Data Início | brevemente |
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Data Fim | |
Duração | 30h |
Modalidade | Curso |
Regime | Presencial |
Acreditação | CCPFC/ACC-102304/19 |
Destinatários | Grupos 200 210 300 310 320 |
Dim. Científica e Pedagógica (art.º 9.º) | Sim |
Formador/a | Sílvia Brito |
Preço Associado | 70.00 € |
Preço Não Associado | 195.00 € |
Oficina de leitura e interpretação para a sala de aula
CALENDARIZAÇÃO
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
Aplicar a metodologia da análise dramatúrgica, própria do teatro, a textos literários nas especificidades poética, narrativa e dramática
Promover a leitura em estado de ação física, implicando o leitor no conteúdo enunciado
Confrontar o leitor com a sua visão do mundo a partir dos enunciados textuais
Criar formas para-teatrais representativas do tema ou ideia do texto
Alargar o conceito de leitura e interpretação, capacitando o sujeito falante para uma performance integrada da palavra-em-corpo-em-espaço
Promover hábitos de leitura e de fruição cultural
Promover a reflexão e o diálogo sobre o real
FORMAÇÃO – CONTEÚDOS
Módulo I _ Contextos de escrita e de produção literária
Módulo II _ Contextos de leitura
Módulo III _ Análise dramatúrgica
Módulo IV _ Exercício ativo
Módulo V _ Construção de pequenas formas teatrais
FORMAÇÃO – METODOLOGIAS
A ação assenta numa metodologia de trabalho individual em permanente relação com o coletivo, num contexto de atividade para-teatral a partir de técnicas de leitura, análise dramatúrgica e enunciação, com forte incidência em exercícios sobre a palavra, o espaço, o corpo e a voz. Os participantes vão experimentar e preparar exercícios dramáticos, através da definição de ações e da combinação de aspetos narrativos com dramáticos.
Os textos-exercício vão demonstrar as diferenças do enunciado textual e do tipo de análise requerido, assim como das distintas funções e modos de leitura. Os formandos são convocados a trazer textos dos programas e do PNL. Os exercícios de análise e leitura passam assim a ser aplicados a esses outros textos, levantando novos problemas, específicos.
No final, os formandos elaboram uma reflexão individual sobre o trabalho desenvolvido, metodologias, resultados, evolução e implicação. Há ainda a possibilidade de realização de uma sessão final de apresentação pública.
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO
– Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
– Classificados de 1 a 10, com menção qualitativa.
Os formandos são avaliados de forma contínua através da participação e da concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo, tendo por referência os seguintes indicadores e respetiva ponderação:
– 25% Participação e Realização das tarefas nas sessões
– 60% Produção de trabalhos e/ou materiais
– 15% Reflexão crítica