Data Início | 08/03/2022 |
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Data Fim | |
Duração | 25h+25h |
Modalidade | Oficina |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-106242/19 |
Grupo de recrutamento | 100, 110, Professores Bibliotecários |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Rosa Batista |
Preço Associado | 75.00 € |
Preço Não Associado | 150.00 € |
NOTA: | O certificado será enviado por e-mail. Caso pretenda envio por via postal o custo é de €5.00 |
A Poesia entrou no pré-escolar e saltou para o 1º ciclo (6.ª Edição)
Nesta oficina de formação, pretende-se encontrar e explorar a poesia que nos rodeia. A que identificamos imediatamente e a que está em pouco escondida, à espera que nós lhe retiremos o véu… A poesia faz parte de nós, é o reflexo do nosso eu!
Sessões síncronas previstas
08/03/2022 das 19h00 às 22h00
15/03/2022 das 19h00 às 20h00
22/03/2022 das 19h00 às 21h00
29/03/2022 das 19h00 às 21h00
05/04/2022 das 19h00 às 21h00
19/04/2022 das 19h00 às 21h00
26/04/2022 das 19h00 às 22h00
03/05/2022 das 19h00 às 22h00
Desenvolver a criatividade poética;
Desenvolver o deleite da escrita poética;
Desenvolver a capacidade artística e criativa a partir da poesia;
Desenvolver e aperfeiçoar a aptidão do discurso poético;
Descobrir a habilidade de representação da poesia;
Experimentar práticas de escrita facilitadoras da apropriação da escrita poética;
Proporcionar a experimentação e o desenvolvimento de diferentes técnicas de trabalho na sala de aula;
Incentivar a produção individual e coletiva de poesia;
Reconhecer a poesia enquanto prática impulsionadora do desenvolvimento pessoal;
Reconhecer a proporção estética da linguagem poética.
Trabalhos Sessões Síncronas – 25 horas
O lugar da poesia na escola (1 hora)
A poesia (5 horas)
Exercícios criativos de poesia (8 horas)
Estratégias de intervenção (8 horas)
Avaliação do material produzido (3 horas)
Trabalho sessões assíncronas – 25 horas
A poesia (5 horas)
Exercícios criativos de poesia (12 horas)
Estratégias de intervenção (8 horas)
A relação entre teoria e prática é intrínseca ao conhecimento didático e pertinência que ambas se constituem como duas componentes da atividade humana –ensinar e aprender – levará o formador a adotar dois passos metodológicos: método expositivo e método ativo-indutivo.
Nas sessões, o formador apresentará conteúdos e conceitos de poesia, acompanhados de exemplos elucidativos e integrados no processo de ensino e aprendizagem. Posteriormente, o trabalho dos formandos basear-se-á no método ativo-indutivo, sob a orientação cognitiva de que o conhecimento não se transfere, mas se constrói.
É de referir que as sessões presenciais visam dilatar no tempo o período de realização da ação, para permitir a aplicação no “terreno” das atividades propostas e dos materiais produzidos, bem como o “feedback” avaliativo.
O trabalho dos formandos, com a supervisão do formador, centrar-se-á na planificação, elaboração, aplicação e avaliação das atividades para desenvolver nos alunos as competências da poesia.
A avaliação da ação desenvolver-se-á nas modalidades de avaliação interna (da responsabilidade do próprio grupo de formação e expressa num testemunho final a elaborar por cada formando, de questionários da Casa do Professor e de um relatório do Diretor do Centro de Formação) e externa (a cargo do Consultor Pedagógico).
Os formandos serão sujeitos a uma avaliação quantitativa de 0 a 10 valores baseado nos seguintes critérios:
– 25% para a participação, a realização das Tarefas nas Sessões e Pontualidade.
– 60% para a produção de Trabalhos e/ou Materiais, investigação e aplicação.
– 15% para a reflexão crítica/memória final, trabalho/texto final, relatório de implementação e prova de conhecimentos.