Data Início | 31/10/2020 |
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Data Fim | |
Duração | 16h |
Modalidade | Curso |
Regime | a Distância |
Acreditação | CCPFC/ACC-100064/18 |
Destinatários | Grupo 500 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Julieta Flores e Isabel Leite |
Preço Associado | 45.00 € |
Preço Não Associado | 90.00€ |
Tarefas para matemática A: funções reais de variável real (1.ª edição)
Data | Horário Sessões síncronas | Formadora |
31/10/2020 | das 10h00 às 12h30 | Isabel Leite |
07/11/2020 | das 10h00 às 12h30 | Isabel Leite |
14/11/2020 | das 10h00 às 12h30 | Julieta Flores |
21/11/2020 | das 10h00 às 12h30 | Julieta Flores |
Conhecer as funcionalidades da calculadora gráfica e suas aplicações no estudo das funções
Conhecer as funcionalidades do GeoGebra e suas aplicações no estudo das funções
Identificar as áreas do Programa de Matemática em que a utilização da calculadora e do GeoGebra permitem uma abordagem vantajosa (em termos de eficiência, motivação, gestão curricular), relativamente a abordagens mais tradicionais
Elaborar recursos educativos integrados curricularmente que visem a utilização da calculadora gráfica e do GeoGebra em sala de aula
Utilizar a calculadora virtual (emulador)
Explorar fotografias e vídeos com relevância no estudo das funções
Transferir materiais da Internet para a calculadora (imagens/vídeos, aplicações, S.O., etc.)
Sessão 1 – Menu Gráfico da calculadora gráfica – 4 horas
Sessão 2 – Menu Gráfico Dinâmico da calculadora gráfica – 4 horas
Sessão 3 – As Funções com recurso ao GeoGebra – 4 horas
Sessão 4 – As Funções com recurso ao GeoGebra – 4 horas
A ação, na modalidade de curso, tem duração de 16 horas.
Sessões de trabalho teórico-práticas com a duração de 4 horas, estando previstas 4 horas teóricas, 11 práticas e 1 hora para avaliação e/ou reflexão sobre a ação de formação.
Avaliação quantitativa de cada formando, expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Classificados de 1 a 10, com menção qualitativa.
Os formandos serão avaliados de forma contínua, na resolução das atividades propostas ao longo da formação e com base num trabalho apresentado no final.
Os indicadores abaixo apresentados terão a seguinte ponderação:
- Participação nos trabalhos – 35%
- Interesse e empenho – 20%
- Participação ativa no domínio da produção de conteúdos – 30%
- Reflexão crítica – 15%
Serão preenchidos inquéritos sobre a ação de formação de forma a possibilitar o feedback à entidade promotora, assim como um relatório final sobre o desenvolvimento da ação (relatório das formadoras). Da avaliação fazem ainda parte os materiais constantes dos dossiês de trabalhos e na plataforma Moodle (tarefas apresentadas) e os relatórios de reflexão crítica.