inovação no processo de ensino e de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula;
- Gerir as dinâmicas da sala de aula com apps multiplataformas;
- Acompanhar o processo de estudo autónomo dos alunos, fora da sala de aula;
- Participar nas dinâmicas de formação, partilhando experiências e expondo perspetivas, com base nas práticas;
- Avaliar estratégias e materiais pela identificação dos seus efeitos nos processos de ensino e de aprendizagem.
- Apresentação da ação e gestão das suas dinâmicas (2 horas síncronas):
- Uma visão integradora das aplicações digitais em contexto educativo (1 hora síncrona + 3 horas assíncronas):
- Ferramentas de gestão da sala de aula (1 hora síncrona + 3 horas assíncronas):
- Ferramentas de divulgação de conteúdo (1 hora síncrona + 2 horas assíncronas):
- Ferramentas de preparação da aula (1 hora síncrona + 3 horas assíncronas):
- Ferramentas de criação de novas dinâmicas de aula (1hora síncrona + 2 horas assíncronas):
- Ferramentas de elaboração de apresentações criativas (1 hora síncrona + 2 horas assíncronas):
- Apresentação do trabalho realizado (2 horas síncronas)
Este curso, com um total de 25 horas, vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.
Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica. Esses exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.
Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:
25%
. Participação
. Realização das Tarefas nas Sessões
. Assiduidade/Pontualidade
60%
. Produção de Trabalhos e/ou Materiais
. Aplicação em contexto escolar
15%
. Reflexão crítica