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Home Loja Formação Contínua de Professores APPS na Educação (17.ª edição)

APPS na Educação (17.ª edição)

70,00 160,00 

Este curso de iniciação à implementação de ferramentas tecnológicas facilitadoras da aprendizagem pretende estimular a discussão entre professores acerca das reais necessidades dos alunos, no acompanhamento do processo de aprendizagem.

SKU: 68D0031FCP1
Data Início

02/03/2024

Data Fim

Duração

25h

Modalidade

Curso

Regime

a Distância

Acreditação

Formação também integrada na Base de Formação RBE, CCPFC/ACC-119538/23

Grupo de recrutamento

Professores Bibliotecários, Todos os grupos disciplinares

Releva para progressão na carreira docente?

Sim

Dim. Científica e Pedagógica

Excecionalmente, conforme Despacho n.º 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.

Formador/a

João Ferreira

Preço Associado

70.00 €

Preço Não Associado

160,00 €

NOTA:

N.º minimo de participantes para realização da ação: 10, O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00

Sessões síncronas
02/03/2024 (sábado) das 09h00 às 11h00 – Videoconferência
09/03/2024 (sábado) das 09h00 às 10h00 – Apoio síncrono em chat
16/03/2024 (sábado) das 09h00 às 10h00 – Apoio síncrono em chat
23/03/2024 (sábado) das 09h00 às 10h00 – Apoio síncrono em chat
06/04/2024 (sábado) das 09h00 às 10h00 – Videoconferência
13/04/2024 (sábado) das 09h00 às 10h00 – Apoio síncrono em chat
20/04/2024 (sábado) das 09h00 às 10h00 – Apoio síncrono em chat
27/04/2024 (sábado) das 09h00 às 11h00 – Videoconferência

NOTA: Excecionalmente, conforme o n.º 5 do art.º 3 do Despacho n.º 779/2019 de 18 de janeiro, alterado pelos Despachos n. os 6851-A/2019 de 31 de julho, 2053/2021 de 24 de fevereiro e 4840/2023 de 21 de abril, a ação releva na dimensão científico-pedagógica de todos os grupos de recrutamento.

  • Refletir sobre as necessidades de integração de ferramentas tecnológicas nas suas práticas;
  • Aprofundar práticas de utilização de ferramentas digitais;
  • Promover inovação no processo de ensino e de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula;
  • Gerir as dinâmicas da sala de aula com apps multiplataformas;
  • Acompanhar o processo de estudo autónomo dos alunos, fora da sala de aula;
  • Participar nas dinâmicas de formação, partilhando experiências e expondo perspetivas, com base nas práticas;
  • Avaliar estratégias e materiais pela identificação dos seus efeitos nos processos de ensino e de aprendizagem.
  1. Apresentação da ação e gestão das suas dinâmicas (2 horas síncronas):
  2. Uma visão integradora das aplicações digitais em contexto educativo (1 hora síncrona + 3 horas assíncronas):
  3. Ferramentas de gestão da sala de aula (1 hora síncrona + 3 horas assíncronas):
  4. Ferramentas de divulgação de conteúdo (1 hora síncrona + 2 horas assíncronas):
  5. Ferramentas de preparação da aula (1 hora síncrona + 3 horas assíncronas):
  6. Ferramentas de criação de novas dinâmicas de aula (1hora síncrona + 2 horas assíncronas):
  7. Ferramentas de elaboração de apresentações criativas (1 hora síncrona + 2 horas assíncronas):
  8. Apresentação do trabalho realizado (2 horas síncronas)

Este curso, com um total de 25 horas, vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.

Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica. Esses exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.

Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, sendo atribuída com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderação:

25%

. Participação

. Realização das Tarefas nas Sessões

. Assiduidade/Pontualidade

60%

. Produção de Trabalhos e/ou Materiais

. Aplicação em contexto escolar

15%

. Reflexão crítica                     

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